CAPÍTULO 13

Aqueles que se tornaram discípulos de Jesus

Aqueles que se tornaram discípulos de Jesus

Quem é este homem e como ele se tornou discípulo de Jesus?

QUEM foi o melhor servo de Deus que já existiu? — Isso mesmo, Jesus Cristo. Será que podemos ser como ele? — Bem, a Bíblia diz que ele deixou o exemplo para nós seguirmos. E ele nos convida a ser seus discípulos.

Sabe o que quer dizer ser discípulo de Jesus? — Quer dizer várias coisas. Primeiro, que temos de aprender dele. Mas não é só isso. Também precisamos acreditar de verdade no que ele diz. Se acreditarmos, vamos fazer o que ele nos manda.

Muitos hoje dizem que acreditam em Jesus. Acha que todos são discípulos dele? — A maioria não é. Talvez até vão à igreja. Mas a maioria nunca tirou tempo para aprender o que Jesus ensinou. Na verdade, só quem segue o exemplo de Jesus é seu discípulo.

Vamos falar um pouco sobre aqueles que eram discípulos de Jesus quando ele vivia como homem na Terra. Um dos primeiros a se tornar discípulo foi Filipe. Ele foi encontrar seu amigo Natanael (também chamado Bartolomeu), que estava sentado debaixo de uma árvore, como pode ver aqui no desenho. Quando Natanael se encontrou com Jesus, Jesus disse: ‘Aqui está um homem honesto, um israelita de verdade.’ Natanael ficou surpreso e perguntou: ‘Como você me conhece?’

Quem Jesus convidou para ser seus discípulos?

“Antes de Filipe te chamar, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”, disse Jesus. Impressionado por Jesus saber exatamente onde ele estava, Natanael disse: “Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.” — João 1:49.

Judas Iscariotes, Judas (também chamado Tadeu), Simão

Outros haviam se tornado discípulos de Jesus um dia antes de Filipe e Natanael. Seus nomes eram André e seu irmão Pedro, além de João e talvez seu irmão Tiago. (João 1:35-51) Mas depois de algum tempo eles voltaram para o seu trabalho como pescadores. Daí, certo dia Jesus caminhava à margem do mar da Galileia quando viu Pedro e André jogando as redes de pesca no mar. Jesus os chamou: ‘Sigam-me.’

Tiago (filho de Alfeu), Tomé, Mateus

Caminhando um pouco mais, Jesus viu Tiago e João. Eles estavam num barco com o pai, consertando as redes de pesca. Jesus também os convidou a segui-lo. O que teria feito se Jesus tivesse convidado você? Teria acompanhado Jesus imediatamente? — Aqueles homens sabiam quem Jesus era. Sabiam que ele tinha sido enviado por Deus. Por isso, na mesma hora deixaram para trás seu negócio de pesca e seguiram a Jesus. — Mateus 4:18-22.

Natanael, Filipe, João

Quer dizer, então, que depois que se tornaram seguidores de Jesus aqueles homens nunca mais fizeram nada de errado? — Não. Como talvez se lembre, eles até discutiram sobre qual deles era o mais importante. Mas eles escutavam a Jesus e estavam dispostos a fazer mudanças. Se estivermos dispostos a mudar, também poderemos ser discípulos de Jesus.

Tiago (irmão de João), André, Pedro

Jesus convidou todo tipo de pessoa para ser seu discípulo. Certa vez, um jovem governante rico chegou perto dele e perguntou como poderia ganhar a vida eterna. Quando o governante rico disse que obedecia aos mandamentos de Deus desde que era criança, Jesus o convidou: “Vem ser meu seguidor.” Sabe o que aconteceu? —

Bem, quando ficou sabendo que ser discípulo de Jesus devia ser mais importante do que ser rico, ele ficou muito triste. Ele não se tornou discípulo de Jesus porque amava mais o dinheiro do que a Deus. — Lucas 18:18-25.

Depois de pregar quase um ano e meio, Jesus escolheu 12 de seus discípulos para serem apóstolos. Os apóstolos eram homens que ele enviou para realizar tarefas especiais. Sabe o nome deles? — Vamos ver se conseguimos aprender. Olhe os desenhos e os nomes deles. Depois, tente dizer os nomes de cor.

Quem eram essas mulheres que ajudavam Jesus quando ele viajava para pregar?

Com o tempo, um dos 12 apóstolos se tornou mau. Foi Judas Iscariotes. Depois, outro discípulo foi escolhido para se tornar apóstolo. Sabe o nome dele? — Era Matias. Mais tarde, Paulo e Barnabé também se tornaram apóstolos, mas não faziam parte dos doze. — Atos 1:23-26; 14:14.

Como aprendemos no Capítulo 1 deste livro, Jesus se interessava pelas crianças. Por quê? — Porque sabia que elas também poderiam se tornar discípulas dele. E é mesmo, as crianças muitas vezes dizem as coisas de um jeito que pode até levar um adulto a escutar e a querer aprender mais sobre o Grande Instrutor.

Muitas mulheres também se tornaram discípulas de Jesus. Algumas delas viajavam com ele quando ia a outras cidades para pregar. Maria Madalena, Joana e Susana fizeram isso. Elas talvez ajudassem também a preparar as refeições e a lavar as roupas de Jesus. — Lucas 8:1-3.

Quer ser discípulo de Jesus? — Lembre-se de que não basta dizer que é discípulo dele. Não devemos agir como seus discípulos apenas nas reuniões cristãs, mas em qualquer lugar. Sabe quais são alguns lugares onde é importante agirmos como discípulos de Jesus? —

Isso mesmo, devemos agir como discípulos de Jesus em casa e também na escola. Tanto você como eu nunca devemos nos esquecer de que, para sermos verdadeiros discípulos de Jesus, devemos agir como ele o dia inteiro, todos os dias, não importa onde a gente esteja.

Em que lugares é importante agirmos como discípulos de Jesus?

Vamos ler juntos o que a Bíblia diz sobre os discípulos de Jesus em Mateus 28:19, 20; Lucas 6:13-16; João 8:31, 32 e 1 Pedro 2:21.