SERÁ QUE A TERRA VAI SOBREVIVER?
Oceanos
OS OCEANOS fornecem boa parte do nosso alimento e também muitos componentes que precisamos para fazer remédios. Nossos oceanos produzem mais da metade do oxigênio da Terra e absorvem emissões de carbono geradas pela ação humana. Além disso, os oceanos regulam o clima do nosso planeta.
Quais são os riscos?
As mudanças climáticas são uma ameaça para os recifes de coral e outras formas de vida marinha. Pelo menos 25% de toda a vida marinha que conhecemos depende dos recifes para sobreviver. Mas calcula-se que quase todos os recifes correm o risco de desaparecer dentro dos próximos 30 anos.
Especialistas dizem que cerca de 90% das aves que buscam seu alimento no mar já ingeriram plástico. E acredita-se que o plástico nos oceanos seja a causa da morte de milhões de animais marinhos todos os anos.
Em 2022, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse o seguinte: “Nós não cuidamos dos oceanos como deveríamos e hoje enfrentamos o que eu chamaria de ‘emergência oceânica’.”
Nosso planeta foi projetado para sobreviver
Os oceanos e a vida marinha foram projetados para se manterem limpos e saudáveis, mas a poluição humana atrapalha esse processo. De acordo com um livro sobre a crise climática, a quando uma parte do oceano fica livre da contaminação humana, “a capacidade dos oceanos de se regenerar entra em ação”. Veja alguns exemplos:
O fitoplâncton é um conjunto de minúsculos organismos que armazenam e consomem dióxido de carbono, considerado o principal gás que causa o aquecimento global. O fitoplâncton armazena praticamente a mesma quantidade de dióxido de carbono que todas as árvores e vegetações terrestres armazenam juntas.
Alguns micróbios se alimentam da carcaça de peixes, que poderia acabar poluindo o oceano. E mais tarde, esses mesmos micróbios viram o alimento de outras criaturas marinhas. De acordo com o Instituto Smithsonian, isso “mantém as águas do oceano claras e limpas”.
Muitas criaturas marinhas usam seu sistema digestivo para transformar águas ácidas do oceano em águas alcalinas. A água alcalina é mais saudável para os corais e outros animais marinhos, como os crustáceos.
Como os humanos estão tentando resolver esse problema?
“Melhor que limpar é não sujar.” Essa ideia também se aplica aos oceanos. Por isso, os especialistas incentivam as pessoas a reutilizar sacolas e outros objetos em vez de usar itens de plástico uma vez e então descartá-los.
Mas isso não é o suficiente. Recentemente, uma organização ambiental fez um trabalho de limpeza em praias de 112 países. Em um ano, essa organização retirou cerca de 8.300 toneladas de lixo trazido pelas marés. Mas isso foi apenas cerca de 0,1% de todo o lixo que chega nos oceanos a cada ano.
A revista National Geographic (em inglês) relatou que “o aumento na acidez [dos oceanos] que já aconteceu até agora é provavelmente irreversível”. As criaturas marinhas estão “numa guerra contra uma economia mundial que tem como base o uso de combustíveis fósseis baratos. Essa não é uma guerra justa”.
Que esperança a Bíblia nos dá?
“A terra está cheia dos teus trabalhos. Lá está o mar, tão extenso e vasto, fervilhando de inúmeros seres vivos, pequenos e grandes.” — Salmo 104:24, 25.
Nosso Criador fez os oceanos e deu a eles a capacidade de se manterem limpos. Pense no seguinte: Se ele conhece tão bem o mar e toda a vida marinha, será que ele também não conseguiria desfazer todo o dano causado aos oceanos? Veja o artigo que está na página 15: “Deus promete que nosso planeta vai sobreviver”.
a Regeneration: Ending the Climate Crisis in One Generation.
DESPERTAI!