Tiago, Pedro, João e Judas escrevem cartas para encorajar companheiros cristãos
TIAGO e Judas eram meios-irmãos de Jesus. Pedro e João estavam entre os 12 apóstolos de Jesus. Esses quatro homens escreveram ao todo sete cartas que se encontram nas Escrituras Gregas Cristãs. Cada uma dessas cartas leva o nome de seu escritor. As exortações inspiradas contidas nelas visavam ajudar os cristãos a ser íntegros a Jeová e a ter sempre em mente o Reino de Deus.
Demonstre fé. Apenas professar ter fé não basta. A verdadeira fé leva à ação. “Deveras”, escreve Tiago, “a fé sem obras está morta”. (Tiago 2:26) Agir com fé quando enfrentamos provas produz perseverança. Para ser bem-sucedido, o cristão precisa pedir sabedoria a Deus, convencido de que Ele a dará. Perseverança conduz à aprovação de Deus. (Tiago 1:2-6, 12) Se um adorador mantiver a integridade com base na fé, Jeová Deus fará a sua parte. “Chegai-vos a Deus”, diz Tiago, “e ele se chegará a vós”. — Tiago 4:8.
A fé do cristão tem de ser suficientemente forte para ajudá-lo a resistir às tentações e influências imorais. Um ambiente em que prevalecia a imoralidade levou Judas a exortar seus companheiros de adoração a ‘travarem uma luta árdua pela fé’. — Judas 3.
Mantenha uma conduta limpa. Jeová espera que seus adoradores sejam santos, isto é, limpos em todos os sentidos. Pedro escreve: “Tornai-vos santos em toda a vossa conduta, porque está escrito: ‘Tendes de ser santos, porque eu [Jeová] sou santo.’” (1 Pedro 1:15, 16) Os cristãos têm um exemplo digno de imitar. “Cristo sofreu por vós”, diz Pedro, “deixando-vos um modelo para seguirdes de perto os seus passos”. (1 Pedro 2:21) Embora os cristãos talvez sofram por viverem de acordo com os padrões de Deus, eles preservam uma “boa consciência”. (1 Pedro 3:16, 17) Pedro os exorta a serem ricos em conduta santa e ações que reflitam a devoção piedosa enquanto aguardam o dia de julgamento de Deus e o prometido novo mundo em que “há de morar a justiça”. — 2 Pedro 3:11-13.
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” — Tiago 4:8
Demonstre amor. “Deus é amor”, escreve João. O apóstolo destaca que Deus demonstrou seu grande amor por enviar Jesus como ‘sacrifício pelos nossos pecados’. Como os cristãos devem reagir? João explica: “Amados, se é assim que Deus nos amou, então nós mesmos temos a obrigação de nos amarmos uns aos outros.” (1 João 4:8-11) Uma maneira de demonstrar esse amor é por ser hospitaleiro com nossos irmãos cristãos. — 3 João 5-8.
Como, então, os adoradores de Jeová podem demonstrar seu amor por Ele? João responde: “O amor de Deus significa o seguinte: que observemos os seus mandamentos; contudo, os seus mandamentos não são pesados.” (1 João 5:3; 2 João 6) Aqueles que obedecem a Deus recebem a garantia de que continuarão a ser amados por Ele “visando a vida eterna”. — Judas 21.