Como posso me tornar amigo de Deus?

Como posso me tornar amigo de Deus?

Capítulo 35

Como posso me tornar amigo de Deus?

Depois de sofrer uma tragédia pessoal, Jeremy passou a entender o valor de ter amizade com Deus. “Quando eu tinha 12 anos, meu pai abandonou a família”, explica ele. “Certa noite eu estava orando na cama, suplicando a Jeová que fizesse meu pai voltar.”

Desesperado, Jeremy começou a ler a Bíblia. Quando encontrou por acaso o Salmo 10:14, ele ficou muito emocionado. Esse salmo diz a respeito de Jeová: “A ti se entrega o desafortunado, o menino órfão de pai. Tu mesmo te tornaste seu ajudador.” Jeremy diz: “Senti que Jeová estava falando comigo, mostrando que ele era meu ajudador, meu Pai. Que pai melhor do que ele eu poderia ter?”

QUER você esteja numa situação parecida com a de Jeremy, quer não, a Bíblia mostra que Jeová deseja que você seja Seu amigo. Tanto é assim que a Bíblia diz: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” (Tiago 4:8) Pense no que essas palavras significam: apesar de você não conseguir vê-lo — e ele ser diferente de você em todos os sentidos —, Jeová Deus está convidando você para ser amigo dele!

Mas a amizade com Deus vai exigir esforço da sua parte. Para ilustrar: se você tem uma planta num vaso, sabe que ela não cresce sozinha. Para ela se desenvolver, você precisa regá-la regularmente e mantê-la num ambiente adequado ao crescimento dela. O mesmo acontece em relação à amizade com Deus. Como você pode contribuir para que essa amizade cresça?

A importância de estudar a Bíblia

A amizade envolve comunicação em duas direções — escutar e falar. Pode-se dizer o mesmo sobre a amizade com Deus. Ler e estudar a Bíblia é a forma de escutar o que Deus tem a nos dizer. — Salmo 1:2, 3.

É verdade que estudar talvez não seja o que você mais gosta de fazer. Muitos jovens preferem assistir à televisão, se divertir com um jogo ou apenas passar tempo com os amigos. Mas, se você quiser cultivar amizade com Deus, não há outro caminho — você vai precisar escutá-lo por estudar a Sua Palavra.

Mas não se preocupe. Estudar a Bíblia não precisa ser um fardo. Você pode aprender a gostar de fazer isso — mesmo que você não se considere o tipo de pessoa que por natureza gosta de estudar. A primeira coisa que precisa fazer é reservar tempo para o estudo da Bíblia. “Eu tenho uma programação”, diz uma jovem chamada Laís. “A primeira coisa que faço toda manhã é ler um capítulo da Bíblia.” Maria, de 15 anos, tem uma rotina diferente. Ela diz: “Leio um trecho da Bíblia toda noite antes de dormir.”

Para iniciar o seu programa de estudo, veja o  quadro na página 292. Depois, escreva abaixo um horário em que você poderia dedicar uns 30 minutos ao estudo da Palavra de Deus.

․․․․․

Fazer uma programação é só o começo. Uma vez que você realmente comece a estudar, você pode descobrir que nem sempre a leitura da Bíblia é fácil. Você talvez concorde com Jezreel, de 11 anos, que diz com franqueza: “Algumas partes da Bíblia são difíceis de ler e não são muito interessantes.” Se você também pensa assim, não desista. Sempre estude a Bíblia tendo em mente que esse é o tempo reservado para você escutar a Jeová Deus, seu amigo. Quanto mais você se esforçar, mais interessante e recompensador o estudo da Bíblia vai se tornar!

A oração é vital

Conversamos com Deus por meio da oração. Pense no maravilhoso presente que é a oração! Você pode conversar com Jeová Deus a qualquer hora do dia ou da noite. Ele está sempre disponível. Mais do que isso, ele quer ouvir o que você tem a dizer. É por isso que a Bíblia o incentiva: “Em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus.” — Filipenses 4:6.

Como esse versículo indica, há muitas coisas sobre as quais você pode conversar com Jeová. Essas podem incluir seus problemas e suas ansiedades, e também coisas pelas quais você é grato. Não é verdade que você agradece a seus amigos pelas coisas boas que eles fazem por você? Então, agradeça também a Jeová que já fez mais coisas por você do que qualquer outro amigo poderia ter feito. — Salmo 106:1.

Aliste abaixo algumas coisas pelas quais você é grato a Jeová.

․․․․․

Sem dúvida, existem medos e ansiedades que o sobrecarregam de tempos em tempos. O Salmo 55:22 diz: “Lança teu fardo sobre o próprio Jeová, e ele mesmo te susterá. Nunca permitirá que o justo seja abalado.”

Nas linhas abaixo, escreva suas preocupações que poderiam ser assunto de oração.

․․․․․

Experiência pessoal

Há outro aspecto de sua amizade com Deus que você não deve ignorar. O salmista Davi escreveu: “Saboreai e vede que Jeová é bom.” (Salmo 34:8) Quando Davi compôs o Salmo 34, ele tinha acabado de passar por uma experiência assustadora. Ele estava fugindo do assassino Rei Saul — uma terrível provação. Mas depois ele teve de procurar refúgio entre seus inimigos, os filisteus. Diante do que parecia significar sua morte, Davi, usando de perspicácia, fingiu-se de louco e conseguiu escapar. — 1 Samuel 21:10-15.

Davi escapou por um triz, mas não atribuiu isso à sua criatividade. Em vez disso, ele deu crédito a Jeová. No início do salmo mencionado acima, ele escreveu: “Consultei a Jeová, e ele me respondeu e me livrou de todos os meus horrores.” (Salmo 34:4) Assim, foi por experiência pessoal que Davi pôde incentivar outros a ‘saborear e ver que Jeová é bom’. *

Consegue se lembrar de algo que aconteceu com você e que é evidência do cuidado de Jeová? Em caso afirmativo, escreva sobre isso nas linhas abaixo. Sugestão: sua experiência não precisa ser dramática. Tente refletir em bênçãos do dia a dia, algumas das quais facilmente passariam despercebidas.

․․․․․

Seus pais talvez lhe tenham ensinado a Bíblia. Se esse for o caso, isso é uma bênção. Mesmo assim, você precisa desenvolver sua amizade com Deus. Se você ainda não fez isso, as informações deste capítulo podem ajudá-lo a começar. Jeová vai abençoar seus esforços. A Bíblia diz: “Persisti em pedir, e dar-se-vos-á; persisti em buscar, e achareis.” — Mateus 7:7.

[Nota(s) de rodapé]

^ parágrafo 24 Algumas Bíblias traduzem a frase “saboreai e vede” por “procure descobrir, por você mesmo”, “verifiquem e constatem” e “por experiência você verá”. — Bíblia na Linguagem de Hoje, O Livro: A Bíblia para Hoje e The Bible in Basic English.

TEXTO-CHAVE

“Felizes os cônscios de sua necessidade espiritual.” — Mateus 5:3.

SUGESTÃO

Leia apenas quatro páginas da Bíblia por dia e você completará a leitura em cerca de um ano.

VOCÊ SABIA . . . ?

O fato de você estar lendo este livro e agindo de acordo com os conselhos bíblicos contidos nele mostra que Jeová está pessoalmente interessado em você. — João 6:44.

PLANO DE AÇÃO!

Para tirar mais proveito do meu estudo pessoal da Bíblia, eu vou ․․․․․

Para ser mais regular em minhas orações, eu vou ․․․․․

Eu gostaria de perguntar aos meus pais o seguinte sobre esse assunto: ․․․․․

COMO RESPONDERIA?

● Como você pode tornar o estudo pessoal da Bíblia mais agradável?

● Por que Jeová quer ouvir as orações de humanos imperfeitos?

● Como você pode melhorar a qualidade de suas orações?

[Destaque na página 291]

“Quando eu era mais jovem, minhas orações eram repetitivas. Hoje, tento orar sobre as coisas boas e ruins de cada dia. Já que um dia nunca é igual a outro, isso me ajuda a não dizer as mesmas coisas vez após vez.” — Eve

[Quadro/Foto na página 292]

Explore sua Bíblia

1. Escolha um relato bíblico que gostaria de ler. Ore pedindo sabedoria para entender a informação.

  2. Leia o relato com cuidado. Não se apresse. Use a imaginação à medida que lê. Use os sentidos para se imaginar no cenário: tente ver o que está acontecendo, escutar as vozes dos personagens, sentir o cheiro no ar, saborear a comida e assim por diante. Dê vida ao relato!

3. Pense no que acabou de ler. Faça a si mesmo perguntas como estas:

● Por que Jeová incluiu esse relato em sua Palavra?

● Quais personagens são dignos de ser imitados e quais são exemplos de advertência?

● Que lições práticas posso aprender dessa leitura?

● O que esse relato me ensina sobre Jeová e a maneira como ele age?

4. Faça uma breve oração a Jeová. Diga a ele o que você aprendeu do estudo que fez e como pretende aplicar esse conhecimento em sua vida. Sempre agradeça a Jeová pelo presente que ele lhe deu — sua Palavra, a Bíblia Sagrada!

[Foto]

“Lâmpada para o meu pé é a tua palavra e luz para a minha senda.” — Salmo 119:105.

[Quadro/Foto na página 294]

Primeiro as coisas mais importantes

Muito ocupado para orar? Sem tempo para estudar a Bíblia? Em geral, isso depende de como você estabelece suas prioridades.

Faça uma experiência: Pegue um balde e coloque várias pedras grandes dentro dele. Encha o balde com areia — até a borda. Ele agora está cheio de pedras e areia.

Agora esvazie o balde, mas reserve as pedras e a areia. Faça o processo na ordem inversa: encha o balde com a areia e depois tente colocar as pedras dentro dele. Não tem espaço? É porque dessa vez você colocou a areia primeiro.

O que aprendemos disso? A Bíblia diz: ‘Certifiquem-se das coisas mais importantes.’ (Filipenses 1:10) Se você colocar coisas pequenas, como recreação, em primeiro lugar na vida, vai parecer que nunca tem tempo suficiente para as coisas mais importantes — as atividades espirituais. Mas, se seguir esse conselho da Bíblia, você descobrirá que tem tempo para os interesses do Reino e para se divertir. É apenas uma questão de saber o que colocar primeiro no balde!

[Foto na página 290]

Como uma planta num vaso, a amizade com Deus precisa ser cultivada para crescer