ESTUDO 27
Não pense de si mesmo mais do que é necessário
“Digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo mais do que é necessário pensar, mas que cada um pense de um modo que revele bom senso.” — ROM. 12:3.
CÂNTICO 130 Vamos perdoar uns aos outros
O QUE VAMOS VER *
1. Que conselho Filipenses 2:3 dá, e quais são os benefícios de colocá-lo em prática?
A HUMILDADE nos ajuda a aceitar os padrões de Jeová. Ela nos faz perceber que Deus sempre sabe o que é melhor para nós. (Efé. 4:22-24) Essa qualidade nos motiva a colocar a vontade de Jeová acima da nossa e a considerar os outros superiores a nós. O resultado disso é que temos um relacionamento melhor com Jeová e com nossos irmãos. — Leia Filipenses 2:3.
2. O que o apóstolo Paulo reconheceu, e o que vamos ver neste estudo?
2 Mas se não tomarmos cuidado, podemos ser influenciados pelas pessoas orgulhosas e egoístas * do sistema de Satanás. Parece que isso estava acontecendo com alguns cristãos do primeiro século, porque o apóstolo Paulo escreveu aos romanos: “Digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo mais do que é necessário pensar, mas que cada um pense de um modo que revele bom senso.” (Rom. 12:3) Paulo reconheceu que é importante termos autoestima. Mas temos que ser equilibrados. E a humildade é que nos ajuda a ter esse equilíbrio. Neste estudo, vamos ver como a humildade pode nos ajudar a não ser orgulhosos em três áreas de nossa vida: (1) no casamento, (2) ao lidarmos com privilégios de serviço e (3) ao usarmos as redes sociais.
SEJA HUMILDE NO CASAMENTO
3. Por que podem surgir desentendimentos no casamento, e como alguns reagem quando isso acontece?
3 Jeová criou o casamento para que marido e mulher fossem felizes. Mas ninguém é perfeito; então, é de se esperar que os casais se desentendam. Tanto é que Paulo escreveu que os que fossem se casar podiam esperar certas dificuldades. (1 Cor. 7:28) Algumas pessoas notam que estão sempre brigando com o marido ou com a esposa. Daí, elas começam a achar que seu casamento não vale mais a pena. Se essas pessoas se deixarem levar pelo pensamento do mundo, elas vão logo concluir que a única solução é o divórcio. Elas vão pensar que o mais importante é ir atrás da própria felicidade.
4. Com o que devemos tomar cuidado?
4 Devemos tomar cuidado para não ficarmos descontentes com nosso casamento. Nós já sabemos que o único motivo que a Bíblia dá para o divórcio é a imoralidade sexual. (Mat. 5:32) Por isso, quando surgirem as dificuldades que Paulo mencionou, não podemos permitir que o orgulho nos faça ter pensamentos como: ‘Esse casamento não me satisfaz mais. Não recebo o amor que eu mereço. Talvez eu possa ser feliz se encontrar outra pessoa.’ Notou onde está o foco desses pensamentos? É sempre no eu. A sabedoria do mundo diz que você deve seguir seu coração e ir atrás de sua felicidade. Já a sabedoria de Deus diz que você deve buscar “não somente os seus próprios interesses, mas também os interesses dos outros”. (Fil. 2:4) Jeová quer que você mantenha seu casamento, e não que desista dele. (Mat. 19:6) É importante pensar primeiro em Jeová, não em você mesmo.
5. De acordo com Efésios 5:33, como marido e esposa devem tratar um ao outro?
5 Marido e esposa devem se tratar com amor e respeito. (Leia Efésios 5:33.) A Bíblia nos ensina a nos concentrar em dar em vez de em receber. (Atos 20:35) Que qualidade vai ajudar um casal a mostrar amor e respeito? A humildade. O marido e a esposa que são humildes não buscam a sua própria vantagem, mas “a da outra pessoa”. — 1 Cor. 10:24.
6. O que você aprendeu dos comentários de Steven e Stephanie?
6 A humildade ajuda muitos maridos e esposas cristãos a ser mais felizes no casamento. Por exemplo, um marido chamado Steven diz: “Se vocês dois são um time, vocês vão trabalhar juntos, principalmente quando acontecerem problemas. Em vez de pensar: ‘O que é melhor para mim?’, você vai pensar: ‘O que é melhor para nós?’” Stephanie, esposa de Steven, pensa o mesmo. Ela diz: “Ninguém quer morar com um adversário. Por isso, quando discordamos de alguma coisa, nós tentamos identificar o problema. Daí, oramos, pesquisamos e conversamos sobre isso. Nós atacamos o problema, e não um ao outro.” Sem dúvida, maridos e esposas que não pensam demais de si mesmos são mais felizes.
SIRVA A JEOVÁ “COM TODA A HUMILDADE”
7. O irmão que recebe um privilégio de serviço deve ter que atitude?
7 Para nós, é um privilégio poder servir a Jeová, não importa como. (Sal. 27:4; 84:10) Se um irmão pode se colocar à disposição para um privilégio especial de serviço, ele está de parabéns. A própria Bíblia diz: “Se um homem está se esforçando para ser superintendente, deseja uma obra excelente.” (1 Tim. 3:1) Mas o irmão que recebe uma designação não deve pensar de si mesmo mais do que é necessário. (Luc. 17:7-10) O objetivo dele deve ser servir outros com humildade. — 2 Cor. 12:15.
8. O que aprendemos dos exemplos de Diótrefes, Uzias e Absalão?
8 A Bíblia traz exemplos negativos de pessoas que pensavam demais de si mesmas. Diótrefes não era modesto e queria “ocupar o primeiro lugar” na congregação. (3 João 9) Uzias foi motivado pelo orgulho a realizar uma tarefa que Jeová tinha designado só para os sacerdotes. (2 Crô. 26:16-21) Absalão tentou de modo sutil conquistar o apoio do povo para poder se tornar rei. (2 Sam. 15:2-6) Esses relatos bíblicos deixam bem claro que Jeová não gosta de pessoas que buscam a própria glória. (Pro. 25:27) O orgulho e a ambição só levam ao desastre. — Pro. 16:18.
9. Que exemplo Jesus deixou?
9 Por outro lado, veja o exemplo que Jesus deixou. A Bíblia diz que, “embora ele existisse em forma de Deus, não pensou numa usurpação, isto é, em ser igual a Deus”. (Fil. 2:6) Depois de Jeová, Jesus é a maior autoridade que existe. Mesmo assim, ele não pensa mais de si mesmo do que é necessário. Ele disse a seus discípulos: “Quem se comporta como menor entre todos vocês é o que é grande.” (Luc. 9:48) É tão bom saber que servimos lado a lado com pioneiros, servos ministeriais, anciãos e superintendentes de circuito que são humildes como Jesus! A humildade que os servos de Jeová mostram contribui para um espírito amoroso na congregação, e é esse amor que nos identifica como a organização de Deus. — João 13:35.
10. O que você deve fazer se achar que os problemas de sua congregação não estão sendo bem cuidados?
10 Pode ser que sua congregação esteja com alguns problemas, e você ache que os anciãos não estão cuidando bem deles. O que fazer? Em vez de ficar reclamando, seja humilde e apoie os que exercem a liderança. (Heb. 13:17) Algo que pode ajudá-lo é pensar nestas perguntas: ‘Os problemas que estou vendo são tão sérios assim que precisam ser corrigidos? Será que este é o momento certo de corrigi-los? É minha obrigação resolver esses problemas? Sendo sincero comigo mesmo, estou tentando promover a união da congregação ou estou tentando me promover?’
11. De acordo com Efésios 4:2, 3, como nossa congregação vai se beneficiar se servirmos a Jeová com humildade?
11 Para Jeová, a humildade vale mais que a habilidade, e a união vale mais que a eficiência. Por isso, faça seu melhor para servir a Jeová com humildade. Desse modo, você vai contribuir para a união da congregação. (Efé. 4:2, 3) Como podemos mostrar humildade? Seja ativo na pregação. Procure modos de servir outros e faça coisas bondosas por eles. Seja hospitaleiro com todos, incluindo com aqueles que não têm privilégios especiais na congregação. (Mat. 6:1-4; Luc. 14:12-14) Quando você trabalha de modo humilde pela congregação, os outros não vão notar apenas suas habilidades, mas também a sua humildade.
SEJA HUMILDE AO USAR AS REDES SOCIAIS
12. O que a Bíblia diz sobre ter amigos?
12 Jeová quer que tenhamos momentos felizes com nossa família e nossos amigos. (Sal. 133:1) Jesus tinha bons amigos. (João 15:15) A Bíblia fala dos benefícios de termos amizades verdadeiras. (Pro. 17:17; 18:24) E ela fala que não é bom nos isolarmos dos outros. (Pro. 18:1) Muitas pessoas acham que usar redes sociais é um modo de fazer muitos amigos e de não se sentir isoladas. Mas é preciso ter cuidado ao usar esse meio de comunicação.
13. Por que alguns que usam redes sociais podem se sentir solitários e deprimidos?
13 Pesquisas mostram que pessoas que passam muito tempo vendo fotos e comentários nas redes sociais se sentem mais solitárias e deprimidas. Por quê? Um possível motivo é que as fotos que as pessoas postam na internet geralmente mostram os grandes momentos de suas vidas. Elas escolhem as melhores fotos de si mesmas, de seus amigos e dos lugares empolgantes em que estiveram. Daí, a pessoa que fica do outro lado vendo essas fotos começa a se comparar e a achar que sua vida é apenas normal — ou até mesmo sem graça. Uma irmã de 19 anos admite: “Eu comecei a sentir inveja de ver todo mundo se divertindo bastante nos fins de semana, enquanto eu ficava em casa sem fazer nada.”
14. Como o conselho bíblico em 1 Pedro 3:8 nos ajuda a usar as redes sociais com sabedoria?
14 É claro que as redes sociais podem ser usadas para coisas boas — como para manter contato com a família e com os amigos. Mas já notou que parte do conteúdo que as pessoas postam nas redes sociais serve apenas para elas se mostrarem? Parece que a mensagem que elas querem passar é: “Olhem para mim!” Alguns até mesmo usam palavras grosseiras e obscenas para comentar suas próprias fotos ou as fotos de outros. Isso também vai contra o incentivo que a Bíblia dá para os cristãos de mostrar humildade e empatia. — 1 Ped. 3:8.
15. Que conselhos da Bíblia nos ajudam a não ser como as pessoas que ficam se mostrando?
15 Se você usa redes sociais, pergunte-se: ‘Será que as fotos, vídeos e comentários que posto podem dar a impressão de que estou me exibindo? Poderiam deixar outros com inveja?’ A Bíblia diz: “Tudo o que há no mundo — o desejo da carne, o desejo dos olhos e a ostentação de posses — não se origina do Pai, mas se origina do mundo.” (1 João 2:16) Os cristãos não precisam ficar se mostrando para outros. Eles seguem o conselho bíblico: “Não nos tornemos presunçosos, atiçando competição uns contra os outros, invejando uns aos outros.” (Gál. 5:26) A humildade vai nos ajudar a não ser contaminados pelo espírito orgulhoso deste mundo.
“PENSE DE UM MODO QUE REVELE BOM SENSO”
16. Por que não podemos ser orgulhosos?
16 Precisamos ser humildes porque os orgulhosos não têm “bom senso”. (Rom. 12:3) A pessoa orgulhosa gosta de discutir e se acha importante demais. Geralmente, ela pensa e age de um modo que machuca a si mesma e a outros. Se essa pessoa não mudar de atitude, Satanás vai cegar e corromper a mente dela. (2 Cor. 4:4; 11:3) Por outro lado, a pessoa humilde tem bom senso. Ela encara a si mesma de modo equilibrado e razoável, e reconhece que os outros são superiores a ela em muitos aspectos. (Fil. 2:3) E ela sabe que “Deus se opõe aos arrogantes, mas concede bondade imerecida aos humildes”. (1 Ped. 5:5) Uma pessoa de bom senso não vai querer ter Jeová como oponente.
17. O que temos que fazer para continuar humildes?
17 Para continuarmos humildes, precisamos aplicar o conselho bíblico de ‘nos despir da velha personalidade com as suas práticas e nos revestir da nova’. Isso exige bastante esforço. Temos que estudar o exemplo de Jesus e tentar imitá-lo o máximo possível. (Col. 3:9, 10; 1 Ped. 2:21) Mas esse esforço vale a pena. Quando aprendemos a ser humildes, a nossa vida em família fica melhor, ajudamos a congregação a ficar mais unida e não usamos as redes sociais para chamar atenção para nós mesmos. E acima de tudo, recebemos as bênçãos e o favor de Jeová.
CÂNTICO 117 A qualidade da bondade
^ parágrafo 5 O mundo de hoje está cheio de pessoas orgulhosas e egoístas. Precisamos tomar cuidado, senão podemos ser contaminados pela atitude dessas pessoas. Neste estudo, vamos falar sobre três áreas em que não devemos pensar de nós mesmos mais do que é necessário.
^ parágrafo 2 ENTENDA MELHOR: A pessoa orgulhosa tem a tendência de pensar demais em si mesma e pouco nos outros. É por isso que a pessoa orgulhosa se torna egoísta. Por outro lado, quem é humilde pensa nos outros e não se acha a pessoa mais importante de todas.
^ parágrafo 56 IMAGEM: Um ancião que tem a habilidade de fazer discursos em congressos e de supervisionar outros irmãos também considera um privilégio limpar o Salão do Reino e exercer a liderança na pregação.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)