CAPÍTULO 16

O que é realmente importante?

O que é realmente importante?

Que problema esse homem tinha?

CERTA vez, um homem veio falar com Jesus. Ele sabia que Jesus era muito inteligente, por isso pediu: ‘Instrutor, diga ao meu irmão que me dê algumas coisas que ele tem.’ O homem achava que devia ficar com algumas coisas de seu irmão.

Se você estivesse no lugar de Jesus, o que teria dito? — Jesus percebeu que o homem tinha um problema. Mas o problema não era que ele precisava das coisas do irmão. O problema do homem é que ele não sabia o que era realmente importante na vida.

Pare um pouco e pense sobre isso. Qual deve ser a coisa mais importante para nós? Será que é ter ótimos brinquedos, roupas novas ou coisas desse tipo? — Não, há algo bem mais importante. Era essa a lição que Jesus queria ensinar. Por isso, contou a história sobre um homem que não pensou em Deus. Quer ouvi-la? —

Bem, o homem era muito rico. Tinha terras e celeiros, que são grandes depósitos de cereais. As plantações dele estavam produzindo muito bem. Ele já não tinha espaço nos celeiros para guardar tudo que colhia. O que ele devia fazer, então? Bem, ele pensou: ‘Vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores. Daí, vou guardar toda a colheita e todas as minhas coisas boas nesses novos celeiros.’

O homem rico achou que isso era a melhor coisa a fazer. Ele se achava muito esperto por guardar tantas coisas. Disse para si mesmo: ‘Agora tenho muitas coisas boas guardadas. Elas vão durar muitos anos. Então, posso ficar só descansando. Vou comer, beber e me divertir.’ Mas tinha algo de errado com o modo de pensar daquele homem. Sabe o que era? — Ele só pensava em si mesmo e no seu próprio prazer. Ele não pensou em Deus em nenhum momento.

No que esse homem rico está pensando?

Assim, Deus falou para o homem rico: ‘Seu tolo. Você vai morrer hoje à noite. Então, para quem vão ficar as coisas que você guardou?’ Será que aquele homem rico ia poder usar essas coisas depois de morto? — Isso mesmo, outra pessoa ia ficar com elas. Jesus disse: “Assim é com o homem que acumula para si tesouro, mas não é rico para com Deus.” — Lucas 12:13-21.

Você não quer ser como aquele homem rico, quer? — O que ele mais queria na vida era conseguir coisas materiais. Esse foi o erro dele. Ele sempre queria mais. Mas não era “rico para com Deus”.

Muitas pessoas hoje são como aquele homem. Sempre querem mais. E isso pode causar grandes problemas. Por exemplo, você tem brinquedos, não tem? — Quais são alguns dos brinquedos que você tem? Pode me dizer? — Digamos que um dos seus amiguinhos tenha uma bola, uma boneca ou outro brinquedo que você não tem. Seria certo ficar insistindo para os seus pais comprarem um brinquedo igual para você? —

Às vezes, pode parecer muito importante ter certo brinquedo. Mas o que acontece depois de algum tempo? — O brinquedo fica velho, estraga e você o deixa jogado num canto, não é? Na verdade, você tem algo muito mais valioso do que brinquedos. Sabe o que é? —

O que você tem que é mais valioso do que brinquedos?

É a sua vida. Sua vida é muito importante porque, sem ela, você não pode fazer nada. Mas sua vida depende de fazer o que Deus gosta, não acha? — Então, não vamos ser como aquele homem rico e tolo, que não pensou em Deus.

Não são apenas as crianças que fazem coisas tolas como aquele homem rico. Muitos adultos também fazem. Alguns sempre querem ter mais. Talvez tenham comida para cada dia, roupas para vestir e um lugar para morar. Mas querem mais. Querem muitas roupas e casas maiores. Essas coisas custam caro. Por isso, trabalham muito para conseguir um monte de dinheiro. E quanto mais dinheiro ganham, mais querem.

Alguns adultos ficam tão ocupados tentando ganhar dinheiro que não têm tempo para ficar com a família nem têm tempo para Deus. Será que o dinheiro pode impedir que as pessoas morram? — Isso mesmo, é claro que não pode. Será que vão poder usar o dinheiro depois que morrerem? — É, os mortos não podem fazer nada. — Eclesiastes 9:5, 10.

Quer dizer então que é errado ter dinheiro? — Não é errado. Podemos usar o dinheiro para comprar comida e roupa. A Bíblia diz que ele serve de proteção. (Eclesiastes 7:12) Mas se amarmos o dinheiro, vamos ter problemas. Vamos agir como aquele homem rico e tolo que guardou tesouros para si mesmo, mas não foi rico para com Deus.

O que significa ser rico para com Deus? — Significa colocar Deus em primeiro lugar na vida. Algumas pessoas dizem que acreditam em Deus. Acham que só acreditar é o suficiente. Mas são mesmo ricas para com Deus? — Realmente, não. São como o homem rico que não pensou em agradar a Deus.

Jesus sempre quis agradar seu Pai celestial. Ele não tentou ganhar bastante dinheiro e não tinha muitas coisas materiais. Jesus sabia o que era realmente importante na vida. E você, sabe o que é? — É ser rico para com Deus.

O que essa criança está fazendo que é realmente importante?

Diga-me uma coisa: Como podemos ser ricos para com Deus? — Fazendo o que agrada a ele. Jesus disse: “Faço sempre as coisas que lhe agradam.” (João 8:29) Deus fica contente quando fazemos as coisas que ele nos manda fazer. Mas me diga: Que coisas você pode fazer para agradar a Deus? — Isso mesmo, ler a Bíblia, ir às reuniões cristãs, orar a Deus e ajudar outros a aprender sobre ele. Essas são realmente as coisas mais importantes na vida.

Jesus era rico para com Deus e, por isso, Jeová cuidou dele. Como prêmio, ele deu a Jesus a vida eterna. Se formos como Jesus, Jeová também vai nos amar e cuidar de nós. Então, vamos procurar ser como Jesus e nunca como o homem rico que não pensou em Deus.

Leia os textos bíblicos a seguir, que mostram o conceito correto sobre as coisas materiais: Provérbios 23:4; 28:20; 1 Timóteo 6:6-10 e Hebreus 13:5.