Alegria — uma qualidade que faz a diferença

Alegria — uma qualidade que faz a diferença

MUITAS pessoas querem ter alegria na vida. Mas, nestes últimos dias, todo mundo enfrenta problemas que são “difíceis de suportar”. (2 Tim. 3:1) Aos poucos, podemos perder nossa alegria por causa de injustiças, problemas de saúde, desemprego, morte de alguém querido, ansiedade e tristeza. Até mesmo servos de Jeová podem ficar desanimados e perder a alegria. Se isso aconteceu com você, como voltar a ter alegria?

Para responder a essa pergunta, primeiro precisamos entender o que é a verdadeira alegria e como alguns continuaram alegres mesmo enfrentando desafios. Daí, vamos aprender o que precisamos fazer para manter a alegria e como ser ainda mais feliz.

O QUE É ALEGRIA?

Ter verdadeira alegria não é a mesma coisa que estar sempre rindo ou se divertindo. Por exemplo, pode ser que um bêbado fique rindo à toa. Mas, quando volta ao normal, ele não acha nada engraçado voltar para uma vida que pode estar cheia de problemas. Aquele pequeno momento de felicidade não era alegria de verdade. — Pro. 14:13.

Por outro lado, a verdadeira alegria é algo que vem do nosso coração. É o que sentimos quando conseguimos ou esperamos algo muito bom. É um sentimento de felicidade, mesmo que as coisas ao nosso redor estejam ruins. (1 Tes. 1:6) Ou seja, uma pessoa pode estar passando por um problema e mesmo assim ter alegria. Por exemplo, certa vez os apóstolos foram espancados porque estavam pregando. Mesmo assim, “eles saíram do Sinédrio, alegres porque tinham sido considerados dignos de ser desonrados por causa do nome dele”. (Atos 5:41) Claro que eles não estavam felizes por ter apanhado. Mas eles ficaram alegres por terem sido leais a Jeová.

Mas a verdadeira alegria não se desenvolve sozinha. Por quê? Porque ela é uma qualidade do fruto do espírito. Por isso, precisamos do espírito santo de Jeová para desenvolver a verdadeira alegria, que faz parte da “nova personalidade”. (Efé. 4:24; Gál. 5:22) E, quando desenvolvemos alegria, fica mais fácil enfrentar os problemas da vida.

EXEMPLOS QUE QUEREMOS IMITAR

Quando criou a Terra, Jeová queria que só acontecessem coisas boas aqui. Mas hoje a Terra está cheia de coisas e pessoas ruins. Mesmo assim, Jeová não perdeu a alegria. A Bíblia diz: “Na sua morada há força e alegria.” (1 Crô. 16:27) Além disso, Jeová fica muito feliz ao ver tudo o que os seus servos estão fazendo na Terra hoje. — Pro. 27:11.

Nós podemos imitar a Jeová quando as coisas não saem como a gente queria. Em vez de ficarmos preocupados demais e perder a alegria, devemos pensar nas coisas boas que já temos e esperar com paciência o novo mundo. a

A Bíblia também fala de muitos humanos que, mesmo enfrentando desafios, não perderam a alegria. Um deles foi Abraão. Muitas pessoas causaram dificuldades para ele. E, algumas vezes, a vida dele ficou em risco. (Gên. 12:10-20; 14:8-16; 16:4, 5; 20:1-18; 21:8, 9) Mas, mesmo em situações difíceis, Abraão continuou alegre. Como ele conseguiu isso? Ele sempre pensava na esperança de viver no novo mundo governado pelo Messias. (Gên. 22:15-18; Heb. 11:10) Jesus disse: “Abraão, o pai de vocês, alegrou-se muito com a perspectiva de ver o meu dia.” (João 8:56) Podemos imitar Abraão por sempre pensar nas alegrias que vamos ter no futuro. — Rom. 8:21.

Paulo e Silas também pensavam nas promessas de Jeová para o futuro. A fé deles nessas promessas era tão forte que eles continuaram alegres, mesmo enfrentando desafios. Uma vez eles foram espancados e jogados na prisão. Enquanto estavam presos, “por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e louvando a Deus com cânticos”. (Atos 16:23-25) É verdade que a esperança que tinham para o futuro deu força para eles. Mas eles também se alegraram porque estavam defendendo o nome de Jesus. Assim como Paulo e Silas, devemos sempre pensar nas bênçãos de sermos fiéis a Jeová. — Fil. 1:12-14.

Em nossos dias, também existem muitos irmãos que continuam alegres mesmo enfrentando dificuldades. Por exemplo, em novembro de 2013, o supertufão Haiyan atingiu as Filipinas e destruiu as casas de mais de mil famílias de Testemunhas de Jeová. A casa de George, que ficava na cidade de Tacloban, foi totalmente destruída. Mas veja o que ele disse: “Mesmo com tudo o que aconteceu, os irmãos estão felizes. É até difícil explicar a alegria que estamos sentindo.” Isso mostra que mesmo em situações difíceis podemos continuar alegres. Como? Pensando em tudo de bom que Jeová já fez por nós. Mas será que temos outros motivos para não perder a alegria?

NOSSOS MOTIVOS DE ALEGRIA

Será que existe motivo maior para alegria do que ser amigo de Jeová? Pense nisto: nós conhecemos o Soberano do Universo! Sem falar que Jeová é nosso amigo, Deus e Pai. — Sal. 71:17, 18.

Também ficamos muito felizes pela vida que Jeová nos deu e por podermos ter prazer nela. (Ecl. 3:12, 13) Além disso, quando Jeová nos escolheu como seus servos, ele nos deixou saber qual é a vontade dele para nós. (Col. 1:9, 10) Saber disso faz a nossa vida ter sentido. Por outro lado, quem não serve a Jeová não consegue entender qual é o objetivo da vida. Paulo falou sobre isso quando disse: “‘O olho não viu e o ouvido não ouviu, nem foram concebidas no coração do homem as coisas que Deus preparou para os que o amam.’ Porque é a nós que Deus as revelou por meio do seu espírito.” (1 Cor. 2:9, 10) Saber qual é a vontade de Jeová nos dá muita alegria.

Pense também em tudo o que Jeová já fez pelo seu povo. Ele deu a vida do seu Filho para que os nossos pecados pudessem ser perdoados. (1 João 2:12) Jeová também nos deu a esperança de logo estarmos no Paraíso. (Rom. 12:12) E hoje, junto com nossos irmãos, formamos uma família mundial. (Sal. 133:1) Além disso, a Bíblia nos diz que Jeová protege os seus servos de Satanás e dos demônios. (Sal. 91:11) Se sempre pensarmos em todas essas bênçãos que Jeová nos deu, nossa alegria vai aumentar cada vez mais. — Fil. 4:4.

COMO TER MAIS ALEGRIA

Será que podemos ter ainda mais alegria? Jesus disse: “Eu lhes disse essas coisas para que vocês sintam a mesma alegria que eu, e a sua alegria se torne plena.” (João 15:11) Isso mostra que podemos sim aumentar nossa alegria. Podemos comparar a alegria com uma fogueira. Se você quer que o fogo fique mais quente, o que você faz? Aumenta a quantidade de lenha, não é mesmo? Lembre-se: a alegria é parte do fruto do espírito. Assim, se queremos aumentar nossa alegria, precisamos orar a Jeová pedindo espírito santo. Também precisamos ler a Bíblia e meditar nela, afinal ela foi inspirada por espírito santo. — Sal. 1:1, 2; Luc. 11:13.

Também aumentamos nossa alegria quando fazemos coisas que agradam a Jeová. (Sal. 35:27; 112:1) Por quê? Porque nós fomos criados para ‘temer o verdadeiro Deus e obedecer aos seus mandamentos, pois essa é toda a obrigação do homem’. (Ecl. 12:13) Em outras palavras, fomos criados para fazer a vontade de Deus. Por isso, quando obedecemos a Jeová, conseguimos ter alegria de verdade. b

TER ALEGRIA TRAZ MUITAS BENÇÃOS

As bênçãos de ter verdadeira alegria vão além de nos sentirmos bem por dentro. Quando servimos a Jeová com alegria, mesmo enfrentando dificuldades, nos tornamos mais agradáveis aos olhos dele. (Deut. 16:15; 1 Tes. 5:16-18) Além disso, se formos felizes de verdade, não vamos querer ir atrás de bens materiais. Pelo contrário, vamos fazer sacrifícios para apoiar ainda mais o Reino de Deus. (Mat. 13:44) E, ao ver os bons resultados desses esforços, nossa alegria vai aumentar. Teremos a sensação de dever cumprido e estaremos ajudando outros a também serem mais felizes. — Atos 20:35; Fil. 1:3-5.

Depois de estudar bastante sobre saúde, um pesquisador da Universidade de Nebraska, dos Estados Unidos, escreveu: “Se você está feliz e satisfeito com a sua vida agora, é bem provável que tenha uma boa saúde no futuro.” Isso está de acordo com a Bíblia, que diz: “O coração alegre é um bom remédio.” (Pro. 17:22) Ou seja, ser uma pessoa alegre ajuda a ter uma boa saúde.

Sem dúvida, mesmo enfrentando dificuldades, é possível ter e manter verdadeira alegria. Mas precisamos da ajuda do espírito santo. Recebemos essa ajuda quando oramos, estudamos a Bíblia e meditamos nela. Também, aumentamos nossa alegria quando pensamos nas bênçãos que Jeová nos dá, imitamos a fé de outros e nos esforçamos para fazer a vontade de Jeová. Ao fazer essas coisas, vamos ter o mesmo sentimento do salmista, que disse: “O justo se alegrará em Jeová e se refugiará nele.” — Sal. 64:10.

a A qualidade da paciência vai ser considerada em outro artigo desta série.