Como contar-lhe tudo o que sinto por ele?

Como contar-lhe tudo o que sinto por ele?

Os Jovens Perguntam . . .

Como contar-lhe tudo o que sinto por ele?

“Eu gostaria de saber: A quem cabe se declarar — ao homem ou à mulher?” — Camila. a

ELE é uma pessoa que você conhece há pouco tempo, ou talvez há algum tempo — alguém que gostaria que se tornasse mais do que um amigo. Está convicta de que ele sente o mesmo por você, mas tem medo ou é inibido demais para se declarar. Então você fica pensando se não seria melhor você mesma dar o primeiro passo. b

Antes de mais nada, é bom levarmos em conta os sentimentos das pessoas em nossa volta — a família e a comunidade. Por exemplo: Será que é costume na localidade os pais escolherem um cônjuge para os filhos? c Você pode até achar que namoro e casamento são assuntos pessoais. Mas como bom cristão, na medida do possível, não quer desagradar aos outros e procura dar consideração aos sentimentos da família e das pessoas queridas.

É verdade que o costume, em muitos países hoje, é os jovens se conhecerem e namorarem para depois poderem decidir se vão casar ou não. Nesses casos, seria errado a mulher tomar a iniciativa de mostrar interesse pelo homem? Novamente, depende muito de como isso é encarado pela família e pela comunidade. Poderia chocar ou escandalizar a muitos?

O que mais tem a Bíblia a dizer sobre a questão de a mulher ter o direito de tomar a iniciativa? Nos tempos bíblicos, Rute, mulher temente a Deus, tomou a iniciativa de procurar Boaz com a intenção de falar com ele sobre casamento. E Jeová Deus abençoou essa iniciativa dela. (Rute 3:1-13) É claro que Rute não era criança; ela era viúva e obviamente tinha idade para se casar. Não teve um comportamento leviano nem flertou com Boaz. Muito pelo contrário, seguiu todas as leis de Deus sobre o casamento. — Deuteronômio 25:5-10.

Mas talvez você já tenha idade para pensar em casamento e há um rapaz em quem está interessada. Mesmo assim não é bom se expor, abrindo-se logo com ele e revelando seus sentimentos. É uma situação muito delicada e até arriscada visto que ele talvez não tenha os mesmos sentimentos por você. É como colocar seu coração nas mãos de outra pessoa. Como ele vai lidar com o coração: com ternura ou o deixará cair no chão? Para evitar passar um vexame ou até sentir-se arrasada desnecessariamente, não há nada como seguir os princípios bíblicos.

Seja arguciosa

É muito fácil ficar romanceando. Você talvez até sonhe com o dia do casamento e com a vida depois disso. Lembre-se, no entanto, de que devaneios podem até ser agradáveis, mas não deixam de ser uma ilusão. Produzem desejos fascinantes que você não tem como satisfazer. E a Bíblia concorda com isso: “A expectativa adiada faz adoecer o coração.” (Provérbios 13:12) Devaneios também podem abalar seu bom critério impedindo-a de seguir o conselho de Provérbios 14:15, que diz: “O argucioso considera os seus passos.” Ser argucioso significa ter bom senso e juízo. Mas como ter bom senso e juízo quando se está apaixonada?

A princípio, tente ‘agir com conhecimento’. (Provérbios 13:16) É como disse uma jovem: “Você não pode amar um homem até conhecê-lo bem.” Então, não vá logo oferecendo o coração a ele. Preste atenção à sua maneira de ser e de se expressar. Observe como ele trata as pessoas. “Converse com os amigos dele e com adultos que o conhecem bem”, sugere um rapaz. Os irmãos da congregação ‘dão bom relato dele’? (Atos 16:2) Jéssica, uma jovem, sugere: “Sair em grupo e conhecer a família dele pode ser de muita ajuda.” Num grupo você poderá observá-lo sem a pressão de quando estão sozinhos.

Tudo isso leva tempo e exige paciência. Mas permitirá que veja atitudes, personalidade e qualidades que ou reforçarão ou esfriarão seus sentimentos por ele, fazendo com que mude de idéia. Provérbios 20:11 declara: “Mesmo pelas suas práticas se dá a conhecer o rapaz quanto a se a sua atuação é pura e reta.” Com certeza, mais cedo ou mais tarde, as ações dele acabarão revelando que tipo de pessoa ele é no íntimo.

Assim, use de bom senso e não se precipite. Controle aquela vontade de tomar a iniciativa de revelar seus sentimentos porque ele pode até corresponder, mas com o tempo talvez descubra que vocês não são compatíveis. E uma vez comprometida, pôr um fim a esse relacionamento pode acabar magoando o rapaz — em alguns casos até traumatizando-o.

A impressão que você causa

Ao mesmo tempo, o rapaz pode também estar observando você! Sua aparência manifesta qualidades cristãs? “Eu noto que muitas garotas não se vestem da maneira correta”, diz Jéssica. “Se você quer ser notada por uma pessoa espiritual, então precisa se vestir de modo modesto.” Não vá atrás do que o mundo da moda dita. Vista-se “com modéstia e bom juízo” e você atrairá um homem de qualidades cristãs. — 1 Timóteo 2:9.

A Bíblia também encoraja os cristãos jovens a serem um “exemplo . . . no falar”. (1 Timóteo 4:12) Sua maneira de falar revela muito sobre você. Como agir se surgirem oportunidades para falar com o rapaz? Se ele for tímido, poderá ficar sem jeito e nervoso. “Você talvez tenha de puxar assunto para ver como ele reage”, diz a jovem Talita.

Mas como? Se você falar sem parar sobre si mesma, ele pode achá-la egocêntrica e vazia por dentro. A Bíblia recomenda ‘não visar, em interesse pessoal, apenas os próprios assuntos, mas também, em interesse pessoal, os dos outros’. (Filipenses 2:4) Para ajudá-lo a se abrir um pouco, faça perguntas que o levem a falar sobre si mesmo ou sobre seus interesses.

Não seria correto recorrer à bajulação — “lábios falsos” ou “língua dolosa”. (Salmo 120:2) O homem de discernimento vai perceber que não são palavras do coração. Ao mesmo tempo, não diga coisas só para agradá-lo, principalmente se a conversa assumir um caráter mais sério e vocês passarem a falar sobre assuntos mais importantes, como alvos espirituais. Seja sempre você mesma sendo sincera, genuína e falando a verdade. Essa é a única maneira de você saber se pensam do mesmo jeito sobre o futuro.

Ele não corresponde

Mas, o que fazer se você notar, depois dessa abordagem de leve, que não acendeu nenhuma chama de amor nele? Passam semanas, meses, e ele não demonstra nenhum interesse por você. Será que deveria atribuir isso à timidez? Talvez seria bom você se perguntar: ‘Se ele é tão acanhado assim, será que está preparado para o casamento? Se eu casar com ele, será que vai conseguir ser chefe de família, ou vai querer passar a responsabilidade para mim?’ (1 Coríntios 11:3) Você faria bem em pensar também em outra possibilidade: ‘Será que é timidez ou ele simplesmente não está interessado em mim?’ Dói chegar a essa conclusão. Mas encarar essa realidade vai poupá-la do vexame de se declarar a alguém que não corresponde aos seus sentimentos.

Talvez você ache que tem provas do interesse dele, mas que ele é muito lento em dizer alguma coisa e que, com um pouco de incentivo, ele poderia se abrir. Talvez sim. Talvez não. Mas caso você decida tomar a iniciativa, saiba que existem riscos. Pense bem no que vai dizer e também se a ocasião é oportuna.

Por exemplo, você talvez decida que é mais indicado mostrar que gosta da atenção dele do que se declarar. Num ambiente descontraído e adequado, poderia dizer que gostaria de conhecê-lo melhor. Não se preocupe se as palavras saírem de modo desajeitado. Sua sinceridade pode revelar mais do que as palavras em si. Lembre-se de que, afinal, você está apenas dizendo que gostaria de namorar, não o está pedindo em casamento. Mesmo assim, talvez o pegue de surpresa, e nesse caso seria bom dar-lhe tempo para assimilar o que disse.

Se você chegou a conhecer bem o rapaz, vendo pessoalmente que ele é bom e atencioso, não tenha medo de uma reação ríspida ou de passar vexame. Mas e se a resposta dele for um bondoso, mas firme, “Não”? E o rapaz, como deve se comportar numa situação dessas? Outro artigo analisará essas questões.

[Nota(s) de rodapé]

a Alguns nomes foram mudados.

b Este artigo está voltado para as jovens, mas os textos bíblicos analisados também serão de ajuda para os rapazes e outros que pensam em namorar.

c Muitos casamentos arranjados dão certo. O casamento de Isaque e Rebeca nos tempos bíblicos foi arranjado, e Isaque “se enamorou dela”. (Gênesis 24:67) A lição que aprendemos disso é que não é bom irmos logo descartando costumes locais que não entram em conflito com a lei de Deus. — Atos 5:29.

[Foto na página 22]

Observar o comportamento do rapaz pode mudar seus sentimentos para com ele

[Foto na página 22]

Se você tiver interesse por alguém, converse com adultos responsáveis que o conhecem