SEÇÃO 4

Deus faz um pacto com Abraão

Deus faz um pacto com Abraão

Abraão obedece fielmente a Jeová, que lhe promete abençoar e multiplicar sua descendência

HAVIAM se passado uns 350 anos desde o Dilúvio dos dias de Noé. O patriarca Abraão vivia na próspera cidade de Ur, onde hoje é o Iraque. Abraão era um homem de notável fé. Mas agora sua fé seria testada.

Jeová ordenou a Abraão que deixasse sua terra natal e se mudasse para um país estrangeiro, que veio a ser Canaã. Abraão obedeceu sem hesitação. Levou sua família, incluindo sua esposa, Sara, e seu sobrinho Ló. Após uma longa viagem, passou a morar em tendas em Canaã. Num pacto que fez com Abraão, Jeová prometeu-lhe que iria fazer dele uma grande nação, que todas as famílias da Terra seriam abençoadas por meio dele e que sua descendência possuiria a terra de Canaã.

Abraão e Ló prosperaram, acumulando enormes rebanhos de ovelhas e gado. Generosamente, Abraão deixou que Ló escolhesse o território que desejasse. Ló escolheu o fértil distrito do rio Jordão e estabeleceu-se perto da cidade de Sodoma. Mas os homens de Sodoma eram imorais — grandes pecadores contra Jeová.

Jeová Deus mais tarde assegurou a Abraão que sua descendência se tornaria tão numerosa como as estrelas do céu. Abraão depositou fé nessa promessa. Contudo, a amada esposa de Abraão, Sara, continuava estéril. Então, quando Abraão tinha 99 anos de idade e Sara quase 90, Deus disse a Abraão que eles teriam um filho. De acordo com essa promessa, Sara deu à luz Isaque. Abraão teve outros filhos, mas seria por meio de Isaque que viria o Libertador prometido no Éden.

Enquanto isso, Ló e sua família moravam em Sodoma, mas o justo Ló não se tornou como os habitantes dessa cidade imoral. Quando Jeová decidiu executar o julgamento sobre Sodoma, ele enviou anjos para avisar Ló da iminente destruição. Os anjos instaram com Ló e sua família para fugir de Sodoma e não olhar para trás. Deus então fez chover fogo e enxofre em Sodoma e na vizinha cidade perversa de Gomorra, destruindo todos os seus habitantes. Ló e suas duas filhas escaparam. Mas a esposa de Ló olhou para trás, talvez com anelo pelas coisas que havia deixado. Essa desobediência custou-lhe a vida.

— Baseado em Gênesis 11:10–19:38.