AJUDA PARA A FAMÍLIA | JOVENS

Como aceitar correção

Como aceitar correção

O DESAFIO

“Quando alguém o corrige, está basicamente dizendo que você está fazendo algo errado. E não conheço ninguém que fale: ‘Ah, eu gosto tanto quando alguém me diz que estou fazendo algo errado!’” — Emily, 17 anos. a

Uma pessoa que descarta a correção é igual a um piloto que desconsidera as orientações da torre de controle. O resultado pode ser desastroso.

Você acha difícil ser corrigido pelos pais, professores e outros adultos? Então, este artigo vai ajudar você.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Todos nós precisamos de correção.

“Todos nós tropeçamos muitas vezes.” — Tiago 3:2.

“Se um dia você fizer algo errado e precisar ser corrigido, não precisa ter vergonha disso.” — Denise.

Ser corrigido não significa que você não faz nada certo.

“Jeová b repreende aquele a quem ama, assim como o pai faz com o filho em quem tem prazer.” — Provérbios 3:12.

“Quando uma pessoa me corrige, eu tento me concentrar em como deve ser difícil para ela fazer isso e como ela está sendo amorosa por me dar conselhos.” — Tamara.

A correção ajuda você a se tornar uma pessoa melhor.

‘Escutem a disciplina e tornem-se sábios.’ — Provérbios 8:33.

“A correção faz a gente crescer. Ela nos ajuda a perceber o que os outros pensam sobre nós e a controlar características negativas que a gente nem imaginava que tinha.” — Daniele.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Encare o assunto de maneira objetiva. Você fica ofendido quando alguém lhe corrige? Tente deixar de lado suas emoções. Para ajudá-lo a fazer isso, imagine-se fora da situação por um momento. Você está dando a mesma correção a uma pessoa — talvez a um irmão mais novo. Consegue agora perceber a importância desse conselho? Então, coloque-se novamente na situação e tente encarar o assunto da mesma maneira. — Princípio bíblico: Eclesiastes 7:9.

“Às vezes você fica tão chateada quando recebe uma crítica que esquece que a pessoa só estava tentando ajudar você a ser alguém melhor; ela não tinha intenção de magoar.” — Tamires.

Continue a ser humilde. Não rejeite a correção por causa de orgulho. Mas, ao mesmo tempo, não ache que é o fim do mundo só porque você precisa melhorar em algum aspecto. Uma atitude humilde vai ajudá-lo a evitar os dois extremos. Lembre-se: pode ser que a correção que mais dói é justamente a correção de que você mais precisa. Se decidir rejeitá-la, você pode perder uma valiosa oportunidade de crescer como pessoa. — Princípio bíblico: Provérbios 16:18.

Pode ser que a correção que mais dói é justamente a correção de que você mais precisa

“Aceitar correção é um aspecto importante do amadurecimento. Se você não aprender a aceitar e a aplicar a correção, vai acabar se prejudicando mais tarde.” — Lena.

Agradeça. Mesmo que você ache difícil aceitar a correção, agradeça a pessoa por ter lhe corrigido. Com certeza, ela quer o melhor para você. — Princípio bíblico: Salmo 141:5.

Não tem como errar se você disser: ‘Obrigado’, principalmente se você estava precisando daquele conselho. Mesmo se esse não for o caso, seja educado e agradeça a boa intenção da pessoa que deu o conselho.” — Carla.

a Alguns nomes neste artigo foram mudados.

b Segundo a Bíblia, Jeová é o nome de Deus.