A Terra vai ser destruída?
A resposta da Bíblia
Não, a Terra nunca será destruída, queimada ou substituída. A Bíblia ensina que Deus criou a Terra para que as pessoas morassem nela para sempre.
“Os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre.” — Salmo 37:29.
“[Deus] estabeleceu a terra em seus alicerces; ela nunca, jamais, será tirada do seu lugar.” — Salmo 104:5.
“A terra permanece para sempre.” — Eclesiastes 1:4.
“Aquele que formou a terra e que a fez, aquele que a estabeleceu firmemente, . . . não a criou simplesmente para nada, mas a formou para ser habitada.” — Isaías 45:18.
Os humanos vão acabar com a vida na Terra?
Deus não vai permitir que os humanos acabem com a vida na Terra por meio de poluição, guerra ou de qualquer outra forma. Na verdade, Deus vai “arruinar os que arruínam a terra”. (Apocalipse 11:18) Como ele vai fazer isso?
Deus vai trocar os governos humanos, que não conseguem proteger a Terra, por um governo perfeito lá no céu. Esse governo é o Reino de Deus. (Daniel 2:44; Mateus 6:9, 10) Jesus, o Filho de Deus, será o Rei desse Reino. (Isaías 9:6, 7) Quando Jesus esteve na Terra, ele fez milagres que mostraram que ele tem poder para controlar as forças da natureza. (Marcos 4:35-41) Como Rei do Reino de Deus, Jesus vai ter controle total da Terra e do clima. Ele vai recriar, ou tornar novas, as condições necessárias para que a Terra seja um paraíso, como no jardim do Éden. — Mateus 19:28; Lucas 23:43.
Mas a Bíblia não ensina que a Terra vai ser destruída em fogo?
Não. Essa ideia surgiu por causa de um entendimento errado de 2 Pedro 3:7, que diz: “Os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo.” Veja dois detalhes importantes que nos ajudam a entender essas palavras:
Na Bíblia, as palavras “céus”, “terra” e “fogo” podem ter mais de um significado. Por exemplo, Gênesis 11:1 diz: “Toda a terra continuava a ter um só idioma.” Aqui, a palavra “terra” se refere às pessoas daquela época.
O contexto de 2 Pedro 3:7 mostra o que significam os céus, a terra e o fogo que aparecem nesse texto. Os versículos 5 e 6 fazem uma comparação com o Dilúvio dos dias de Noé. Naquela ocasião, um mundo antigo foi destruído, mas o nosso planeta não desapareceu. Na verdade, a “terra” que o Dilúvio destruiu era uma sociedade de pessoas violentas. (Gênesis 6:11) Ele também destruiu os “céus”, ou seja, as pessoas que governavam aquela sociedade. Assim, as pessoas violentas foram destruídas, mas o nosso planeta não. Noé e sua família sobreviveram àquela destruição e povoaram a Terra depois do Dilúvio. — Gênesis 8:15-18.
Assim como as águas do Dilúvio, o “fogo” de 2 Pedro 3:7 significa a destruição das pessoas más, não do planeta Terra. Deus promete “novos céus e uma nova terra” e neles “morará a justiça”. (2 Pedro 3:13) A “nova terra” se refere às pessoas que viverão nessa época. Elas estarão debaixo de “novos céus”, ou seja, de um novo governo. Esse governo é o Reino de Deus que vai fazer com que a Terra se torne um paraíso pacífico. — Apocalipse 21:1-4.