HISTÓRIA 24

Eles não fizeram o que tinham prometido

Eles não fizeram o que tinham prometido

Jeová disse para Moisés subir o monte Sinai. Moisés ficou lá por 40 dias. Então, Jeová escreveu dez leis muito importantes em duas tábuas de pedra. Essas leis são chamadas de os Dez Mandamentos.

Depois de algum tempo, os israelitas começaram a achar que Moisés não ia voltar mais. Eles disseram para Arão:

— Moisés sumiu. Precisamos de alguém pra nos tirar daqui. Faça um deus pra nós.

Então, Arão pediu ouro para os israelitas. Ele pegou o ouro, derreteu e fez um bezerro. Quando ficou pronto, os israelitas começaram a adorar o bezerro e até fizeram uma festa para ele. Os israelitas diziam:

— Este bezerro é o nosso Deus! Foi ele que nos tirou do Egito!

Será que os israelitas podiam ter feito isso? Não, não podiam. Eles tinham prometido adorar só a Jeová. Mas não estavam fazendo o que tinham prometido.

Quando viu isso, Jeová disse para Moisés:

— É melhor você descer pra ver os israelitas. Eles estão me desobedecendo. Eles fizeram um deus falso e estão adorando a ele.

Moisés desceu o monte Sinai segurando as duas tábuas de pedra. Quando chegou perto de onde os israelitas estavam, ele ouviu o povo cantando. E quando chegou mais perto, viu os israelitas dançando e adorando o bezerro de ouro. Moisés ficou muito bravo com isso. Ele pegou as tábuas de pedra e jogou no chão. Jogou com tanta força que elas se quebraram. Daí, ele destruiu o bezerro. Moisés perguntou:

— Arão, por que você deixou o povo te convencer a fazer esse bezerro? Isso foi muito, mas muito errado!

— Moisés, por favor, não fique bravo. Você conhece esses israelitas. Eles queriam um deus. Aí, eles me trouxeram ouro. Eu peguei o ouro, joguei no fogo e saiu esse bezerro!

Então, Moisés subiu o monte Sinai outra vez e implorou para Jeová perdoar os israelitas. Jeová só perdoou aqueles que queriam obedecer a ele. Viu só? Para Jeová, a obediência é muito importante.

“Sempre que você fizer um voto a Deus, não demore a cumpri-lo, pois ele não se agrada dos tolos. O que votar, cumpra.” — Eclesiastes 5:4