ESTUDO 19

Nada pode fazer o justo tropeçar

Nada pode fazer o justo tropeçar

“Os que amam a tua lei têm grande paz; nada pode fazê-los tropeçar.” — SAL. 119:165.

CÂNTICO 122 Vamos continuar firmes!

O QUE VAMOS VER *

1-2. O que disse certo escritor, e o que vamos ver neste estudo?

MILHÕES de pessoas hoje dizem que acreditam em Jesus, mas não seguem os ensinos dele. (2 Tim. 4:3, 4) É como disse certo escritor: “Imagine que houvesse outro Jesus entre nós hoje e ele dissesse as mesmas coisas que o Jesus original disse . . . Será que o rejeitaríamos assim como fizemos 2 mil anos atrás? . . . A resposta provavelmente seria: sim, rejeitaríamos.”

2 Muitos no primeiro século ouviram os ensinos de Jesus e o viram realizar milagres. Mesmo assim, se recusaram a ter fé nele. Por quê? No estudo anterior, vimos quatro motivos de as pessoas tropeçarem por causa do que Jesus disse e fez. Neste estudo, vamos ver outros quatro motivos. Também vamos ver por que as pessoas hoje rejeitam os seguidores de Jesus e o que pode nos ajudar a não tropeçar.

(1) JESUS ERA IMPARCIAL

Muitos tropeçaram porque Jesus se associava com todo tipo de pessoas. Como essa mesma coisa faz muitos tropeçar hoje? (Veja o parágrafo 3.) *

3. Que comportamento de Jesus fez alguns tropeçar?

3 Quando estava na Terra, Jesus tinha amizade com todo tipo de pessoas. Ele comia com aqueles que eram ricos e poderosos, mas também dedicava muito de seu tempo aos pobres e aos oprimidos. Além disso, ele tratava com compaixão aqueles que eram geralmente considerados como “pecadores”. Alguns que se achavam justos demais acabaram tropeçando por causa do comportamento de Jesus. Eles perguntaram aos discípulos dele: “Por que vocês comem e bebem com cobradores de impostos e pecadores?” Jesus respondeu: “Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos ao arrependimento, mas os pecadores.” — Luc. 5:29-32.

4. De acordo com o profeta Isaías, o que os judeus deviam esperar do Messias?

4 O que as Escrituras dizem? Muito antes de o Messias vir, o profeta Isaías já tinha predito que ele não seria aceito pelo mundo. A profecia dizia: “Ele foi desprezado e evitado pelos homens . . . Era como se o seu rosto estivesse escondido de nós. Ele foi desprezado e não o levamos em conta.” (Isa. 53:3) Como mostra a profecia, o Messias seria evitado “pelos homens”. Então, os judeus do primeiro século já deveriam saber que Jesus seria rejeitado.

5. Como muitos hoje encaram os seguidores de Jesus?

5 Será que temos o mesmo problema hoje? Sim. Muitos líderes religiosos abrem as portas de suas igrejas para pessoas importantes e ricas, e para aquelas que o mundo considera inteligentes. Eles fazem isso mesmo que esses novos membros tenham um modo de vida que esteja totalmente fora dos padrões de moral de Deus. Esses mesmos líderes olham com desprezo para os servos de Jeová. Embora sejam zelosos e vivam de acordo com os padrões de Deus, os cristãos verdadeiros não são pessoas importantes para o mundo. Como disse o apóstolo Paulo, Deus escolhe “as coisas menosprezadas”. (1 Cor. 1:26-29) Mas para Jeová, todos os seus servos fiéis são muito preciosos.

6. Como podemos imitar a atitude que Jesus mostrou em Mateus 11:25, 26?

6 O que fazer para não tropeçar? (Leia Mateus 11:25, 26.) Não se deixe enganar pela opinião que o mundo tem sobre o povo de Deus. Aceite o fato de que Jeová só usa pessoas humildes para fazer sua vontade. (Sal. 138:6) E pense no quanto Jeová já conseguiu realizar usando aqueles que, para o mundo, não são sábios ou intelectuais.

(2) JESUS EXPÔS ENSINOS ERRADOS

7. Por que Jesus chamou os fariseus de hipócritas, e como eles reagiram?

7 Jesus denunciou a hipocrisia dos líderes religiosos de sua época. Com coragem, Jesus criticou os fariseus que se preocupavam mais com o modo de lavar as mãos do que com o modo de cuidar dos pais. (Mat. 15:1-11) É provável que os próprios discípulos de Jesus tenham ficado surpresos com as palavras dele. Tanto é que perguntaram: “Sabe que os fariseus tropeçaram ao ouvir o que o senhor disse?” Mas Jesus respondeu: “Toda planta que o meu Pai celestial não tiver plantado será arrancada. Não se preocupem com eles. Guias cegos é o que eles são. E, se um cego guiar outro cego, ambos cairão num buraco.” (Mat. 15:12-14) Jesus não deixou que a reação negativa dos líderes religiosos o impedisse de falar a verdade.

8. Como Jesus mostrou que Deus não aceita todas as crenças religiosas?

8 Jesus também expôs ensinos religiosos errados. Ele não defendia a ideia de que Deus aceita todas as crenças religiosas. Pelo contrário, Jesus disse que muitos andariam na estrada espaçosa que leva à destruição e que apenas poucos achariam a estrada apertada que conduz à vida. (Mat. 7:13, 14) Jesus também deixou claro que alguns só davam a impressão de servir a Deus quando, na verdade, não o serviam. Ele avisou: “Tomem cuidado com os falsos profetas, que se chegam a vocês em pele de ovelha, mas que por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos vocês os reconhecerão.” — Mat. 7:15-20.

Muitos tropeçaram porque Jesus criticava práticas e crenças falsas. Como essa mesma coisa faz muitos tropeçar hoje? (Veja o parágrafo 9.) *

9. Quais são alguns dos ensinos religiosos falsos que Jesus expôs?

9 O que as Escrituras dizem? A Bíblia predisse que o zelo pela casa de Jeová consumiria o Messias. (Sal. 69:9; João 2:14-17) Foi esse zelo que motivou Jesus a expor crenças e práticas religiosas falsas. Por exemplo, os fariseus achavam que a alma é imortal. Mas Jesus ensinou que os mortos estão dormindo. (João 11:11) Os saduceus não acreditavam na ressurreição. Mas Jesus ressuscitou seu amigo Lázaro. (João 11:43, 44; Atos 23:8) Os fariseus diziam que tudo que acontecia era por causa de Deus ou do destino. Mas Jesus ensinou que os humanos podem escolher se querem servir ou não a Deus. — Mat. 11:28.

10. Por que nossos ensinos fazem muitos tropeçar?

10 Será que temos o mesmo problema hoje? Sim. Muitos tropeçam quando mostramos na Bíblia que alguns ensinos religiosos são falsos. Por exemplo, para tentar controlar as pessoas, os líderes das igrejas ensinam que Deus castiga os maus no inferno. Mas nós, que adoramos a Jeová, o Deus de amor, mostramos para as pessoas que isso não é verdade. Os líderes religiosos também ensinam que a alma é imortal. Mas nós provamos que esse ensino também não está na Bíblia. Afinal, se a alma realmente não morresse, a ressurreição não teria sentido nenhum. E enquanto muitas religiões defendem que o destino governa nossa vida, nós ensinamos que o homem tem liberdade de escolha e pode decidir se quer ou não servir a Deus. Como os líderes religiosos reagem a tudo isso? Na maioria das vezes, ficam furiosos!

11. De acordo com as palavras de Jesus em João 8:45-47, o que Jeová espera de seus servos?

11 O que fazer para não tropeçar? Se realmente amamos a verdade, temos que aceitar as declarações de Deus. (Leia João 8:45-47.) Não somos como Satanás, o Diabo, que não permaneceu na verdade. Nós nunca negociamos nossas crenças. (João 8:44) Deus quer que seus servos “abominem o que é mau” e que ‘se agarrem ao que é bom’, assim como Jesus fez. — Rom. 12:9; Heb. 1:9.

(3) JESUS FOI PERSEGUIDO

Muitos tropeçaram porque Jesus morreu numa estaca. Como essa mesma coisa faz muitos tropeçar hoje? (Veja o parágrafo 12.) *

12. Por que o modo como Jesus morreu foi uma causa de tropeço para muitos judeus?

12 Qual foi outra causa de tropeço para os judeus nos dias de Jesus? Paulo disse: “Nós proclamamos Cristo morto na estaca, que para os judeus é motivo de tropeço.” (1 Cor. 1:23) Por que o modo como Jesus morreu incomodou muitos judeus? Para eles, o fato de Jesus morrer numa estaca de tortura dava a impressão de que ele era um criminoso e um pecador, e não o Messias. — Deut. 21:22, 23.

13. O que os judeus que tropeçaram não levaram em conta?

13 Os judeus que tropeçaram não levaram em conta vários fatos: o de que Jesus era inocente, o de que ele tinha sido vítima de acusação falsa e o de que ele tinha sido tratado injustamente. Os juízes que condenaram Jesus não deram a mínima para a justiça. Eles se reuniram às pressas e desrespeitaram vários procedimentos relacionados a julgamentos. (Luc. 22:54; João 18:24) Se aqueles juízes fossem imparciais, eles teriam analisado as acusações e provas contra Jesus. Mas em vez disso, eles mesmos foram atrás de “falsos testemunhos contra Jesus, para entregá-lo à morte”. E quando a tática não deu certo, o sumo sacerdote tentou fazer Jesus dizer algo que pudesse ser usado contra ele. Isso ia totalmente contra as leis da época. (Mat. 26:59; Mar. 14:55-64) E mesmo depois de Jesus ser ressuscitado, aqueles juízes continuaram agindo de modo injusto. Eles pagaram “uma boa quantidade de moedas de prata” aos soldados que estavam guardando o túmulo de Jesus. Em troca, os soldados teriam que espalhar uma explicação falsa sobre o desaparecimento do corpo de Jesus. — Mat. 28:11-15.

14. O que as Escrituras tinham predito sobre a morte do Messias?

14 O que as Escrituras dizem? É verdade que muitos judeus dos dias de Jesus não achavam que o Messias teria que morrer. Mas note o que as Escrituras já tinham predito: “[Ele] derramou a sua vida até a morte, e foi contado entre os transgressores; ele carregou o pecado de muitos e intercedeu pelos transgressores.” (Isa. 53:12) Por isso, os judeus não tinham nenhum motivo para tropeçar quando Jesus foi morto como um pecador.

15. Que acusações contra as Testemunhas de Jeová fizeram alguns tropeçar?

15 Será que temos o mesmo problema hoje? Sem dúvida! Jesus foi acusado e condenado injustamente, e o mesmo acontece com as Testemunhas de Jeová. Veja alguns exemplos. Nos Estados Unidos, no período de 1930 até 1950, o povo de Deus teve que ir várias vezes ao tribunal para defender sua liberdade de adorar a Deus. Alguns juízes nem fizeram questão de esconder seu preconceito contra nós. Em Quebec, no Canadá, a Igreja e o Estado trabalharam de mãos dadas para acabar com o nosso trabalho. Muitos publicadores foram parar na cadeia só porque falaram com o vizinho sobre o Reino de Deus. Na Alemanha, vários jovens fiéis foram mortos pelo regime nazista. E em anos recentes, muitos irmãos na Rússia foram detidos e presos por falarem da Bíblia, ato classificado como “atividade extremista”. Até mesmo a Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada em russo foi proibida e classificada como “material extremista” só porque usa o nome de Jeová.

16. De acordo com 1 João 4:1, por que não devemos nos enganar com histórias falsas sobre o povo de Jeová?

16 O que fazer para não tropeçar? Conheça os fatos. No Sermão do Monte, Jesus avisou que pessoas ‘mentiriam e diriam todo tipo de coisas más’ contra os discípulos dele. (Mat. 5:11) A fonte dessas mentiras é Satanás. Ele influencia os opositores a espalhar calúnias contra aqueles que amam a verdade. (Apo. 12:9, 10) Nós devemos fechar nossos ouvidos para as mentiras que os opositores contam. Nunca devemos permitir que essas mentiras nos causem medo ou enfraqueçam nossa fé. — Leia 1 João 4:1.

(4) JESUS FOI TRAÍDO E ABANDONADO

Muitos tropeçaram porque Jesus foi traído por Judas. Como essa mesma coisa faz muitos tropeçar hoje? (Veja os parágrafos 17 e 18.) *

17. Como os acontecimentos antes da morte de Jesus podem ter levado alguns a tropeçar?

17 Pouco antes de morrer, Jesus foi traído por um de seus 12 apóstolos. Outro apóstolo negou Jesus três vezes, e todos os apóstolos o abandonaram na noite antes de sua morte. (Mat. 26:14-16, 47, 56, 75) Jesus não ficou surpreso. Ele até mesmo tinha predito que isso ia acontecer. (João 6:64; 13:21, 26, 38; 16:32) Ao verem isso, alguns talvez tenham tropeçado e pensado: ‘Se é assim que os apóstolos de Jesus agem, eu não quero ter nada a ver com esse grupo!’

18. Que profecias se cumpriram pouco antes da morte de Jesus?

18 O que as Escrituras dizem? Centenas de anos antes, Jeová já tinha revelado em sua Palavra que o Messias seria traído por 30 peças de prata. (Zac. 11:12, 13) O traidor seria um dos amigos achegados de Jesus. (Sal. 41:9) O profeta Zacarias também escreveu: “Fira o pastor, e que o rebanho seja espalhado.” (Zac. 13:7) Aqueles que realmente tivessem um coração sincero não iriam tropeçar por causa desses acontecimentos. Pelo contrário, ver essas profecias se cumprindo em Jesus deixaria a fé deles ainda mais forte.

19. O que aqueles de coração sincero sabem?

19 Será que temos o mesmo problema hoje? Sim. Em nossos dias, algumas Testemunhas de Jeová bem conhecidas abandonam a verdade, se tornam apóstatas e tentam desviar outros. Usando a imprensa e a internet, elas espalham notícias falsas, meias-verdades e mentiras descaradas sobre as Testemunhas de Jeová. Mas aqueles de coração sincero não tropeçam com tudo isso. Pelo contrário, eles sabem que a Bíblia já tinha predito que alguns se tornariam apóstatas. — Mat. 24:24; 2 Ped. 2:18-22.

20. O que vai nos ajudar a não tropeçar por causa daqueles que abandonaram a verdade? (2 Timóteo 4:4, 5)

20 O que fazer para não tropeçar? Precisamos manter a nossa fé bem forte. Para isso, temos que sempre estudar a Bíblia, orar regularmente e nos manter ocupados no trabalho que Jeová nos deu. (Leia 2 Timóteo 4:4, 5.) Se tivermos fé, não vamos entrar em pânico quando surgirem notícias negativas sobre as Testemunhas de Jeová. (Isa. 28:16) Nosso amor por Jeová, por sua Palavra e por nossos irmãos vai nos ajudar a não tropeçar por causa daqueles que abandonaram a verdade.

21. Embora a maioria das pessoas rejeite a nossa mensagem, que garantia a Palavra de Deus nos dá?

21 No primeiro século, muitos tropeçaram e rejeitaram Jesus. Ao mesmo tempo, muitos outros o aceitaram. Entre eles estavam pelo menos um membro do Sinédrio judaico e até mesmo uma “grande multidão de sacerdotes”. (Atos 6:7; Mat. 27:57-60; Mar. 15:43) O mesmo acontece hoje. Milhões não deixam que nada os faça tropeçar. Por que não? Porque eles conhecem e amam as verdades que estão nas Escrituras. Como diz a Palavra de Deus: “Os que amam a tua lei têm grande paz; nada pode fazê-los tropeçar.” — Sal. 119:165.

CÂNTICO 124 Sempre leais

^ parágrafo 5 No estudo anterior, vimos quatro motivos de as pessoas terem rejeitado Jesus no passado e de rejeitarem os seguidores dele hoje. Neste estudo, vamos considerar mais quatro motivos. Também vamos ver por que os que amam a Jeová não permitem que nada os faça tropeçar.

^ parágrafo 60 IMAGEM: Jesus toma uma refeição com Mateus e outros cobradores de impostos.

^ parágrafo 62 IMAGEM: Jesus expulsa os comerciantes do templo.

^ parágrafo 64 IMAGEM: Jesus é obrigado a carregar a estaca de tortura.

^ parágrafo 66 IMAGEM: Judas trai Jesus com um beijo.