27 DE ABRIL DE 2022
UCRÂNIA

Irmãos corajosos fazem entrega de suprimentos e resgatam pessoas em zona de guerra na Ucrânia

Irmãos corajosos fazem entrega de suprimentos e resgatam pessoas em zona de guerra na Ucrânia

Milhares de Testemunhas de Jeová continuam em áreas fortemente atingidas pelos conflitos na Ucrânia, onde a guerra estourou em 24 de fevereiro de 2022. Numa demonstração de verdadeiro amor entre irmãos, um grupo de 21 Testemunhas de Jeová das cidades ucranianas de Kremenchuk e de Poltava estão dispostas a se arriscar indo até a zona de conflito para resgatar seus irmãos e distribuir itens de ajuda humanitária.

Num período de seis semanas, os irmãos já fizeram cerca de 80 viagens, percorrendo uns 50 mil quilômetros até áreas praticamente arrasadas, como Kharkiv, e resgatando quase 400 irmãos e irmãs.

Um grupo de jovens e de publicadores resgatados de Kharkiv

Até o momento, eles já distribuíram 23 toneladas de alimentos, além de remédios, gasolina e outros suprimentos. Antes de começarem cada viagem, os irmãos avaliam cuidadosamente quais são as rotas mais seguras na tentativa de evitar as áreas de combate. Uma viagem pode levar até 19 horas porque os irmãos têm que parar em pontos de controle onde seus carros são revistados.

Ao longo da viagem, aviões de guerra cruzam o céu. Os irmãos veem prédios bombardeados e destroços de tanques e carros. Às vezes, eles sentem a terra tremer quando bombas explodem em áreas próximas.

Em 2 de abril de 2022, Roman estava se preparando para entregar suprimentos para os irmãos em Kharkiv quando uma rajada de mísseis começou a atingir as ruas. Ele se escondeu num prédio próximo. Trinta minutos depois, ele viu que a estrada por onde ia viajar tinha sido bombardeada.

Volodymyr, um dos motoristas voluntários, disse o seguinte sobre as condições difíceis: “Sempre oramos a Jeová pedindo sabedoria para tomar decisões sábias.”

Oleksandr morava em Kharkiv com seus pais idosos e sua esposa, Valentyna. Durante os ataques, eles podiam ver as explosões a apenas 100 metros da janela de sua casa. Sem carro, a família não tinha como fugir dali.

Daí os irmãos chegaram para resgatá-los. Oleksandr disse: “Oramos a Jeová, agradecendo a ele pelos irmãos que nos ajudaram.”

Vasyl, sua esposa, Natalia, e seus três filhos ficaram vários dias espremidos no porão de sua casa. Em 29 de fevereiro de 2022, uma bomba explodiu perto da casa deles enquanto estavam no porão. A força da explosão foi tanta que destruiu a casa. Vasyl lembra que o barulho foi ensurdecedor e que na hora as luzes do porão se apagaram.

Vasyl e Natalia com os três filhos no porão de sua casa antes de ela ser destruída

Quando a situação se acalmou um pouco, a família foi para outro porão, num prédio vizinho. Em 3 de março de 2022, os irmãos encontraram a família e conseguiram levá-los para uma região mais segura no país.

Vasyl conta como ele se sentiu quando sua família foi resgatada e eles chegaram a uma região mais segura: “Estávamos tão gratos a Jeová. Pela primeira vez, depois do que pareceram semanas, conseguimos jantar em paz, sem ficar nos preocupando com a segurança das crianças.”

Oleksandr, um dos motoristas, conta que as missões de resgate são uma prova da união entre o povo de Jeová. Ele diz: “Isso me ajudou a ver como Jeová se importa com o seu povo. Ver no rosto dos irmãos o quanto eles ficam agradecidos me dá grande alegria.”

Agradecemos aos nossos corajosos irmãos e oramos para que Jeová abençoe a disposição abnegada deles. — Romanos 12:10.