Como posso sentir prazer em adorar a Deus?
Capítulo 38
Como posso sentir prazer em adorar a Deus?
Edu, de 16 anos, está deitado na cama. A mãe, em pé na porta do quarto, diz com firmeza: “Eduardo, levante-se! Você sabe que temos reunião hoje!” Os pais de Edu são Testemunhas de Jeová, e assistir às reuniões cristãs faz parte da rotina da família. Mas, ultimamente, Edu não sente vontade de frequentá-las.
“Ah, mãe!”, ele reclama, “tenho que ir mesmo?”
“Pare de reclamar e vá se arrumar”, responde ela. “Não quero chegar atrasada de novo!” Ela se vira e começa a ir embora.
“Veja bem, mãe”, Edu desabafa enquanto ela ainda está perto o suficiente para ouvir. “Essa é a sua religião, mas não quer dizer que seja a minha.” Ele sabe que ela ouviu, pois percebe pelo som dos seus passos que ela para. Daí, sem responder, ela volta a caminhar.
Edu sente um pouco de culpa. Ele não quer magoar sua mãe. Mas também não quer pedir desculpas. A única opção que tem é . . .
Suspirando, ele começa a se arrumar. Daí diz para si mesmo: “Mais cedo ou mais tarde vou ter de tomar minha própria decisão. Não sou como os outros no Salão do Reino. Não consigo me ver como cristão.”
VOCÊ já se sentiu como Edu? Às vezes acha que participa em atividades cristãs apenas por obrigação, enquanto outros fazem isso porque gostam? Por exemplo:
● Estudar a Bíblia parece apenas mais uma lição de casa?
● Não gosta de participar no serviço de pregação?
● Geralmente fica entediado nas reuniões?
Se a sua resposta for sim, não desanime. Você pode aprender a sentir prazer em servir a Deus. Veja como.
DESAFIO 1 Estudar a Bíblia
Por que não é fácil. Talvez você ache que não é do tipo que gosta de estudar. Parece que seu período de concentração é curto — é muito difícil ficar sentado e se concentrar. Além disso, você já tem muito que estudar para a escola.
Por que você precisa fazer isso. Além de ser inspirada por Deus, a Bíblia também “é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”. (2 Timóteo 3:16, Bíblia na Linguagem de Hoje) Estudar a Bíblia e meditar no que lê pode lhe abrir novos horizontes. Sejamos realistas, sem esforço não se consegue nada que realmente valha a pena. Se quiser se sair bem num esporte, precisa aprender as regras e treinar. Se quiser ficar em forma, precisa fazer exercícios. Do mesmo modo, se quiser aprender sobre o seu Criador, precisa estudar a Palavra de Deus.
O que outros jovens dizem. “Um momento decisivo na minha vida foi quando comecei o ensino médio. Meus colegas faziam todo tipo de coisa errada, e precisei tomar algumas decisões: ‘Será que é isso o que eu quero? Será que meus pais estão realmente me ensinando a verdade?’ Precisei descobrir por mim mesma.” — Tshedza.
“Sempre acreditei que o que aprendi era a verdade, mas precisei provar isso a mim mesmo. Tive de torná-la minha religião em vez de encará-la apenas como a religião da minha família.” — Nelson.
O que você pode fazer. Faça um programa personalizado de estudo pessoal. Você escolhe o que estudar. Por onde começar? Por que não avalia e examina suas crenças por pesquisar a Bíblia a fundo, talvez com a ajuda de um livro como O Que a Bíblia Realmente Ensina? *
Comece agora! Ponha um ✔ em dois ou três assuntos bíblicos a seguir, que você gostaria de conhecer melhor ou, se preferir, escreva alguns de sua escolha.
□ Deus existe?
□ Como posso ter certeza de que os escritores da Bíblia foram inspirados por Deus?
□ Por que devo acreditar na criação e não na evolução?
□ O que é o Reino de Deus, e como posso provar que ele existe?
□ Como posso explicar minha crença sobre o que acontece na morte?
□ Por que devo estar convencido de que haverá uma ressurreição?
□ Como posso saber com certeza qual é a religião verdadeira?
․․․․․
DESAFIO 2 Participar no ministério
Por que não é fácil. Falar com outras pessoas sobre a Bíblia — ou encontrar um colega de escola ao fazer isso — pode ser assustador.
Por que você precisa fazer isso. Jesus deu a seguinte ordem a seus seguidores: ‘Fazei discípulos, ensinando-os a observar todas as coisas que vos ordenei.’ (Mateus 28:19, 20) Mas existem outros motivos além desse. Pesquisas mostram que em alguns lugares a grande maioria dos adolescentes acredita em Deus e na Bíblia. No entanto, esses mesmos jovens não têm esperança real para o futuro. Visto que você estuda a Bíblia, tem exatamente as informações que muitos dos seus colegas estão procurando e das quais precisam. Por falar a outros sobre suas crenças, você se sentirá melhor consigo mesmo e, acima de tudo, alegrará o coração de Jeová. — Provérbios 27:11.
O que outros jovens dizem. “Eu e meu amigo preparamos introduções eficazes, e aprendemos
a vencer objeções e a fazer revisitas. Assim que comecei a me esforçar mais, o meu prazer no ministério aumentou.” — Nelson.“Uma irmã em especial tem me ajudado bastante. Ela é seis anos mais velha do que eu, e me leva ao ministério e às vezes para tomarmos o café da manhã juntas. Ela me mostrou textos animadores que me ajudaram a ajustar meu modo de pensar. Percebo que passei a me interessar mais pelos outros por causa do maravilhoso exemplo dela. Jamais poderei recompensá-la por tudo o que ela tem feito por mim.” — Shontay.
O que você pode fazer. Com a autorização de seus pais, faça amizade com alguém na congregação que seja mais velho que você e com quem possa participar no ministério. (Atos 16:1-3) A Bíblia diz: “O ferro se aguça com o próprio ferro. Assim um homem aguça a face de outro.” (Provérbios 27:17) Há muitos benefícios de se associar com irmãos de mais idade que têm bastante experiência. “Na realidade, é muito fácil conviver com os irmãos mais velhos”, diz a jovem Alexis, de 19 anos.
Comece agora! Escreva abaixo o nome de alguém na sua congregação que, além de seus pais, poderia ajudá-lo no ministério.
․․․․․
DESAFIO 3 Assistir às reuniões cristãs
Por que não é fácil. Depois de ficar sentado o dia inteiro na sala de aula, ouvir palestras bíblicas por uma hora ou mais pode parecer uma eternidade.
Por que você precisa fazer isso. A Bíblia ordena a todos os cristãos: “Consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e a obras excelentes, não deixando de nos ajuntar, como é costume de alguns, mas Hebreus 10:24, 25.
encorajando-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes chegar o dia.” —O que outros jovens dizem. “É indispensável se preparar para as reuniões. Às vezes é só uma questão de motivação. Quando você se prepara, é um prazer estar na reunião, pois consegue acompanhar o que está sendo considerado e pode até participar.” — Elda.
“A certa altura comecei a perceber que, quando eu dava comentários nas reuniões, elas se tornavam muito mais interessantes para mim.” — Jéssica.
O que você pode fazer. Reserve tempo para se preparar e, se puder, comente. Isso vai ajudá-lo a se sentir mais envolvido nas reuniões.
Para ilustrar: o que é mais divertido, ver algum esporte na televisão ou praticar esse esporte? É claro que dá mais prazer participar do que apenas assistir. Por que não tenta encarar as reuniões assim?
Comece agora! Escreva abaixo o horário em que você pode gastar 30 minutos por semana se preparando para uma reunião da congregação.
․․․․․
Por experiência própria, muitos jovens estão confirmando como são verdadeiras as palavras do Salmo 34:8, que diz: “Saboreai e vede que Jeová é bom.” Será que dá prazer apenas ouvir falar de um prato delicioso? Não é melhor saboreá-lo? O mesmo acontece com nossa adoração a Deus. Saboreie e veja por si mesmo como é gratificante participar em atividades espirituais. A Bíblia diz que a pessoa que não é apenas ouvinte, mas que também faz a obra de Deus, “será feliz em fazê-la”. — Tiago 1:25.
Aprenda a estabelecer — e a alcançar — alvos.
[Nota(s) de rodapé]
^ parágrafo 19 Publicado pelas Testemunhas de Jeová.
TEXTO-CHAVE
“Sede transformados por reformardes a vossa mente, a fim de provardes a vós mesmos a boa, e aceitável, e perfeita vontade de Deus.” — Romanos 12:2.
SUGESTÃO
Use um caderno para anotar os pontos principais das reuniões. O tempo vai passar mais rápido, e você vai aprender com mais facilidade.
VOCÊ SABIA . . . ?
Não é errado examinar suas crenças. Na realidade, questionar-se e então fazer pesquisas é uma boa maneira de saber se o que você acredita sobre Deus é realmente verdade. — Atos 17:11.
PLANO DE AÇÃO!
Pretendo gastar ․․․․․ minutos por dia lendo a Bíblia, e vou gastar ․․․․․ por semana preparando as reuniões cristãs.
Para prestar mais atenção nas reuniões, eu vou . . . ․․․․․
Eu gostaria de perguntar aos meus pais o seguinte sobre esse assunto: ․․․․․
COMO RESPONDERIA?
● Por que as atividades espirituais podem parecer monótonas para um adolescente?
● Em qual dos três aspectos da adoração a Deus analisados neste capítulo você gostaria de melhorar?
[Destaque na página 278]
“A religião que pratico não é mais apenas a religião dos meus pais, é a minha religião. Jeová é o meu Deus, e não quero fazer nada que prejudique a minha relação com ele.” — Samantha
[Quadro/Fotos nas páginas 280, 281]
Eles estabeleceram alvos
A Bíblia diz: “Vocês não sabem como será a sua vida amanhã.” (Tiago 4:14, Bíblia na Linguagem de Hoje) Em alguns casos, a morte chega de modo inesperado durante a juventude. Ao ler as experiências de Catrina e Kyle, veja como eles fizeram um bom nome perante Jeová Deus durante o pouco tempo em que viveram, por estabelecer e alcançar alvos espirituais. — Eclesiastes 7:1.
Catrina morreu aos 18 anos de idade, mas aos 13 anos já tinha feito um “plano de vida” — uma lista dos alvos que queria alcançar. Seus alvos incluíam: entrar no ministério de tempo integral, servir em um país onde houvesse necessidade de instrutores da Bíblia e trabalhar com seu pai na construção de Salões do Reino. Ela escreveu: “Dediquei minha vida a Jeová Deus!” O objetivo de Catrina era “viver de acordo com os padrões de Deus, de um modo que o fizesse feliz”. No seu funeral, foi dito que ela era “uma linda jovem, que tinha planejado que toda a sua vida girasse em torno do serviço de Jeová”.
Desde pequeno, Kyle foi ensinado a ter alvos. Depois de perder a vida em um grave acidente de carro, aos 20 anos de idade, seus parentes encontraram um “livro de alvos” que sua mãe o ajudou a fazer quando ele tinha apenas 4 anos. Seus alvos incluíam se batizar, fazer discursos no Salão do Reino e servir na sede das Testemunhas de Jeová, onde ele poderia participar na produção de publicações que ajudariam as pessoas a aprender sobre Deus. Depois de analisar o livro de alvos de Kyle, feito tantos anos antes, sua mãe disse: “Ele alcançou todos os seus alvos.”
Que alvos você estabeleceu para si mesmo? Você não sabe o que acontecerá com a sua vida amanhã. Por isso, aproveite ao máximo cada dia da sua vida, usando seu tempo do modo mais recompensador possível, assim como Catrina e Kyle. Imite o apóstolo Paulo, que pôde dizer perto do fim da sua vida: “Tenho travado a luta excelente, tenho corrido até o fim da carreira, tenho observado a fé.” (2 Timóteo 4:7) O próximo capítulo o ajudará a fazer exatamente isso!
[Foto na página 275]
Se você quiser ficar fisicamente em forma, precisa fazer exercícios. Se quiser ficar espiritualmente em forma, precisa estudar a Palavra de Deus