O CONCEITO DA BÍBLIA

Jogatina

Jogatina

Algumas pessoas encaram a jogatina como uma diversão inocente, enquanto outras acham que é um vício perigoso.

Será que há algo de errado na jogatina?

O QUE AS PESSOAS DIZEM

Muitas acham que a jogatina é uma diversão inofensiva, desde que seja praticada legalmente. Alguns jogos de azar legalizados, como as loterias patrocinadas pelo governo, geram fundos para programas que beneficiam o público.

O QUE A BÍBLIA DIZ

Apesar de não fazer nenhuma menção específica à jogatina, a Bíblia contém vários princípios orientadores que revelam o que Deus pensa sobre esse assunto.

A natureza básica da jogatina — ganhar dinheiro à custa de outros — vai contra o conselho bíblico de ‘guardar-se de toda sorte de cobiça’. (Lucas 12:15) Na verdade, a jogatina é alimentada pela cobiça, ou ganância. As instituições que promovem jogos de azar anunciam grandes prêmios. Ao mesmo tempo, elas minimizam o fato de que as chances de ganhar são bem pequenas, pois sabem que o sonho de ficar rico faz os jogadores apostarem grandes somas de dinheiro nos cassinos. Em vez de ajudar as pessoas a evitar a ganância, a jogatina atiça o desejo de dinheiro fácil.

A jogatina se baseia num objetivo essencialmente egoísta: ganhar o dinheiro que outros jogadores perderam. Mas a Bíblia incentiva a pessoa a “buscar, não a sua própria vantagem, mas a da outra pessoa”. (1 Coríntios 10:24) E um dos Dez Mandamentos declara: “Não deves desejar . . . qualquer coisa que pertença ao teu próximo.” (Êxodo 20:17) Na esperança de ganhar, o jogador, na verdade, espera que outros percam dinheiro para que ele possa lucrar.

A Bíblia também nos alerta contra encararmos a sorte como uma força mística que pode ajudar em determinadas situações. No antigo Israel, alguns que não tinham fé em Deus começaram a pôr “uma mesa para o deus da Boa Sorte”. Será que Deus aprovava essa devoção? Não. Deus disse a eles: “Continuastes a fazer o que era mau aos meus olhos e escolhestes a coisa de que não me agradei.” — Isaías 65:11, 12.

É verdade que, em algumas partes do mundo, usa-se o dinheiro arrecadado em jogos de azar legalizados para financiar a educação, o desenvolvimento econômico e outros programas sociais do governo. Mas usar o dinheiro dessa forma não muda a maneira como ele foi obtido — por meio de atividades que abertamente incentivam a ganância e o egoísmo e que promovem a ideia de conseguir algo sem fazer esforço.

“Não deves desejar . . . qualquer coisa que pertença ao teu próximo.” — Êxodo 20:17.

Que efeitos negativos a jogatina tem sobre o jogador?

O QUE A BÍBLIA DIZ

A Bíblia nos avisa que “os que estão resolvidos a ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitos desejos insensatos e nocivos, que lançam os homens na destruição e na ruína”. (1 Timóteo 6:9) A jogatina está muito relacionada à ganância, e a ganância é tão corrosiva que foi alistada na Bíblia entre diversos comportamentos a serem completamente evitados. — Efésios 5:3.

Por promover o desejo de ganhar dinheiro facilmente, a jogatina alimenta o amor ao dinheiro — algo que a Bíblia identifica como “raiz de toda sorte de coisas prejudiciais”. O desejo por dinheiro pode facilmente se tornar uma influência sufocante na vida de uma pessoa, gerando ansiedade intensa e prejudicando a fé em Deus. Figurativamente falando, a Bíblia descreve os que foram seduzidos pelo amor ao dinheiro como se tivessem ‘traspassado a si mesmos com muitas dores’. — 1 Timóteo 6:10, Almeida, revista e corrigida.

A ganância produz descontentamento, deixando as pessoas infelizes e insatisfeitas com sua situação financeira. “O mero amante da prata não se fartará de prata, nem o amante da opulência, da renda.” — Eclesiastes 5:10.

Milhões de pessoas que foram atraídas à jogatina descobriram que é muito difícil se livrar desse vício cruel. Esse problema é comum no mundo inteiro. Por exemplo, somente nos Estados Unidos, estima-se que haja milhões de viciados em jogos de azar.

Um provérbio diz: “A herança que se obtém com ganância no princípio, no final não será abençoada.” (Provérbios 20:21, Nova Versão Internacional) O vício em jogos de azar tem levado pessoas a se afundar em dívidas e até a entrar em falência. Muitas também acabam com seu casamento, perdem o emprego e amigos. Mas aplicar os princípios orientadores da Bíblia pode ajudar uma pessoa a evitar os efeitos negativos da jogatina.

“Os que estão resolvidos a ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitos desejos insensatos e nocivos, que lançam os homens na destruição e na ruína.” — 1 Timóteo 6:9.