A VIDA na Terra seria impossível sem água, principalmente água doce. Tanto é que o maior componente de todos os seres vivos é a água. Lagos, rios, pântanos e aquíferos subterrâneos fornecem água para os humanos e os animais, e também são usados para irrigar as plantações.
Quais são os riscos?
A maior parte do nosso planeta é coberta por água. Mas, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial, “apenas 0,5% de toda a água do planeta está disponível e pode ser usada para consumo”. Embora essa quantidade relativamente pequena de água seja capaz de sustentar a vida na Terra, boa parte dela está sendo poluída ou ficando escassa por causa do aumento no consumo e de mudanças climáticas. Especialistas dizem que, dentro de 30 anos, é possível que 5 bilhões de pessoas não tenham água suficiente para o dia a dia.
Nosso planeta foi projetado para sobreviver
A Terra tem processos naturais que impedem que a água que existe no nosso planeta desapareça. Além disso, o solo, a vida marinha e até mesmo a luz do Sol trabalham juntos para purificar nossa água. Veja algumas evidências que mostram que nosso planeta foi projetado para sobreviver:
Foi comprovado que o solo tem a capacidade de eliminar muitas coisas que poluem a água. Por exemplo, nos pântanos, algumas plantas conseguem remover da água o nitrogênio, o fósforo e os pesticidas.
Cientistas descobriram processos físicos e biológicos que ajudam a purificar a água contaminada por resíduos orgânicos naturais. A água corrente dilui as substâncias prejudiciais, e então alguns micro-organismos agem para dissolvê-las.
Em questão de dias, mariscos e mexilhões podem retirar da água substâncias químicas que podem ser perigosas. E eles podem ser até mais eficientes do que estações de tratamento de água.
Nosso planeta mantém a água num sistema conhecido como ciclo da água, ou ciclo hidrológico. Esse ciclo, junto com outros processos naturais, impede que a água saia da nossa atmosfera ou desapareça de alguma forma.
Como os humanos estão tentando resolver esse problema?
Especialistas recomendam economizar água sempre que possível. Para diminuir a contaminação da água, eles incentivam consertar qualquer vazamento de óleo em nossos veículos e não jogar remédios nem substâncias tóxicas no ralo ou no vaso sanitário.
Com o objetivo de conseguir mais água potável, engenheiros têm desenvolvido métodos impressionantes de modernizar o processo de remover o sal da água do mar.
Mas é preciso fazer mais. Até mesmo o processo de remoção do sal da água do mar ainda é uma solução distante por causa do alto custo e do grande consumo de energia. Em um relatório de 2021, uma instituição relacionada às Nações Unidas disse o seguinte sobre o gerenciamento da água potável: “No mundo todo, é preciso dobrar os esforços nesse sentido.”
Que esperança a Bíblia nos dá?
“Deus . . . puxa para cima as gotas de água; o vapor se condensa para formar a chuva, então as nuvens a derramam, despejando-a sobre a humanidade.” —Jó 36:26-28.
Deus criou os ciclos naturais para proteger a água. — Eclesiastes 1:7.
Pense no seguinte: Se o Criador desenvolveu processos para purificar a água, será que ele não teria o desejo e a capacidade de consertar os estragos que o homem causou contra esse recurso tão valioso? Veja o artigo que está na página 15: “Deus promete que nosso planeta vai sobreviver”.