Na Bíblia, o verbo hebraico naváʼ, traduzido “profetizar”, se refere principalmente a declarar uma mensagem inspirada, um julgamento, um ensino moral ou uma ordem de Deus. Mas também pode se referir a uma declaração de Deus sobre algo que vai acontecer no futuro. As profecias de Ezequiel incluem todos esses tipos de revelações de Deus. — Eze. 3:10, 11; 11:4-8; 14:6, 7; 37:9, 10; 38:1-4.
COMO SÃO APRESENTADAS?
VISÕES
ILUSTRAÇÕES
ENCENAÇÕES
No livro de Ezequiel nós encontramos visões, ilustrações, parábolas e encenações de mensagens proféticas.
COMO SE CUMPREM?
Às vezes as profecias do livro de Ezequiel têm mais de um cumprimento. Por exemplo, as profecias sobre a restauração da adoração pura tiveram um cumprimento limitado quando o povo de Deus voltou para a Terra Prometida. Mas, como mostra o capítulo 9 deste livro, muitas dessas profecias estão se cumprindo hoje e vão se cumprir de novo no futuro.
No passado, nós usávamos vários elementos das profecias de Ezequiel para explicar o cumprimento de tipos e antítipos. Mas este livro só vai dizer que uma pessoa, objeto, lugar ou acontecimento é um tipo profético com um antítipo moderno se existir um motivo claro na Bíblia para isso.* Em vez disso, o livro vai falar do cumprimento maior de muitas das profecias de Ezequiel. Também vai mostrar as lições que podemos aprender das mensagens de Ezequiel e o que podemos aprender das pessoas, dos lugares e dos acontecimentos mencionados por ele.