Da janela do palácio em Jezreel, o rei Acabe conseguia ver o terreno de um homem chamado Nabote. Acabe queria muito aquele terreno e tentou comprá-lo. Mas Nabote não quis vender o terreno porque a lei de Jeová não deixava. Nabote fez o que era certo. Mas o que Acabe achou disso? Ele ficou muito chateado. Ficou tão aborrecido que não queria mais sair do quarto e não queria mais comer. Jezabel, a esposa malvada de Acabe, disse:
— Acabe, você é o rei de Israel. Você pode ter o que quiser. Deixa comigo. Eu vou conseguir o terreno pra você.
Então, Jezabel bolou um plano para matar Nabote e conseguir o terreno. Ela mandou os homens importantes da cidade acusar Nabote de xingar a Deus. Por isso, Nabote foi morto. Aí, Jezabel disse para Acabe:
— Nabote morreu. Pode ficar com o terreno dele.
Nabote não foi a única pessoa boa que Jezabel matou. Ela mandou matar muitas pessoas que amavam a Jeová. Ela adorava deuses falsos e fazia muitas coisas más. Só que Jeová estava vendo tudo aquilo. Será que ele não ia fazer nada?
Depois de um tempo, Acabe morreu. Jeorão, um dos filhos dele, se tornou o rei. Nessa época, Jeová mandou um homem chamado Jeú matar Jezabel e a família dela.
Jeú subiu no seu carro de guerra e foi para Jezreel. Jeorão também subiu no seu carro de guerra e foi se encontrar com Jeú. Quando se encontraram, Jeorão perguntou:
— Jeú, você está vindo em paz?
— Não, Jeorão. Nunca teremos paz enquanto Jezabel, sua mãe, continuar fazendo coisas más.
Nisso, Jeorão tentou virar seu carro de guerra para fugir. Mas Jeú deu uma flechada em Jeorão e ele morreu.
Então, Jeú foi para o palácio de Jezabel. Quando ficou sabendo que Jeú estava chegando, ela se maquiou, arrumou o cabelo e ficou esperando na janela do andar de cima. Quando Jeú chegou, Jezabel começou a tratá-lo mal. Daí, Jeú gritou para os servos que estavam do lado dela:
— Joguem essa mulher pela janela!
Os servos empurraram Jezabel pela janela, e ela caiu no chão e morreu.
Depois disso, Jeú matou os 70 filhos de Acabe. Ele também acabou com a adoração de Baal em Israel. O que a gente pode aprender de tudo isso? Que Jeová sabe de tudo o que acontece e que, na hora certa, ele castiga os que fazem coisas ruins.
“Uma fortuna iniciada com ganância não será uma bênção no fim.” — Provérbios 20:21