Paz — Como você pode ter?
NO MUNDO de hoje, está cada vez mais difícil sentir paz interior. E, quando achamos que estamos em paz, acontece alguma coisa que tira a nossa tranquilidade. Mas a Bíblia nos ensina como ter paz e como não perdê-la. E ela também mostra como podemos ajudar outros a encontrar a paz.
COMO TER A VERDADEIRA PAZ?
Para termos paz interior, precisamos nos sentir seguros e calmos. Também devemos ter bons amigos. E, se quisermos que nossa paz nunca acabe, o mais importante é ter amizade com Deus. Como podemos ser amigos dele?
Quando fazemos o que Jeová pede, mostramos que confiamos nele e que queremos estar em paz com ele. (Jer. 17:7, 8; Tia. 2:22, 23) Jeová, por sua vez, vai se tornar nosso amigo e vai nos dar paz interior. Isaías 32:17 diz: “O resultado da verdadeira justiça será a paz, e o fruto da verdadeira justiça será tranquilidade e segurança permanentes.” Jeová dá “tranquilidade e segurança” para aqueles que são obedientes no coração. — Isa. 48:18, 19.
Outra coisa que pode nos ajudar a sentir paz é um presente muito precioso que nosso Pai nos dá: o espírito santo. — Atos 9:31.
O ESPÍRITO DE DEUS NOS AJUDA
O apóstolo Paulo disse que a paz faz parte do “fruto do espírito”. (Gál. 5:22, 23) Somente o espírito de Jeová pode produzir a verdadeira paz. Por isso, se queremos sentir paz interior, precisamos deixar que o espírito santo aja em nós. Mas como o espírito santo pode nos ajudar a encontrar a paz? Vamos ver dois modos.
Primeiro, leia a Bíblia regularmente. (Sal. 1:2, 3) Quando meditamos no que a Bíblia diz, o espírito santo nos ajuda a ver os assuntos pelo ponto de vista de Jeová. Por exemplo, vemos como ele é um Deus pacífico e por que ele considera a paz algo tão importante. Ler a Bíblia e colocar em prática o que aprendemos nos ajuda a sentir mais paz. — Pro. 3:1, 2.
Segundo, peça o espírito santo. (Luc. 11:13) Se pedirmos a ajuda de Jeová, ele promete que ‘a paz dele, que está além de toda compreensão, guardará o nosso coração e a nossa mente por meio de Cristo Jesus’. (Fil. 4:6, 7) Se sempre orarmos e pedirmos o espírito santo, Jeová vai nos dar a paz interior que só os amigos dele podem sentir. — Rom. 15:13.
Esses dois conselhos da Bíblia foram úteis para muitas pessoas. Elas entenderam que precisavam fazer mudanças na vida para ter paz com elas mesmas, com Jeová e com outros. Como elas conseguiram isso?
PESSOAS QUE ENCONTRARAM A PAZ
Entre as Testemunhas de Jeová, há muitas pessoas que antes eram ‘propensas à ira’. Mas elas aprenderam a ser mais bondosas, pacientes e pacíficas. a (Pro. 29:22) Foi o que aconteceu no caso destas duas Testemunhas de Jeová. Com a ajuda de Deus, elas venceram a raiva e aprenderam a estar em paz com outros.
David tinha problemas em controlar o que falava. Antes de conhecer a verdade, ele costumava criticar os outros e era grosso quando falava com os pais e os irmãos mais novos. Com o tempo, David percebeu que precisava mudar e ser mais pacífico. O que o ajudou a encontrar a paz? Ele diz: “Eu comecei a pôr em prática na minha vida as coisas que eu aprendia na Bíblia. Isso aumentou muito o respeito entre mim e minha família.”
Por causa de como foi criada, Rachel também achava um desafio controlar a raiva. Ela conta: “Até hoje eu tenho que me controlar porque, na minha família, todo mundo se irritava fácil.” O que ajudou Rachel a ser mais pacífica? Ela responde: “Eu sempre orava a Jeová e pedia a ajuda dele.”
Como os exemplos de David e Rachel mostram, fazer o que a Bíblia diz e orar pedindo espírito santo podem nos ajudar a ter paz. Fica bem claro que, mesmo vivendo em um mundo agressivo, podemos ter paz interior. E essa calma dentro de nós nos ajuda a estar em paz com nossa família e com os irmãos da congregação. Mas Jeová também diz que devemos ser “pacíficos com todos”. (Rom. 12:18) Será que isso é possível? Quais são as vantagens de sempre ser pacífico?
ESTEJA EM PAZ COM OUTROS
O serviço de pregação nos dá a oportunidade de compartilhar uma mensagem que dá paz. (Isa. 9:6, 7; Mat. 24:14) Que bom que muitas pessoas aceitam as boas novas do Reino! O resultado é que elas ficam livres do desespero e da raiva que o mundo atual causa. Elas têm a esperança de um futuro melhor, e isso as motiva a ‘buscar a paz e a se empenhar por ela’. — Sal. 34:14.
Mas nem todos aceitam de primeira a nossa mensagem. (João 3:19) Mesmo assim, o espírito santo de Deus nos ajuda a pregar as boas novas a essas pessoas de modo pacífico e respeitoso. Fazer isso é um jeito de seguir o que Jesus falou em Mateus 10:11-13: “Ao entrarem na casa, cumprimentem a família. Se a casa for merecedora, venha sobre ela a paz que lhe desejam; mas, se ela não for merecedora, que a paz volte a vocês.” Quando seguimos o conselho de Jesus, nós saímos da casa do morador em paz. Quem sabe, da próxima vez, ele aceite nos ouvir.
Às vezes, autoridades do governo são contra o nosso trabalho de pregação. Mas podemos contribuir muito para a paz se lidarmos com elas com respeito. Veja o que aconteceu em um país da África. Infelizmente, o governo desse país tinha preconceito contra as Testemunhas de Jeová. Por isso, os irmãos tinham muita dificuldade de conseguir as licenças necessárias para construir Salões do Reino. Para tentar resolver o problema de um modo pacífico, um irmão que havia sido missionário naquele país foi designado para visitar o embaixador do país africano na Inglaterra. O irmão ia explicar para o embaixador todas as boas obras que as Testemunhas de Jeová tinham feito naquele país. Será que a visita deu certo?
O irmão conta: “Quando cheguei na recepção, notei pela roupa da recepcionista que ela era de uma certa tribo, e eu tinha aprendido o idioma dessa tribo. Então eu a cumprimentei no idioma dela. Ela ficou surpresa com isso e me perguntou: ‘O que o senhor deseja?’ Com educação, respondi que eu queria falar com o embaixador, e a recepcionista o chamou pelo telefone. Quando o embaixador veio falar comigo, ele me cumprimentou no idioma da tribo dele. Então, eu expliquei que o trabalho das Testemunhas de Jeová é pacífico, e ele foi muito atencioso.”
A impressão errada e o preconceito que o embaixador tinha do nosso trabalho diminuíram bastante por causa da atitude respeitosa do irmão. Um tempo depois, o governo daquele país africano liberou a construção de Salões do Reino. Os irmãos ficaram muito felizes com esse resultado! Ficou claro que tratar os outros com respeito traz muitos benefícios — entre eles, a paz.
VOCÊ PODE SENTIR PAZ PARA SEMPRE
Hoje nós já vivemos, por assim dizer, em um paraíso espiritual. Temos paz entre os irmãos. E você pode contribuir para que essa paz nunca acabe. Como? Fazendo seu melhor para desenvolver em sua vida essa parte do fruto do espírito. Você vai deixar Jeová muito mais feliz e vai poder viver para sempre em paz no novo mundo que ele promete. — 2 Ped. 3:13, 14.
a A bondade vai ser o assunto de outro artigo desta série sobre o fruto do espírito santo de Deus.
Achamos que você vai gostar
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)
Amor — uma qualidade que vem de Jeová
A Bíblia deixa claro que o amor faz parte do fruto do espírito santo de Jeová. Mas o que é amor? Como você pode mostrar amor no dia a dia?
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)
Alegria — uma qualidade que faz a diferença
Já teve a sensação de que os desafios do dia a dia tiraram a sua alegria? O que fazer para ter alegria de novo?
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)
Paciência — A esperança de que as coisas vão melhorar
Aprenda o que é a paciência que vem de Deus, como ter essa qualidade e quais são os benefícios de ter paciência.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)
Bondade — Uma qualidade que mostramos em palavras e ações
A bondade é parte do fruto do espírito santo de Deus. Como podemos mostrar essa qualidade tão bonita?
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)
Benignidade — Como desenvolver essa qualidade?
O que é benignidade? Por que devemos nos esforçar para mostrar essa qualidade?
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)
Fé — Uma qualidade que nos dá força
A fé tem muito poder. Com fé, vencemos problemas tão grandes como uma montanha.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)