AJUDA PARA A FAMÍLIA | JOVENS
Como resistir à pressão dos colegas
O DESAFIO
“No ensino básico, eu era rejeitada pelos outros alunos e isso me magoava muito. Daí, quando comecei o ensino médio, mudei minha aparência e minha atitude — e não foi para melhor. Eu queria tanto ter amigos que não resisti à pressão e fiz de tudo para que meus colegas gostassem de mim.” — Jennifer, 16 anos. *
Se estiver sofrendo pressão dos colegas, este artigo vai ajudar você a lidar com isso.
Quando cede à pressão dos colegas, você se torna igual a um robô, que é controlado por outras pessoas. Por que dar esse poder a elas? — Romanos 6:16.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
A pressão dos colegas pode fazer com que pessoas boas façam coisas ruins.
“Más associações estragam hábitos úteis.” — 1 Coríntios 15:33.
“Você pode até saber que aquilo é errado, mas quando você passa pela situação, as emoções falam mais alto e você acaba fazendo qualquer coisa para agradar os outros.” — Daniela.
A pressão não vem só dos colegas.
“Quando quero fazer o que é direito, está presente em mim aquilo que é mau.” — Romanos 7:21.
“Muitas vezes a pressão para imitar meus colegas vem de mim mesma. Sou eu quem quer fazer o que eles dizem ser legal.” — Diana.
Não deixar que outros controlem suas decisões é algo de que você pode se orgulhar.
‘Tenha uma boa consciência.’ — 1 Pedro 3:16.
“Antes, era muito difícil resistir à pressão dos colegas, mas agora não tenho medo de ser diferente e tomo minhas próprias decisões. Não há nada melhor do que dormir com a consciência tranquila.” — Carla.
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Quando se sentir pressionado a fazer algo errado, tente o seguinte:
Pense nas consequências. Pergunte-se: ‘O que aconteceria se eu cedesse à pressão para fazer algo errado, e alguém descobrisse? O que meus pais pensariam de mim? O que eu acharia de mim mesmo?’ — Princípio bíblico: Gálatas 6:7.
“Meus pais fazem perguntas como: ‘O que pode acontecer se você ceder à pressão para fazer algo errado?’ Eles me ajudam a perceber que eu posso me meter em encrenca por causa da pressão dos colegas.” — Olívia.
Reforce suas convicções. Pergunte-se: ‘Por que acredito que essa ação ou atitude pode me prejudicar ou prejudicar outros?’ — Princípio bíblico: Hebreus 5:14.
“Quando eu era pequena, eu simplesmente dizia ‘não’ ou dava uma resposta rápida, mas agora consigo explicar por que quero ou não fazer algo. Estou convencida das minhas crenças sobre o que é certo e errado. As decisões que tomo são minhas — e não de outra pessoa.” — Anita.
Faça uma autoanálise. Pergunte-se: ‘Que tipo de pessoa eu quero ser? O que essa pessoa faria se estivesse enfrentando a mesma pressão que eu?’ — Princípio bíblico: 2 Coríntios 13:5.
“Estou contente com quem sou, por isso, não ligo tanto para o que os outros acham de mim. Além do mais, muita gente gosta de mim do jeito que eu sou.” — Alicia.
Não pense apenas no presente. Caso ainda esteja na escola, em poucos anos — ou até em poucos meses — as pessoas que você está tentando impressionar podem não fazer mais parte de sua vida.
“Peguei uma foto da época de escola e eu não lembrava o nome de vários colegas da minha turma. Mas, naquela época, eu achava mais importante agradar a eles do que ser leal às minhas crenças. Que ridículo!” — Kathy, agora com 22 anos.
Esteja preparado. A Bíblia diz: ‘Saiba como responder a cada um.’ — Colossenses 4:6.
“Meus pais nos ajudam a pensar em situações que podemos enfrentar, e nós as encenamos. Daí, quando a situação acontecer de verdade, eu e minha irmã vamos saber o que fazer.” — Christine.
^ parágrafo 4 Alguns nomes neste artigo foram mudados.