QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com sono. Mesmo assim, ele pula da cama, coloca a roupa que ele já deixou arrumada na noite anterior e sai para uma corrida. Já faz um ano que ele corre três vezes por semana.
Laura acabou de ter uma discussão com o marido. Ela fica tão irritada e frustrada, que corre para a cozinha, pega uma barra de chocolate e come inteira. Ela faz isso toda vez que fica nervosa.
O que o Victor e a Laura têm em comum? Eles talvez não percebam, mas agiram no piloto automático, influenciados por uma força muito poderosa: a força do hábito.
E você? Gostaria de desenvolver alguns hábitos saudáveis? Pode ser que você queira praticar exercícios físicos regularmente, dormir mais ou conversar mais com parentes e amigos.
Ou pode ser que você tenha vontade de se livrar de um mau hábito. Talvez queira parar de fumar, parar de comer besteira ou ficar menos tempo na internet.
Pode-se dizer que um mau hábito é como uma cama quentinha num dia frio. É fácil se acostumar, mas sair dela é muito difícil. Da mesma forma, largar um hábito antigo não é nada fácil.
Então, como você pode criar hábitos que vão melhorar a sua vida, em vez de piorar? Veja três sugestões baseadas em pensamentos tirados da Bíblia.