O CONCEITO DA BÍBLIA
Saúde
Faz diferença para Deus como tratamos nosso corpo?
“Não venhas a ficar entre os beberrões de vinho, entre os que são comilões de carne.” — Provérbios 23:20.
POR QUE É UM ASSUNTO IMPORTANTE?
A Bíblia não é um manual de medicina nem tem regras específicas sobre cada aspecto do comportamento humano. Mesmo assim, é bom saber o conceito de Deus sobre a saúde conforme expresso na Bíblia.
O QUE A BÍBLIA DIZ
Vários trechos da Bíblia mostram o conceito de Deus sobre como devemos tratar nosso corpo. Por exemplo, a Bíblia condena excessos, incluindo a embriaguez e a gula. (Provérbios 23:20) A Lei de Deus dada ao Israel antigo incluía medidas para controlar e, em alguns casos, até para prevenir doenças. A Lei também continha normas de segurança específicas para a prevenção de ferimentos. (Deuteronômio 22:8) Assim, fica claro que a Bíblia nos incentiva a cuidar do corpo e tomar medidas razoáveis para proteger nossa saúde.
Segundo a Bíblia, por que ficamos doentes?
“Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado.” — Romanos 5:12.
O QUE AS PESSOAS DIZEM
Muitas pessoas acreditam que as doenças são uma infeliz consequência da evolução humana. Outras acham que a causa são forças misteriosas, como espíritos maus.
O QUE A BÍBLIA DIZ
Segundo a Bíblia, nós adoecemos por causa da primeira rebelião humana contra Deus. (Romanos 5:12) Antes dessa rebelião, Adão e Eva, nossos primeiros pais, tinham saúde perfeita. Eles sabiam que morreriam se perdessem o cuidado amoroso de Deus. (Gênesis 2:16, 17) Mesmo assim, eles rejeitaram propositalmente sua amizade com Deus e perderam a perfeição. *
Nós herdamos a imperfeição de nossos primeiros pais rebeldes. Por isso, apesar de todos os esforços para acabar com os males da humanidade, nós ainda ficamos doentes.
O QUE VOCÊ PODE FAZER?
A Bíblia ensina que, se você se reconciliar com Deus por seguir seus sábios princípios, poderá ter saúde perfeita num Paraíso na Terra. (Isaías 33:24) Deus promete eliminar a dor, as doenças e a morte. — Revelação (Apocalipse) 21:3, 4.
A Bíblia é contra tratamentos médicos?
“As pessoas com saúde não precisam de médico, mas sim os enfermos.” — Mateus 9:12.
O QUE AS PESSOAS DIZEM
Algumas dizem que é melhor procurar curas espirituais do que tratamentos médicos.
O QUE A BÍBLIA DIZ
Nos tempos bíblicos, Deus permitia que existissem profissionais da área médica entre seus servos. (Gênesis 38:28; Colossenses 4:14) Nenhuma parte da Bíblia indica que Deus reprovou o uso de plantas medicinais, pomadas, prescrição de dietas e outros tratamentos de saúde. Vale lembrar que Jesus reconheceu que “as pessoas com saúde não precisam de médico, mas sim os enfermos”. — Mateus 9:12.
Mesmo assim, a Bíblia não recomenda a busca de uma saúde melhor a qualquer custo. Por exemplo, ela não apoia a prática moderna de curas milagrosas. E curas que envolvem práticas espíritas não são aprovadas por Deus. (Gálatas 5:19-21) Então, a coisa sensata a fazer num caso de doença é procurar a ajuda médica apropriada que estiver disponível — desde que não envolva práticas condenadas pela Bíblia.
^ parágrafo 10 Neste artigo, as palavras “perfeito” e “perfeição” se referem ao estado saudável no qual Deus criou os primeiros humanos, sem doenças e a morte.