HISTÓRIA 85

Jesus cura um cego

Jesus cura um cego

Os fariseus odiavam Jesus e viviam procurando um jeito de prendê-lo. Eles disseram que Jesus não podia curar pessoas no dia de sábado. Mas, num sábado, Jesus viu um homem cego pedindo dinheiro e disse para os discípulos que ia curar aquele homem com o poder de Deus. Então, Jesus misturou sua saliva com um pouco de terra, colocou nos olhos do homem e disse:

— Vá e lave seus olhos no tanque de água de Siloé.

O homem fez o que Jesus mandou. Então, pela primeira vez na vida, ele enxergou.

As pessoas não acreditavam que aquele era o homem que tinha nascido cego. E, toda vez, o homem dizia que era ele mesmo. Então, as pessoas perguntaram como ele tinha sido curado. Quando o homem explicou o que tinha acontecido, elas o levaram para os fariseus.

O homem explicou para os fariseus como tinha sido curado naquele sábado. A lei de Deus dizia que ninguém podia trabalhar no sábado. Por isso, alguns fariseus disseram:

— Esse Jesus curou num sábado? Então, não é Deus que dá poder para ele.

Mas outros fariseus disseram que Jesus só conseguia curar as pessoas porque Deus dava poder para ele.

Aí, os fariseus chamaram os pais do homem e perguntaram como é que agora ele estava enxergando. Os pais dele ficaram com muito medo. Eles não queriam ser expulsos da sinagoga pelos fariseus. Por isso, eles disseram que não sabiam de nada. Então, os fariseus foram de novo fazer mais perguntas para o homem. Ele respondeu:

— Eu já falei como fui curado, mas vocês não querem acreditar.

Os fariseus ficaram furiosos e expulsaram o homem da sinagoga.

Jesus ficou sabendo de tudo isso e foi falar com o homem:

— Você tem fé no Messias?

— Mas quem é o Messias, senhor?

— Eu sou o Messias!

Com certeza, depois de ouvir isso, aquele homem passou a ter fé. Jesus era uma pessoa muito boa! Ele não só curou aquele homem, mas se preocupou com a fé dele.

“Vocês estão enganados, porque não conhecem nem as Escrituras, nem o poder de Deus.”— Mateus 22:29