Por que era bom que os israelitas pudessem oferecer tanto rolas quanto pombos?
DE ACORDO com a Lei que Deus deu a Moisés, tanto rolas quanto pombos eram ofertas aceitáveis a Jeová. Essas duas aves são sempre mencionadas juntas nas leis sobre sacrifícios, e uma podia ser usada no lugar da outra. (Lev. 1:14; 12:8; 14:30) Por que isso era bom? Um dos motivos é que nem sempre era fácil conseguir rolas. Por que não?
As rolas são aves migratórias que podem ser encontradas em todo o território de Israel durante os meses mais quentes. Todos os anos, no outono, elas voam para o sul, para países mais quentes, e voltam para Israel na primavera. (Cân. 2:11, 12; Jer. 8:7) Isso quer dizer que, nos tempos bíblicos, era difícil para os israelitas oferecer rolas como sacrifício durante o inverno.
Por outro lado, os pombos não costumam migrar. Então é possível encontrá-los em Israel em qualquer época do ano. Além disso, os pombos eram domesticados. (Veja João 2:14, 16.) De acordo com o livro Plantas e Animais da Bíblia,* “todos os povoados e cidades da Palestina tinham pombos domesticados. Cada casa tinha seu próprio pombal, ou buraco na parede, onde as aves podiam viver”. — Veja Isaías 60:8.
Assim, por aceitar aves que os israelitas podiam facilmente encontrar durante todo o ano, Jeová mostrou que é um Deus amoroso e razoável.