O que você pode fazer para lidar com a ansiedade?
A ANSIEDADE é como um peso enorme no coração. (Pro. 12:25) Você já se sentiu ansioso a ponto de achar que não ia mais aguentar? Se isso já aconteceu com você, lembre-se que você não é o único. Muitos se sentem exaustos, ansiosos e deprimidos por diferentes razões. Por exemplo, alguns precisam cuidar de alguém da família que está doente, outros perderam alguém que amavam na morte e alguns passaram pelo estresse de um desastre natural. Mas o que você pode fazer para lidar com a ansiedade? *
Considerar o exemplo do rei Davi pode nos ajudar muito a lidar com a ansiedade. Ele passou por muitas situações difíceis e até correu risco de vida. (1 Sam. 17:34, 35; 18:10, 11) O que ajudou Davi a lidar com tanta ansiedade? Como nós podemos imitar o exemplo dele?
COMO DAVI CONSEGUIU LIDAR COM A ANSIEDADE?
Davi passou por vários problemas ao mesmo tempo. Considere uma situação que aconteceu enquanto ele fugia do rei Saul, que queria matá-lo. Depois de voltarem de uma batalha, Davi e seus homens ficaram chocados ao ver que os inimigos tinham roubado suas coisas, queimado suas casas e levado suas esposas e filhos. Como Davi reagiu a tudo isso? Ele e seus homens “começaram a chorar alto, até que não tinham mais forças para chorar”. E para piorar a situação, os homens em quem Davi confiava “falavam em apedrejá-lo”. (1 Sam. 30:1-6) Davi estava enfrentando três grandes problemas ao mesmo tempo: sua família estava em perigo, seus homens de confiança queriam matá-lo e o rei Saul ainda estava à procura dele. Dá para imaginar o tamanho da ansiedade de Davi?
O que Davi fez? Sem pensar duas vezes, ele “se fortaleceu em Jeová, seu Deus”. E como Davi fez isso? Ele tinha o costume de orar a Jeová pedindo ajuda e também meditava nas vezes em que tinha sido ajudado por Jeová. (1 Sam. 17:37; Sal. 18:2, 6) Davi sabia que precisava buscar a orientação de Jeová. E foi isso que ele fez. Assim que soube o que deveria fazer, Davi agiu imediatamente. E qual foi o resultado? Ele e seus homens foram abençoados e conseguiram recuperar seus bens e resgatar suas esposas e filhos. (1 Sam. 30:7-9, 18, 19) Você percebeu que três coisas Davi fez? Ele orou pedindo ajuda, meditou em como já tinha sido ajudado por Jeová e agiu seguindo a orientação de Jeová. E como podemos imitar o exemplo de Davi? Vamos ver três maneiras.
IMITE DAVI QUANDO ESTIVER ANSIOSO
1. Orar. Toda vez que nos sentimos ansiosos, podemos orar a Jeová pedindo ajuda e sabedoria. Orar a Jeová sem pressa, contando tudo o que estamos passando, vai nos ajudar a nos sentir melhor. Mas se fazer isso não for possível, podemos fazer uma oração rápida, em silêncio. Toda vez que buscamos a ajuda de Jeová, mostramos que confiamos nele assim como Davi, que disse: “Jeová é meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. Meu Deus é minha rocha, em quem me refugio.” (Sal. 18:2) Mas será que a oração realmente faz diferença? Uma pioneira chamada Kahlia diz: “Depois de orar, eu me sinto em paz. A oração me ajuda a pensar do mesmo modo que Jeová e a confiar mais nele.” Sem dúvida, a oração é um presente de Jeová para nos ajudar a lidar com a ansiedade.
2. Meditar. Você consegue lembrar de alguma situação difícil na vida que você só conseguiu vencer com a ajuda de Jeová? Quando meditamos em como Jeová ajudou seus servos no passado e como ele já nos ajudou, a nossa paz e confiança em Jeová aumentam. (Sal. 18:17-19) Um ancião chamado Joshua disse: “Eu tenho uma lista das orações que Jeová já me respondeu. Isso me ajuda a lembrar das vezes que pedi a Jeová algo específico e ele me deu exatamente o que eu precisava.” Isso é verdade! Quando pensamos em quantas vezes Jeová já nos ajudou no passado, ganhamos mais força para lutar contra os pensamentos que nos deixam ansiosos.
3. Agir. Antes de decidir o que fazer em uma situação, precisamos procurar as orientações de Deus que estão na Bíblia. (Sal. 19:7, 11) Muitas pessoas perceberam que quando pesquisam mais a fundo um versículo fica mais fácil entender como colocar em prática aquele conselho. Um ancião chamado Jarrod explica: “Fazer pesquisa me ajuda a entender mais o que um versículo da Bíblia está falando e o que Jeová quer me ensinar com aquilo. Isso me ajuda a guardar no coração o que aprendi e a agir de acordo com aquela orientação.” Quando procuramos a orientação de Jeová na Bíblia e a aplicamos em nossa vida, fica mais fácil lidar com a ansiedade.
JEOVÁ VAI TE AJUDAR A VENCER
Davi sabia que, para vencer a luta contra a ansiedade, ele precisava da ajuda de Jeová. Davi dava tanto valor a tudo o que Jeová fazia por ele, que disse: “Com o poder de Deus posso escalar uma muralha. O verdadeiro Deus é aquele que me reveste de força.” (Sal. 18:29, 32) Às vezes, parece que nossos problemas são tão grandes como uma muralha, difíceis de superar. Mas com a ajuda de Jeová, nós podemos escalar qualquer muralha que surgir em nosso caminho. Como vimos, para conseguirmos lidar com a ansiedade, precisamos orar a Jeová pedindo ajuda, meditar em como Jeová já nos ajudou e agir de acordo com as orientações que ele nos der. Se fizermos isso, podemos ter certeza que ele vai nos dar a força e a sabedoria que precisamos para lidar com as ansiedades!
^ Uma pessoa que sente forte ansiedade, a ponto de afetar o dia a dia, talvez precise procurar ajuda médica.
Achamos que você vai gostar
PERGUNTAS BÍBLICAS RESPONDIDAS
Onde podemos encontrar esperança?
Uma fonte de orientações confiáveis pode melhorar a nossa vida e nos ajudar a encarar o futuro com confiança.
A SENTINELA
Será que Deus ouve nossas orações?
A Bíblia nos garante que Deus ouve nossas orações quando oramos do jeito que ele espera.
ENSINOS BÍBLICOS IMPORTANTES
Será que você pode ser amigo de Deus?
Já por muitos anos, as pessoas procuram conhecer melhor o seu Criador. A Bíblia pode nos ajudar a ser amigos de Deus. Para começar essa amizade, temos que saber o nome de Deus.
DESPERTAI!
Um mundo em crise — Não perca a esperança
A Bíblia nos ajuda a lidar com os problemas da vida e nos dá uma esperança para o futuro.
ENSINOS BÍBLICOS
Experimente nosso curso da Bíblia
Faça um curso gratuito da Bíblia com um instrutor particular.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)