ESTUDO 3

CÂNTICO 35 O que é mais importante

Tome decisões que deixem Jeová feliz

Tome decisões que deixem Jeová feliz

“O temor de Jeová é o início da sabedoria, e conhecer o Santíssimo é entendimento.”PRO. 9:10.

OBJETIVO

Ver como podemos usar o conhecimento, o entendimento e o discernimento para tomar boas decisões.

1. Que desafio todos nós enfrentamos?

 TODOS os dias, temos que tomar decisões. Algumas são relativamente fáceis de tomar, como decidir o que comer no café da manhã ou que horário vamos dormir. Já outras decisões são mais difíceis e podem afetar nossa saúde, nossa felicidade, as pessoas que amamos ou nossa adoração a Jeová. Queremos tomar decisões que sejam para o nosso bem e para o bem da nossa família. E acima de tudo, queremos que nossas decisões agradem a Jeová. — Rom. 12:1, 2.

2. Quais são os passos para tomar decisões sábias?

2 É mais provável que você tome uma decisão sábia se você (1) procurar saber os fatos, (2) levar em conta o que Jeová pensa e (3) analisar as opções. Este estudo vai falar sobre esses três passos e também vai nos ajudar a ver como treinar nossa capacidade de discernimento. — Pro. 2:11.

PROCURE SABER OS FATOS

3. Por que você precisa saber os fatos antes de tomar uma decisão? Dê um exemplo.

3 A primeira coisa que você precisa fazer para tomar uma boa decisão é conhecer os fatos. Por que isso é importante? Imagine que uma pessoa vai ao médico por causa de um sério problema de saúde. Será que o médico vai escolher um tratamento sem primeiro examinar o paciente ou fazer perguntas? Claro que não. Você também vai tomar melhores decisões se primeiro analisar todos os fatos envolvidos na situação. Mas como você pode fazer isso?

4. Como você pode saber os fatos? (Provérbios 18:13) (Veja também a imagem.)

4 Geralmente, você consegue saber os fatos fazendo perguntas. Por exemplo, imagine que você é convidado para uma festinha. Será que você deve ir? Se você não conhece muito bem quem está organizando a festa ou o que vai acontecer lá, você precisa fazer algumas perguntas, como: “Onde e quando vai ser? Quem foi convidado? Quantas pessoas vão estar lá? Quem vai ser o responsável pelo que acontece nessa festa? O que as pessoas vão fazer? Será que vai ter bebidas alcoólicas?” As respostas a essas perguntas vão ajudar você a tomar uma decisão sábia. — Leia Provérbios 18:13.

Faça perguntas para saber os fatos (Veja o parágrafo 4.) a


5. Depois de saber os fatos, o que você precisa fazer?

5 Agora que você tem os fatos, tente juntar as peças do quebra-cabeça. Por exemplo, e se você descobrir que algumas pessoas que estarão na festa não respeitam os princípios da Bíblia? E se não houver ninguém responsável para garantir que as pessoas não bebam demais? Você acha que essa festa poderia acabar perdendo o controle? (1 Ped. 4:3) Você também pode analisar se essa festinha vai atrapalhar o horário da sua reunião ou do serviço de campo. Depois de ver o quadro completo, você vai ter melhores condições de tomar uma boa decisão. Mas ainda existe outra coisa que é preciso fazer. Você já sabe bem o que você pensa sobre o assunto; mas o que será que Jeová pensa? — Pro. 2:6.

LEVE EM CONTA O QUE JEOVÁ PENSA

6. Por que devemos pedir a ajuda de Jeová em oração? (Tiago 1:5)

6 Peça a Jeová que o ajude a entender a maneira de pensar dele. Jeová promete nos dar sabedoria para que possamos saber se uma decisão irá ou não agradar a ele. Jeová dá essa sabedoria “a todos generosamente, sem censurar”. — Leia Tiago 1:5.

7. De que maneira você pode descobrir o que Jeová pensa sobre um assunto, e como podemos ilustrar isso?

7 Depois de orar pedindo a orientação de Jeová, preste bastante atenção à resposta que ele der. Pense nesta ilustração: se você ficasse perdido ao viajar, você teria que pedir a ajuda de alguém que morasse no local. Mas será que você sairia andando e iria embora antes de a pessoa responder? É claro que não. Você ouviria com atenção às orientações dessa pessoa. Da mesma maneira, depois de pedir sabedoria a Jeová, tente perceber a resposta dele. Você pode fazer isso procurando na Bíblia quais leis e princípios se aplicam à sua situação. Por exemplo, ao decidir se você vai ou não à festinha, você poderia analisar o que a Bíblia diz sobre festas, sobre más associações e sobre colocar o Reino à frente das nossas preferências pessoais. — Mat. 6:33; Rom. 13:13; 1 Cor. 15:33.

8. O que você pode fazer se estiver precisando de ajuda para encontrar alguma informação? (Veja também a imagem.)

8 Talvez você precise de ajuda para encontrar a informação que está procurando. Você pode pedir sugestões a um irmão ou irmã mais experiente. Mas também vai ser muito bom se você fizer sua própria pesquisa. Dá para encontrar bastante informação em nossas ferramentas de estudo, como o Guia de Pesquisa para Testemunhas de Jeová e o livro Princípios Bíblicos para a Vida Cristã. Não se esqueça do seu objetivo: tomar uma decisão que deixe Jeová feliz.

Leve em conta o que Jeová pensa (Veja o parágrafo 8.) b


9. Como podemos ter certeza que nossa decisão vai agradar a Jeová? (Efésios 5:17)

9 Como podemos ter certeza que nossa decisão vai agradar a Jeová? Em primeiro lugar, devemos conhecê-lo muito bem. E a Bíblia diz que “conhecer o Santíssimo é entendimento”. (Pro. 9:10) Ou seja, o verdadeiro entendimento vem de conhecer as qualidades de Jeová, o seu propósito e as coisas que ele ama ou odeia. Então, pergunte-se: ‘Pensando em tudo o que eu sei sobre Jeová, será que ele vai ficar feliz com a minha decisão?’ — Leia Efésios 5:17.

10. Por que os princípios da Bíblia sempre devem ser a coisa mais importante para nós?

10 Às vezes, para agradar a Jeová, precisamos fazer algo que acaba decepcionando nossos amigos ou familiares. Por exemplo, alguns pais, com boas intenções, insistem que sua filha se case com um homem que tem muito dinheiro, mesmo que ele não seja uma pessoa tão espiritual. É verdade que os pais estão preocupados com a filha e querem que ela tenha uma vida confortável. Mas será que esse futuro marido vai conseguir ajudá-la a progredir em sentido espiritual e a manter uma forte amizade com Jeová? O que será que Jeová pensa sobre esse assunto? Encontramos a resposta em Mateus 6:33. Lá, os cristãos são incentivados a continuar ‘buscando primeiro o Reino’. É claro que respeitamos a opinião dos nossos pais e das pessoas que são importantes para nós, mas nossa maior preocupação sempre deve ser deixar Jeová feliz.

ANALISE AS OPÇÕES

11. Que qualidade mencionada em Filipenses 1:9, 10 vai nos ajudar a analisar nossas opções?

11 Depois de encontrar princípios da Bíblia que têm a ver com a sua decisão, você precisa pensar bem nas suas opções. (Leia Filipenses 1:9, 10; veja a nota de estudo “pleno discernimento”.) A qualidade do discernimento vai ajudar você a imaginar o que pode acontecer dependendo da decisão que tomar. Às vezes, fica bem claro qual decisão tomar, mas esse nem sempre é o caso. Algumas decisões são mais complexas. Por isso, o discernimento pode ajudar você a tomar decisões mesmo em situações mais difíceis.

12-13. Quando for escolher um emprego, como o discernimento pode ajudar você a tomar uma boa decisão?

12 Imagine esta situação: você está procurando um emprego para sustentar sua família. Você tem duas opções de trabalho, e as duas opções estão de acordo com os princípios da Bíblia. Daí você começa a pensar nos fatos: o tipo de trabalho, o horário, a distância entre o trabalho e sua casa, entre outras coisas. Talvez você até prefira um deles porque é um tipo de trabalho que você gosta ou porque o salário é melhor. Mas existem outros fatores que você precisa levar em conta antes de tomar uma decisão.

13 Por exemplo, será que o trabalho vai atrapalhar você de assistir às reuniões? Será que vai diminuir o tempo que você tem para dar atenção à sua família e cuidar da espiritualidade dela? Responder a essas perguntas vai ajudar você a colocar “as coisas mais importantes” em primeiro lugar, ou seja, colocar sua adoração a Jeová e as necessidades da sua família à frente das suas preferências ou de um salário melhor. Assim, você vai conseguir tomar uma decisão que Jeová vai abençoar.

14. Como o discernimento e o amor nos ajudam a não fazer outros tropeçar?

14 O discernimento também nos faz pensar em como nossas decisões podem afetar outras pessoas. Dessa forma, não vamos ‘fazer outros tropeçar’. (Fil. 1:10) Isso é importante quando tomamos decisões sobre assuntos como o modo de nos vestir e nos arrumar. Por exemplo, talvez a gente prefira certo estilo de roupa ou forma de se arrumar. Mas e se outras pessoas, dentro ou fora da congregação, ficassem ofendidas com nossa escolha? O discernimento vai nos ajudar a respeitar os sentimentos delas. E o amor vai nos motivar a buscar os interesses “da outra pessoa”, reconhecendo que nossa liberdade de escolha tem limites e sendo modestos ao nos vestir e nos arrumar. (1 Cor. 10:23, 24, 32; 1 Tim. 2:9, 10) Assim, vamos tomar uma decisão que mostre o amor e o respeito que temos por outros.

15. No que você ainda precisa pensar antes de tomar uma decisão importante?

15 Se você precisa tomar uma grande decisão, pense em tudo o que está envolvido para colocar essa decisão em prática. Jesus nos ensinou a ‘calcular a despesa’. (Luc. 14:28) Então, leve em conta a quantidade de tempo, recursos e esforços necessários para que a decisão dê certo. Em alguns casos, você precisa conversar com sua família para determinar o que cada um precisa fazer para que a decisão funcione. Por que todo esse planejamento é importante? Porque pode ajudar você a ver que precisa fazer alguns ajustes ou pode ser que você encontre uma ideia melhor. E, quando você envolve toda a família ao tomar uma decisão e escuta as sugestões, fica mais fácil todos trabalharem juntos para que a decisão dê certo. — Pro. 15:22.

TOME UMA BOA DECISÃO

16. Que passos vão ajudar você a tomar uma boa decisão? (Veja também o quadro “ Como tomar decisões sábias?”.)

16 Se você seguiu os passos que vimos neste estudo, você está pronto para tomar uma decisão sábia. Você reuniu os fatos e analisou os princípios bíblicos para tomar uma decisão que agrade a Jeová. Agora você pode pedir a ajuda de Jeová para que a sua decisão dê certo.

17. Qual é o segredo para tomar boas decisões?

17 Mesmo que você já tenha tomado boas decisões no passado, lembre-se que o segredo é confiar, não na sua própria inteligência ou experiência de vida, mas na sabedoria de Jeová. Só ele pode dar a você o verdadeiro conhecimento, entendimento e discernimento — os ingredientes da sabedoria. (Pro. 2:1-5) Se fizer isso, Jeová vai te ajudar a tomar decisões que agradem a ele. — Sal. 23:2, 3.

CÂNTICO 28 Quem pode ser amigo de Jeová?

a DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Um grupo de jovens conversam sobre um convite para uma festa que eles receberam por mensagem.

b DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Um dos irmãos faz pesquisas antes de decidir se vai ou não à festa.