Em Levítico 19:16, lemos o mandamento: “Não se levante contra a vida do seu próximo.” O que isso significa, e que lição podemos aprender?
Jeová disse que os israelitas deviam ser santos. E para ajudá-los a fazer isso, Jeová deu as seguintes orientações: “Não ande entre o seu povo espalhando calúnias. Não se levante contra a vida do seu próximo. Eu sou Jeová.” — Lev. 19:2, 16.
A expressão ‘se levantar contra’ é uma tradução literal do texto hebraico. Mas o que será que ela quer dizer? Uma obra de referência judaica falou o seguinte: “Essa parte do versículo é . . . difícil de entender porque não sabemos ao certo qual o significado da expressão hebraica, que literalmente significa ‘não ficar em pé sobre, do lado, perto’.”
Alguns estudiosos acham que essa frase tem a ver com o versículo 15, que diz: “Não façam injustiça no julgamento. Não mostre parcialidade a favor do pobre nem favoreça o rico. Você deve julgar o seu próximo com justiça.” (Lev. 19:15) Se esse for o caso, o mandamento no versículo 16 sobre não ‘se levantar contra’ alguém poderia ter o sentido de não agir de uma forma injusta em tribunais, nos negócios ou na família. Um israelita não poderia fazer algo desonesto para tirar vantagem de alguém ou de uma situação. É verdade que nós não devemos fazer essas coisas, mas existe uma explicação que faz mais sentido para a frase do versículo 16.
Veja o que diz o começo do versículo 16. Ali, Jeová diz que ninguém devia espalhar calúnias entre o seu povo. É importante lembrar que a calúnia é algo muito mais sério do que só falar da vida dos outros. (Pro. 10:19; Ecl. 10:12-14; 1 Tim. 5:11-15; Tia. 3:6) Quando uma pessoa conta calúnias, ela está de propósito contando mentiras para acabar com a reputação de alguém. Quem conta calúnias pode chegar ao ponto de dar falso testemunho contra outro, mesmo sabendo que isso pode resultar na morte de quem foi acusado. Um exemplo disso foram aqueles dois homens que caluniaram Nabote e deram falso testemunho contra ele. Isso fez Nabote ser apedrejado injustamente. (1 Reis 21:8-13) Ou seja, como diz Levítico 19:16, uma pessoa que fala uma calúnia está se levantando contra a vida do seu próximo, podendo até causar a morte dele.
Além disso, se alguém faz uma calúnia contra uma pessoa é sinal de que ele odeia aquela pessoa. Em 1 João 3:15, lemos o seguinte: “Todo aquele que odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que a vida eterna não permanece em nenhum assassino.” É interessante notar que, depois de Jeová ter dito que não era certo se levantar contra a vida de alguém, ele disse: “Não odeie seu irmão no coração.” — Lev. 19:17.
Por isso, o mandamento de Levítico 19:16 serve como um aviso para os cristãos. Precisamos nos esforçar para não ter pensamentos ruins e acabar caluniando outra pessoa. Se nos ‘levantarmos contra’ uma pessoa, caluniando e falando mal dela, vamos mostrar que temos ódio no coração por ela. Como cristãos, não podemos fazer isso. — Mat. 12:36, 37.