CAPÍTULO 17

O segredo da felicidade

O segredo da felicidade

Por que ­Jeová é o “Deus feliz”?

TODO mundo gostaria de ser feliz, não concorda? — Mas poucas pessoas são realmente felizes. Sabe por quê? — Porque não sabem qual é o segredo da felicidade. Acham que só serão felizes se tiverem muitas coisas. Mas quando conseguem essas coisas, sua felicidade dura pouco.

O Grande Instrutor, porém, nos contou o segredo: “Há mais felicidade em dar do que há em receber.” (Atos 20:35) Então, como podemos ser felizes? — Dando coisas a outros e fazendo coisas por eles. Sabia disso? —

Vamos pensar um pouco mais no assunto. Será que Jesus estava dizendo que a pessoa que recebe um presente não fica feliz? — Não, não foi isso que ele quis dizer. Você gosta de ganhar presentes, não gosta? — Todo mundo gosta. A gente fica contente quando ganha presentes bonitos.

Mas o que Jesus disse é que vamos ser mais felizes ainda se dermos algo, quer dizer, se formos generosos. Quem você acha que deu mais coisas às pessoas do que qualquer outro? — Foi Jeová Deus.

A Bíblia diz que Deus “dá a todos vida, e fôlego, e todas as coisas”. Ele nos dá a chuva e também o sol, para que as plantações produzam alimento para nós. (Atos 14:17; 17:25) Não é de admirar que a Bíblia chame a Jeová de o “Deus feliz”. (1 Timóteo 1:11) A generosidade de Deus é uma das coisas que o deixa feliz. E quando somos generosos, também nos sentimos felizes.

Em vez de comer todo o doce sozinho, o que vai deixar você mais feliz?

Mas o que podemos dar aos outros? O que você acha? — Se quiser dar um presente comprado numa loja, você vai precisar pagar por ele. Assim, talvez tenha de juntar dinheiro até conseguir o que precisa para comprar o presente.

Mas nem todos os presentes precisam ser comprados em lojas. Por exemplo, um copo d’água gelada num dia quente é muito gostoso. Se der um “presente” desses para alguém com sede, você vai se sentir feliz.

Digamos que um dia você ajude sua mãe a fazer um doce que você gosta. Que delícia! Mas em vez de comer tudo sozinho, você vai ficar ainda mais feliz se fizer o quê? — Isso, se dividir com um dos seus amigos. Gostaria de fazer isso qualquer dia desses? —

O Grande Instrutor e seus apóstolos sabiam que ser generoso dá felicidade. Sabe o que eles deram a outros? — Foi a melhor coisa do mundo! Como eles sabiam a verdade sobre Deus, ficaram contentes em falar dessas boas novas, ou boas notícias, a outros. Ao fazerem isso, não pediram dinheiro de ninguém.

Certo dia, o apóstolo Paulo e seu amigo, o discípulo Lucas, conheceram uma mulher que também queria sentir a alegria de ser generosa. Eles a encontraram perto de um rio. Alguém tinha falado a Paulo e Lucas que ali era um local de oração. E era mesmo porque, quando chegaram lá, encontraram algumas mulheres orando.

Paulo começou a falar a essas mulheres sobre as boas novas a respeito de Jeová Deus e do seu Reino. Uma delas se chamava Lídia e ela prestou muita atenção. Depois, ela quis fazer algo para mostrar quanto gostou das boas coisas que ouviu. Por isso, Lídia disse a Paulo e Lucas: ‘Se vocês me consideram fiel a Jeová, venham e fiquem hospedados na minha casa.’ Ela insistiu que eles fossem. — Atos 16:13-15.

O que Lídia disse a Paulo e Lucas?

Lídia ficou feliz de ter esses servos de Deus em sua casa. Ela os amava porque eles a ajudaram a aprender sobre Jeová e Jesus, e sobre como viver para sempre. Ela ficou feliz de poder dar a Paulo e Lucas comida e um lugar para descansar. Lídia ficou feliz ao demonstrar generosidade porque fez isso de coração. Devemos nos lembrar disso. Alguém talvez nos diga que somos obrigados a dar um presente. Mas se não tivermos vontade de fazer isso, não vamos ficar felizes de dar o presente.

Por que Lídia ficou feliz de cuidar de Paulo e Lucas?

Por exemplo, suponhamos que você tenha um doce e esteja com vontade de comê-lo. Se eu dissesse que você tem de dar um pedaço para outra criança, você ia ficar contente? — Mas e se você tivesse um doce e encontrasse um amigo de quem gosta muito? Se você mesmo resolvesse dar um pedaço ao seu amigo, ficaria feliz, não ficaria? —

Às vezes, amamos tanto uma pessoa que queremos lhe dar tudo e não guardar nada para nós mesmos. Quanto mais aumentar nosso amor por Deus, mais vamos nos sentir assim.

Por que esta mulher pobre ficou feliz de dar tudo o que tinha?

O Grande Instrutor conheceu uma mulher pobre que se sentia assim. Ele a viu no templo em Jerusalém. Tudo o que ela possuía eram duas moedinhas. Mas ela colocou essas duas moedas numa caixa como contribuição, ou presente, para o templo. Ninguém a obrigou a fazer isso. A maioria das pessoas ali nem ficou sabendo o que ela tinha feito. Ela fez isso porque queria e porque realmente amava a Jeová. Ela ficou feliz de poder dar algo. — Lucas 21:1-4.

Há muitas maneiras de sermos generosos. Consegue pensar em algumas? — Se dermos porque realmente queremos fazer isso, vamos ser felizes. É por isso que o Grande Instrutor nos diz: ‘Pratiquem o dar.’ (Lucas 6:38) Se fizermos isso, vamos deixar outras pessoas felizes. E nós vamos ser mais felizes ainda!

Vamos ler mais alguns textos que mostram como ser generoso dá felicidade: Mateus 6:1-4; Lucas 14:12-14 e 2 Coríntios 9:7.