LIÇÃO 2

Vale a pena ser humilde

Vale a pena ser humilde

O QUE É SER HUMILDE?

Quem é humilde respeita outras pessoas, não é arrogante e não espera ser tratado de forma especial. Ele também se interessa de verdade por outras pessoas e está disposto a aprender com elas.

Alguns acham que uma pessoa humilde é fraca. Mas, na verdade, ela é forte porque é preciso coragem para admitir seus erros e entender que há coisas que você não consegue fazer.

POR QUE SER HUMILDE É IMPORTANTE?

  • Quem é humilde tem mais amigos. O livro A Epidemia do Narcisismo * diz que, “em geral, as pessoas humildes se dão bem com todo mundo” e “são mais compreensivas”.

  • Quem é humilde vai ter um futuro melhor. Aprender a ser humilde vai ajudar o seu filho agora e no futuro — por exemplo, quando ele for procurar emprego. O Dr. Leonard Sax disse: “Na entrevista de emprego, um jovem pode causar uma má impressão se demonstrar uma autoestima exagerada e não conhecer suas limitações. Mas, se o jovem estiver aberto às sugestões do entrevistador, ele vai ter mais chances de conseguir o emprego.” *

COMO ENSINAR SEU FILHO A SER HUMILDE

Ajude seu filho a ter os pés no chão.

PRINCÍPIO BÍBLICO: “Se alguém acha que é alguma coisa, quando não é nada, está enganando a si mesmo.” — Gálatas 6:3.

  • Cuidado para não iludir seu filho. Frases como “Todos os seus sonhos vão se realizar” e “Você pode ser o que quiser” podem até parecer inspiradoras, mas normalmente não é o que acontece na vida real. Seu filho tem mais chances de ser feliz se tiver metas realistas e se esforçar para atingi-las.

  • Melhor que elogiar seu filho é elogiar o que ele faz. Ficar dizendo o tempo todo para o seu filho o quanto ele é incrível não vai ajudá-lo a ser humilde. Por isso, elogie ações específicas.

  • Limite o uso que seu filho faz das redes sociais. Geralmente, as pessoas gostam de usar as redes sociais para ficar se gabando dos seus talentos e das coisas que fazem. Isso é o contrário de ser humilde.

  • Incentive seu filho a pedir desculpas. Ajude seu filho a entender o que ele fez de errado, a admitir o erro e a pedir desculpas o quanto antes.

Ensine seu filho a sempre ser grato.

PRINCÍPIO BÍBLICO: “Mostrem-se gratos.” — Colossenses 3:15.

  • Ajude-o a dar valor à natureza. As crianças devem observar a natureza e entender que precisamos dela para viver. Precisamos de ar para respirar, de água para beber e de alimento para comer. Use esses exemplos para ajudá-las a admirar e dar valor às coisas que Deus criou e a ser gratas por elas.

  • Ensine-o a valorizar as pessoas. Lembre ao seu filho que sempre vai ter alguém melhor que ele em alguma coisa. E, em vez de ficar com inveja das pessoas, ele pode admirar suas habilidades e até aprender com elas.

  • Mostrar gratidão. Ensine seu filho a dizer “obrigado” de coração, e não por obrigação. A gratidão é o começo da humildade.

Explique ao seu filho que é bom fazer coisas pelos outros.

PRINCÍPIO BÍBLICO: “Com humildade, considerem os outros superiores a vocês, buscando não somente os seus próprios interesses, mas também os interesses dos outros.” — Filipenses 2:3, 4.

  • Ensine seu filho a ajudar nas tarefas de casa. Dispensar seu filho das tarefas domésticas pode dar a ele a impressão de que ele é importante demais para fazê-las. Ele deve entender que as obrigações vêm antes da diversão; por isso, ele tem que ajudar em casa para depois ir brincar. Explique que ajudar em casa é bom para a família toda e que todos vão ficar felizes e respeitá-lo se ele fizer isso.

  • Mostre que fazer coisas pelos outros é uma honra. Servir os outros é a principal maneira de amadurecer. Por isso, ajude seu filho a descobrir quem precisa de ajuda e o que ele pode fazer a respeito. Elogie seu filho e o apoie no que ele fizer pelos outros.

^ parágrafo 7 Título original: The Narcissism Epidemic.

^ parágrafo 8 Título do livro: The Collapse of Parenting.