ESTUDO 28
O Reino já é uma realidade!
“O reino do mundo se tornou o Reino do nosso Senhor e do seu Cristo.” — APO. 11:15.
CÂNTICO 22 Que venha o Reino de Deus!
O QUE VAMOS VER a
1. Qual é a situação do mundo atualmente, e o que isso prova?
AO OLHAREM para a situação atual do mundo, muitos acham difícil acreditar que as coisas vão melhorar. Afinal de contas, as famílias estão se dividindo, as pessoas estão ficando cada vez mais violentas e egoístas, e muitos acham difícil confiar naqueles que têm autoridade. Mas na verdade tudo isso é prova de que as coisas estão para melhorar. Por quê? Porque as pessoas estão agindo exatamente como a Bíblia disse que aconteceria nos “últimos dias”. (2 Tim. 3:1-5) Qualquer pessoa que parar para analisar os fatos vai reconhecer que a profecia sobre os últimos dias está se cumprindo. E isso prova que Jesus já está governando no Reino de Deus. Mas, além da profecia em 2 Timóteo 3:1-5, existem outras profecias que falam sobre o Reino de Deus e que já estão se cumprindo. Rever algumas delas vai fortalecer nossa fé.
2. O que vamos ver neste estudo, e o que vamos conseguir entender? (Comente a imagem da capa.)
2 Neste estudo, vamos ver (1) uma profecia que nos ajuda a entender quando o Reino de Deus começou a governar, (2) profecias que nos ajudam a ter certeza de que Jesus se tornou Rei do Reino de Deus no céu e (3) profecias que mostram como os inimigos do Reino de Deus vão ser destruídos. Veremos que essas profecias são como peças de um quebra-cabeça. Quando juntamos essas peças, conseguimos ver o quadro completo e entender onde estamos na corrente do tempo. Também conseguimos entender que tudo está acontecendo de acordo com o tempo de Jeová.
COMO PODEMOS SABER QUANDO O REINO FOI ESTABELECIDO?
3. O que a profecia em Daniel 7:13, 14 indicava sobre Jesus?
3 A profecia em Daniel 7:13, 14 indicava que Jesus Cristo seria o governante perfeito para o Reino de Deus. Pessoas de todas as nações ficariam felizes em servi-lo, e ele nunca seria substituído por outro rei. Outra profecia em Daniel predisse que Jesus começaria a governar no final de um período chamado de “sete tempos”. Será que é possível mesmo saber quando Jesus se tornou Rei?
4. Como Daniel 4:10-17 nos ajuda a saber o ano em que Jesus se tornou Rei? (Veja também a nota.)
4 Leia Daniel 4:10-17. Os “sete tempos” representam um período de 2.520 anos. Esse período começou em 607 antes de Cristo, quando os babilônios tiraram do poder o último rei da linhagem de Davi que governava em Jerusalém. E quando terminaram os sete tempos? Terminaram em 1914, quando Jeová entronizou Jesus, “aquele que tem o direito legal” de ser o Rei do Reino de Deus. b — Eze. 21:25-27.
5. Por que a profecia dos “sete tempos” é importante para nós?
5 Por que essa profecia é importante para nós? Entender a profecia sobre os “sete tempos” fortalece a nossa confiança de que Jeová vai cumprir suas promessas no momento certo. Por exemplo, Jeová escolheu o momento certo para Jesus se tornar Rei. Da mesma forma, todas as outras profecias vão se cumprir no tempo de Jeová. Podemos ter certeza de que o dia de Jeová “não se atrasará”. — Hab. 2:3.
COMO SABEMOS QUE JESUS SE TORNOU O REI DO REINO DE DEUS?
6. (a) Como sabemos que Jesus já está reinando no céu? (b) Como Apocalipse 6:2-8 confirma isso?
6 Perto do fim de seu ministério, Jesus disse algumas coisas que iriam acontecer aqui na Terra na época em que ele estivesse governando no céu. Entre outras coisas, ele falou sobre guerras, fome e terremotos. Ele também falou que aconteceriam pestilências, ou doenças, “num lugar após outro”. A covid-19 é um exemplo disso. Todos esses acontecimentos fazem parte do que a Bíblia chama de “o sinal” da presença de Cristo. (Mat. 24:3, 7; Luc. 21:7, 10, 11) Mais de 60 anos depois de sua morte e ressurreição, Jesus deu para o apóstolo João mais detalhes desses acontecimentos. (Leia Apocalipse 6:2-8.) Todas essas coisas estão acontecendo desde que Jesus se tornou Rei, em 1914.
7. Por que a situação do mundo piorou tanto depois que Jesus se tornou Rei?
7 Por que as coisas aqui na Terra pioraram tanto depois que Jesus se tornou Rei? Apocalipse 6:2 dá uma informação importante. A primeira coisa que Jesus fez quando se tornou Rei foi guerrear contra Satanás e os demônios. O capítulo 12 de Apocalipse diz que Satanás e seus demônios perderam a guerra e foram lançados aqui para a Terra. Desde então, Satanás tem descontado toda a sua raiva na humanidade, e isso está causando muito sofrimento para todos nós. — Apo. 12:7-12.
8. Por que não ficamos preocupados demais com a situação do mundo?
8 Por que essas profecias são importantes para nós? Os acontecimentos atuais e a atitude ruim das pessoas são provas de que Jesus já se tornou Rei. Por isso, em vez de ficarmos chateados com a atitude egoísta e cruel das pessoas, precisamos nos lembrar que tudo isso é cumprimento de profecias bíblicas. O Reino já é uma realidade! (Sal. 37:1) Ao passo que o Armagedom se aproxima, podemos esperar que as coisas piorem ainda mais. (Mar. 13:8; 2 Tim. 3:13) É muito bom servirmos a um Deus amoroso que nos ajuda a entender por que as coisas no mundo estão tão difíceis.
COMO OS INIMIGOS DO REINO DE DEUS SERÃO DESTRUÍDOS?
9. Como Daniel 2:28, 31-35 descreve a última potência mundial, e quando ela surgiria?
9 Leia Daniel 2:28, 31-35. Nós estamos vendo essa profecia se cumprir hoje. O sonho de Nabucodonosor indicou o que iria acontecer depois de Cristo começar a reinar, “na parte final dos dias”. Os inimigos de Jesus aqui na Terra incluiriam a última potência mundial, que é representada pelos pés “de ferro e de argila” da estátua. Essa potência já está governando. Ela surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, quando a Grã-Bretanha e os Estados Unidos formaram uma parceria. A estátua do sonho de Nabucodonosor também indicou pelo menos duas características da Potência Mundial Anglo-Americana que a tornariam diferente de todas as potências anteriores.
10. (a) Como a profecia de Daniel descreve com exatidão a Potência Anglo-Americana? (b) Que cuidado precisamos ter? (Veja o quadro “ Cuidado com a argila!”.)
10 A primeira característica é que a Potência Anglo-Americana não é representada por apenas um material, como as potências anteriores mencionadas na visão de Daniel. Ela é representada por uma mistura de dois materiais: ferro e argila. A argila representa “a descendência da humanidade”, isto é, o povo comum. (Dan. 2:43, nota) Hoje em dia, podemos ver claramente a influência que as pessoas em geral têm sobre os líderes políticos nas eleições e através de campanhas de direitos civis, manifestações e sindicatos. Por causa disso, os governos não conseguem realizar tudo o que querem.
11. Por que podemos ter certeza de que estamos vivendo no tempo do fim?
11 A segunda característica da Potência Anglo-Americana, representada pelos pés da imensa estátua, é que ela é a última potência mundial predita na Bíblia. Depois dela, não haverá nenhuma outra. O fim dela será no Armagedom, quando for destruída pelo Reino de Deus junto com todos os outros governos humanos. c — Apo. 16:13, 14, 16; 19:19, 20.
12. A profecia de Daniel nos dá que esperança?
12 Por que essa profecia é importante para nós? A profecia de Daniel traz mais informações que mostram que estamos vivendo no tempo do fim. Mais de 2.500 anos atrás, Daniel predisse que, depois de Babilônia, outras quatro potências mundiais surgiriam e teriam um impacto sobre o povo de Deus. Além disso, Daniel revelou que a última dessas potências seria a Potência Mundial Anglo-Americana. Isso nos enche de esperança, porque sabemos que o Reino de Deus em breve vai destruir todos os governos humanos e governar sobre a Terra inteira. — Dan. 2:44.
13. Como se cumpriu a profecia de Apocalipse 17:9-12?
13 Leia Apocalipse 17:9-12. A destruição causada pela Primeira Guerra Mundial levou ao cumprimento de outra profecia bíblica sobre os últimos dias. Os líderes mundiais queriam que houvesse paz no mundo. Por isso, em janeiro de 1920, eles formaram a Liga das Nações, que foi substituída pelas Nações Unidas em outubro de 1945. Na profecia essa organização é chamada de “um oitavo rei”. Mas ela não é uma potência mundial, porque sua influência e poder dependem do apoio de outros governos, que na Bíblia são chamados de “dez reis”.
14-15. (a) O que Apocalipse 17:3-5 fala sobre “Babilônia, a Grande”? (b) O que está acontecendo hoje com as religiões falsas?
14 Leia Apocalipse 17:3-5. Deus fez João ter uma visão, e nela, ele viu uma prostituta, “Babilônia, a Grande”, que simboliza todas as religiões falsas do mundo. Como essa visão está se cumprindo? Já por muito tempo, as religiões falsas têm apoiado e colaborado com os governos mundiais. Muito em breve, Jeová vai colocar no coração dos governantes do mundo “o desejo de executarem o pensamento dele”. Qual vai ser o resultado? Esses governos, ou seja, os “dez reis”, vão atacar e destruir todas as religiões falsas. — Apo. 17:1, 2, 16, 17.
15 Como sabemos que o fim de Babilônia, a Grande, está próximo? Para respondermos a essa pergunta, podemos nos lembrar que a antiga cidade de Babilônia era, em grande parte, protegida pelas águas do rio Eufrates. O livro de Apocalipse compara os milhões de pessoas que apoiam Babilônia, a Grande, com essas “águas” que servem de proteção. (Apo. 17:15) Mas Apocalipse também diz que essas águas se ‘secariam’, indicando que as religiões falsas perderiam seus apoiadores. (Apo. 16:12) Essa profecia está se cumprindo hoje, porque muitas pessoas estão se afastando das religiões e procurando soluções para seus problemas em outros lugares.
16. Que dois motivos temos para nos alegrar com o cumprimento da profecia de Apocalipse 17?
16 Por que essas profecias são importantes para nós? O surgimento das Nações Unidas e o fato de que muitas pessoas não apoiam mais as religiões falsas provam que estamos nos últimos dias. Mas mesmo que Babilônia, a Grande, esteja perdendo o apoio dos seus seguidores, o fim dela não virá por causa disso. Como vimos, Jeová vai fazer com que os “dez reis”, que representam os poderes políticos que apoiam as Nações Unidas, ‘executem o pensamento dele’. Quando o mundo menos esperar, esses poderes vão destruir Babilônia, a Grande. E isso vai pegar todo mundo de surpresa. (Apo. 18:8-10) A destruição de Babilônia, a Grande, vai abalar o mundo e talvez traga muitas dificuldades. Mas o povo de Deus vai ter pelo menos dois motivos para se alegrar. Primeiro, as religiões falsas vão ser destruídas para sempre. E segundo, estaremos muito perto de ficarmos livres deste mundo mau! — Luc. 21:28.
OLHE PARA O FUTURO COM CONFIANÇA
17-18. (a) O que podemos fazer para continuar fortalecendo a nossa fé? (b) O que vamos ver no próximo estudo?
17 Daniel disse que o ‘conhecimento verdadeiro se tornaria abundante’, e é isso mesmo que está acontecendo! Nós entendemos as profecias sobre os nossos dias. (Dan. 12:4, 9, 10) Elas estão se cumprindo em detalhes e isso aumenta nossa admiração e respeito por Jeová e sua Palavra. (Isa. 46:10; 55:11) Por isso, continue fortalecendo a sua fé por estudar a Bíblia e ajudar outros a também ter uma amizade forte com Jeová. Todos aqueles que confiarem em Jeová vão ser protegidos por ele e vão ter “contínua paz”. — Isa. 26:3.
18 No próximo estudo, vamos ver algumas profecias que falam sobre o povo de Deus no tempo do fim. Vamos ver que essas profecias também provam que estamos vivendo nos últimos dias. Além disso, veremos provas de que nosso Rei, Jesus Cristo, está liderando o povo de Deus.
CÂNTICO 61 Avancem, Testemunhas!
a Nós estamos vivendo em uma das épocas mais emocionantes de todos os tempos! O Reino de Deus já está estabelecido, assim como as profecias bíblicas disseram. Neste estudo, vamos ver algumas dessas profecias e como elas fortalecem nossa fé em Jeová e nos ajudam a continuar calmos não só agora, mas também nos dias à frente.
b Veja a lição 32, ponto 4, do livro Seja Feliz para Sempre! e o vídeo O Reino de Deus Começou a Governar em 1914, no site jw.org.
c Para saber mais sobre as profecias de Daniel, veja A Sentinela de 15 de junho de 2012, páginas 14 a 18.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)