Ir para conteúdo

Ir para índice

Como posso tornar-me amigo de Deus?

Como posso tornar-me amigo de Deus?

CAPÍTULO 35

Como posso tornar-me amigo de Deus?

Depois de sofrer uma tragédia pessoal, o Jeremy passou a entender o valor de ter uma amizade com Deus. “Quando eu tinha 12 anos, o meu pai abandonou a família”, explica ele. “Certa noite, eu estava a orar na cama, a suplicar a Jeová que fizesse o meu pai voltar.”

Desesperado, o Jeremy começou a ler a Bíblia. Quando encontrou por acaso o Salmo 10:14, ele ficou muito emocionado. Esse salmo diz a respeito de Jeová: “A vítima desafortunada volta-se para ti; tu és o ajudador do órfão.” O Jeremy diz: “Senti que Jeová estava a falar comigo, a mostrar-me que ele era o meu ajudador, o meu Pai. Que pai melhor do que ele é que eu poderia ter?”

QUER estejas numa situação parecida com a do Jeremy, quer não, a Bíblia mostra que Jeová deseja que tu sejas Seu amigo. Uma prova disso é o que a Bíblia diz: “Acheguem-se a Deus, e ele vai achegar-se a vocês.” (Tiago 4:8) Pensa no que estas palavras significam: apesar de não o conseguires ver – e ele ser diferente de ti em todos os sentidos –, Jeová Deus está a convidar-te para seres amigo dele!

Mas a amizade com Deus vai exigir esforço da tua parte. Para ilustrar: se tens uma planta num vaso, sabes que ela não cresce sozinha. Para ela se desenvolver, precisas de regá-la regularmente e mantê-la num ambiente adequado ao crescimento dela. O mesmo acontece em relação à amizade com Deus. Como podes contribuir para que essa amizade cresça?

A importância de estudar a Bíblia

Uma amizade envolve comunicação em duas direções – escutar e falar. Pode-se dizer o mesmo sobre a amizade com Deus. Ler e estudar a Bíblia é a forma de escutar o que Deus tem a dizer-nos. — Salmo 1:2, 3.

É verdade que estudar talvez não seja o que mais gostas de fazer. Muitos jovens preferem ver televisão, divertir-se com um jogo ou apenas passar tempo com os amigos. Mas, se quiseres cultivar uma amizade com Deus, não há outro caminho – tu vais precisar de escutá-lo por estudares a Sua Palavra.

Mas não te preocupes. Estudar a Bíblia não precisa de ser um fardo. Tu podes aprender a gostar de fazer isso – mesmo que não te consideres o tipo de pessoa que, por natureza, gosta de estudar. A primeira coisa que precisas de fazer é reservar tempo para o estudo da Bíblia. “Eu tenho uma programação”, diz uma jovem chamada Laís. “A primeira coisa que faço todas as manhãs é ler um capítulo da Bíblia.” A Maria, de 15 anos, tem uma rotina diferente. Ela diz: “Leio uma passagem da Bíblia todas as noites, antes de dormir.”

Para iniciares o teu programa de estudo, vê o  quadro na página 292. Depois, escreve abaixo um período do dia em que poderias dedicar cerca de 30 minutos ao estudo da Palavra de Deus.

․․․․․

Fazer uma programação é só o começo. Quando realmente começares a estudar, vais descobrir que nem sempre a leitura da Bíblia é fácil. Talvez concordes com o Jezreel, de 11 anos, que diz com franqueza: “Algumas partes da Bíblia são difíceis de ler e não são muito interessantes.” Se também pensas assim, não desistas. Encara sempre o estudo da Bíblia como sendo o tempo reservado para escutares a Jeová Deus, o teu amigo. Quanto mais te esforçares, mais interessante e recompensador o estudo da Bíblia vai tornar-se!

A oração é vital

Conversamos com Deus por meio da oração. Pensa no maravilhoso presente que é a oração! Podes conversar com Jeová Deus a qualquer hora do dia ou da noite. Ele está sempre disponível. Mais do que isso, ele quer ouvir o que tens a dizer. É por isso que a Bíblia te incentiva: “Em tudo, por orações e súplicas, com agradecimentos, deem a conhecer os vossos pedidos a Deus.” — Filipenses 4:6.

Como este versículo indica, há muitas coisas sobre as quais podes conversar com Jeová. Essas coisas podem incluir os teus problemas e as tuas ansiedades, e também coisas pelas quais estás grato. Não é verdade que tu agradeces aos teus amigos pelas coisas boas que eles fazem por ti? Então, agradece também a Jeová que já fez mais coisas por ti do que qualquer outro amigo poderia ter feito. — Salmo 106:1.

Alista abaixo algumas coisas pelas quais tu estás grato a Jeová.

․․․․․

Sem dúvida, existem medos e ansiedades que te sobrecarregam de vez em quando. O Salmo 55:22 diz: “Lança o teu fardo sobre Jeová, e ele irá amparar-te. Nunca permitirá que o justo venha a cair.”

Nas linhas abaixo, escreve as tuas preocupações que poderiam ser assunto de oração.

․․․․․

Experiência pessoal

Há outro aspeto da tua amizade com Deus que não deves ignorar. O salmista David escreveu: “Provem e vejam que Jeová é bom.” (Salmo 34:8) Quando David compôs o Salmo 34, ele tinha acabado de passar por uma experiência assustadora. Ele estava a fugir do assassino Rei Saul – uma terrível provação. Mas, depois, ele teve de procurar refúgio entre os seus inimigos, os filisteus. Diante do que parecia significar a sua morte, David, de forma inteligente, fingiu-se de louco e conseguiu escapar. — 1 Samuel 21:10-15.

David escapou por um triz, mas não atribuiu isso à sua criatividade. Em vez disso, ele deu crédito a Jeová. No início do salmo mencionado acima, ele escreveu: “Consultei a Jeová, e ele respondeu-me. Livrou-me de todos os meus temores.” (Salmo 34:4) Portanto, foi por experiência pessoal que David pôde incentivar outros a ‘provarem e verem que Jeová é bom’. *

Consegues lembrar-te de algo que te aconteceu e que é uma evidência do cuidado de Jeová? Em caso afirmativo, escreve sobre isso nas linhas abaixo. Sugestão: a tua experiência não precisa de ser dramática. Tenta refletir nas bênçãos do dia a dia, algumas das quais facilmente passariam despercebidas.

․․․․․

Os teus pais talvez te tenham ensinado a Bíblia. Se esse for o caso, isso é uma bênção. Mesmo assim, tu precisas de desenvolver a tua amizade com Deus. Se ainda não fizeste isso, as informações deste capítulo podem ajudar-te a começar. Jeová vai abençoar os teus esforços. A Bíblia diz: “Persistam em pedir, e ser-vos-á dado; persistam em procurar, e encontrarão.” — Mateus 7:7.

LÊ MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO NO VOLUME 1, CAPÍTULOS 3839

NO PRÓXIMO CAPÍTULO

Achas difícil falar sobre Deus com outras pessoas? Aprende como podes defender as tuas crenças.

[Nota de rodapé]

^ par. 24 Algumas Bíblias traduzem a frase “provem e vejam” por “procure descobrir, por você mesmo”, “verifiquem e constatem” e “por experiência você verá”. — Bíblia na Linguagem de Hoje, O Livro: A Bíblia para Hoje e The Bible in Basic English.

TEXTO-CHAVE DA BÍBLIA

Felizes os que têm consciência da sua necessidade espiritual.— Mateus 5:3.

SUGESTÃO

Lê apenas quatro páginas da Bíblia por dia e completarás a leitura em cerca de um ano.

JÁ SABIAS?

O facto de estares a ler este livro e a agir de acordo com os conselhos bíblicos contidos nele mostra que Jeová está pessoalmente interessado em ti. — João 6:44.

PLANO DE AÇÃO!

Para tirar mais proveito do meu estudo pessoal da Bíblia, eu vou ․․․․․

Para ser mais regular nas minhas orações, eu vou ․․․․․

Eu gostava de perguntar aos meus pais o seguinte sobre este assunto: ․․․․․

O QUE ACHAS?

Como podes tornar o estudo pessoal da Bíblia mais agradável?

Porque é que Jeová quer ouvir as orações de humanos imperfeitos?

Como podes melhorar a qualidade das tuas orações?

[Destaque na página 291]

Quando eu era mais jovem, as minhas orações eram repetitivas. Hoje, tento orar sobre as coisas boas e más de cada dia. Visto que não há dois dias iguais, isso ajuda-me a não dizer as mesmas coisas vez após vez.— Eve

[Caixa/Fotografia na página 292]

 Explora a tua Bíblia

1. Escolhe um relato bíblico que gostarias de ler. Ora a pedir sabedoria para entenderes a informação.

2. Lê o relato com cuidado. Não te apresses. Usa a imaginação à medida que lês. Usa os sentidos para te imaginares no cenário: tenta ver o que está a acontecer, escutar as vozes das personagens, sentir o cheiro no ar, saborear a comida e assim por diante. Dá vida ao relato!

3. Pensa no que acabaste de ler. Faz a ti próprio perguntas como estas:

● ‘Porque é que Jeová incluiu este relato na sua Palavra?’

● ‘Que personagens são dignas de ser imitadas e quais são os exemplos de advertência?’

● ‘Que lições práticas posso aprender desta leitura?’

● ‘O que é que este relato me ensina sobre Jeová e a maneira como ele age?’

4. Faz uma breve oração a Jeová. Diz-lhe o que aprendeste do estudo que fizeste e como pretendes aplicar esse conhecimento na tua vida. Agradece sempre a Jeová pelo presente que ele te deu – a sua Palavra, a Bíblia Sagrada!

[Fotografia]

“A tua palavra é uma lâmpada para o meu pé, e uma luz para o meu caminho.” — Salmo 119:105.

[Caixa/Fotografia na página 294]

Primeiro, as coisas mais importantes

Estás demasiado ocupado para orar? Sem tempo para estudar a Bíblia? Normalmente, isso depende de como estabeleces as tuas prioridades.

Faz uma experiência: Pega num balde e coloca várias pedras grandes dentro dele. Enche o balde com areia – até à borda. Agora, ele está cheio de pedras e areia.

Agora esvazia o balde, mas reserva as pedras e a areia. Faz o processo na ordem inversa: enche o balde com a areia e, depois, tenta colocar as pedras dentro dele. Não há espaço? Isso acontece porque, desta vez, colocaste a areia primeiro.

O que aprendemos disso? A Bíblia diz: ‘Certifiquem-se das coisas mais importantes.’ (Filipenses 1:10) Se colocares coisas pequenas, como recreação, em primeiro lugar na vida, vai parecer que nunca tens tempo suficiente para as coisas mais importantes – as atividades espirituais. Mas, se seguires este conselho da Bíblia, vais descobrir que tens tempo para os interesses do Reino e para te divertires. É apenas uma questão de saber o que colocar primeiro no balde!

[Fotografia na página 290]

Como uma planta num vaso, a amizade com Deus precisa de ser cultivada para crescer