LIÇÃO 3

É importante persistir

É importante persistir

O QUE É SER PERSISTENTE?

Quem é persistente não desiste quando surgem obstáculos e desapontamentos. A persistência é uma habilidade que vem com a experiência. Assim como uma criança só aprende a andar depois de cair algumas vezes, uma pessoa só aprende a viver depois de superar desafios.

POR QUE É IMPORTANTE SER PERSISTENTE?

A persistência vai ajudar seu filho a lidar melhor com os problemas quando crescer.

Algumas crianças ficam frustradas quando cometem erros, quando encontram problemas ou quando são corrigidas. Outras simplesmente desistem de vez. Mas é importante que elas entendam o seguinte:

COMO ENSINAR SEU FILHO A SER PERSISTENTE

Quando seu filho erra.

PRINCÍPIO BÍBLICO: “Mesmo que o justo caia sete vezes, ele se levantará de novo.” — Provérbios 24:16.

Ajude seu filho a ver as coisas como elas são. Por exemplo, imagine que ele tenha tirado nota baixa numa prova da escola. Talvez ele ache que é um fracasso e que não adianta se esforçar.

Para ensinar seu filho a ser persistente, ajude-o a pensar no que ele pode fazer para se sair melhor na próxima prova. Assim, ele vai aprender que precisa agir em vez de ficar com pena de si mesmo.

Mas tenha cuidado para não resolver o problema para seu filho. Em vez disso, ajude-o a encontrar a solução. Você pode perguntar a ele: “O que você pode fazer para entender melhor essa matéria?”

Quando acontecem coisas ruins.

PRINCÍPIO BÍBLICO: ‘Vocês não sabem como será a sua vida amanhã.’ — Tiago 4:14.

Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã. Quem é rico hoje pode perder tudo amanhã; quem tem saúde hoje pode ficar doente amanhã. A Bíblia diz: “Os velozes nem sempre vencem a corrida, e nem sempre os fortes vencem a batalha; . . . porque o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos eles.” — Eclesiastes 9:11.

É verdade que um pai quer fazer de tudo para proteger seu filho. Mas a realidade é que é impossível proteger um filho de todos os problemas da vida.

É claro que seu filho ainda não sabe o que é perder um emprego ou passar por dificuldades financeiras. Mas você pode ajudá-lo a lidar com outras situações como, por exemplo, quando ele briga com um amigo ou quando um parente morre. *

Quando seu filho é corrigido.

PRINCÍPIO BÍBLICO: “Escute o conselho . . . para se tornar sábio no futuro.” — Provérbios 19:20.

Disciplinar uma criança não significa ameaçar ou ofender; significa dar orientação e corrigir uma ação ou atitude que precisa melhorar.

Quando ensina seu filho a aceitar uma correção, você está poupando vocês dois de muita dor de cabeça. Um pai chamado John diz: “Se os filhos nunca sentirem na pele as consequências de seus erros, eles não vão aprender nunca. Os pais vão passar a vida toda correndo atrás dos filhos, socorrendo-os dos problemas. E isso acaba com a vida tanto dos pais como dos filhos!”

Como você pode ajudar seu filho a aceitar a disciplina? Não importa de onde a correção venha — da escola ou de qualquer outro lugar — não diga que a disciplina é injusta. Em vez disso, raciocine com seu filho:

  • “Por que você acha que chamaram a sua atenção?”

  • “Como você pode melhorar?”

  • “O que você vai fazer na próxima vez que for corrigido?”

Lembre-se: a disciplina vai ajudar seu filho hoje e por toda a vida dele.

^ parágrafo 21 Veja o artigo “Ajude seu filho a lidar com o pesar”, na Sentinela de 1.° de julho de 2008.