HISTÓRIA 58

A destruição de Jerusalém

A destruição de Jerusalém

O povo de Judá vivia se afastando de Jeová e adorando deuses falsos. Por muitos anos, Jeová mandou profetas para ajudar o povo de Judá. Mas as pessoas não estavam nem aí para os profetas. Elas até riam do que eles falavam. O que Jeová ia fazer para acabar com aquela adoração falsa?

Naquele tempo, o rei de Babilônia, Nabucodonosor, estava invadindo várias cidades e ficando com todas elas. Ele invadiu Jerusalém e levou o rei Joaquim, os príncipes, os soldados e muitos outros homens de Judá para Babilônia. Nabucodonosor também pegou todos os tesouros do templo de Jeová. Então, ele fez Zedequias ser o rei de Judá no lugar de Joaquim.

No começo, Zedequias obedecia ao rei de Babilônia. Mas alguns profetas falsos e outras pessoas falaram para Zedequias ficar contra Babilônia. Então, Jeremias deu um aviso:

— Se você parar de obedecer ao rei de Babilônia, vão acontecer coisas ruins em Judá. Muitos vão morrer, passar fome e ficar doentes.

Oito anos depois, Zedequias decidiu ficar contra Babilônia e pediu ajuda para o exército do Egito. Então, Nabucodonosor mandou seu exército cercar e atacar Jerusalém. Jeremias disse para Zedequias:

— Se entregue para Babilônia! Jeová disse que só assim você e a cidade vão sobreviver. Se você não se entregar, os babilônios vão queimar Jerusalém e vão te levar preso.

Mas Zedequias disse:

— Me entregar? Nunca!

Um ano e meio depois, os babilônios conseguiram entrar em Jerusalém e colocaram fogo na cidade. Eles queimaram o templo, mataram um monte de gente e levaram milhares de pessoas presas para Babilônia.

Zedequias fugiu de Jerusalém, mas os babilônios conseguiram prender e levar Zedequias para o rei Nabucodonosor. Então, o rei mandou matar os filhos de Zedequias na frente dele. Depois, ele cegou Zedequias e o mandou para a prisão. Zedequias ficou lá até morrer. Mas Jeová prometeu para o povo de Judá:

— Depois de 70 anos, eu vou trazer vocês de volta para Jerusalém.

Mas sabia que alguns jovens que amavam a Jeová também foram levados para Babilônia? O que ia acontecer com eles? Será que iam continuar leais a Jeová?

“Jeová Deus, o Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus julgamentos.” — Apocalipse 16:7