Você Sabia?

Você Sabia?

Será que o papiro era utilizado na fabricação de barcos nos tempos bíblicos?

Plantas de papiro

COMO muitos sabem, o papiro era o principal material usado para escrita no Egito antigo. Os gregos e os romanos também escreviam em papiro. * Mas o que poucos sabem é que o papiro também era utilizado na fabricação de embarcações.

Dois modelos de barcos de papiro encontrados dentro de uma tumba egípcia

Mais de 2.500 anos atrás, o profeta Isaías escreveu sobre pessoas “na região dos rios da Etiópia” que mandavam “mensageiros pelo mar, em barcos de papiro através das águas”. Mais tarde, o profeta Jeremias disse que, quando a cidade de Babilônia fosse invadida pelos medos e persas, eles queimariam os “barcos de papiro” para impedir que os babilônios fugissem. — Isa. 18:1, 2; Jer. 51:32.

Os estudantes da Bíblia sabem que ela é inspirada por Deus. Por isso, não ficam surpresos que descobertas arqueológicas confirmem que o papiro era utilizado na construção de barcos nos tempos bíblicos. (2 Tim. 3:16) Mas o que exatamente foi descoberto? Arqueólogos encontraram evidências que dão detalhes da fabricação de barcos de papiro no Egito.

COMO OS BARCOS DE PAPIRO ERAM FEITOS?

Pinturas e relevos em tumbas egípcias mostram o processo de colheita do papiro e da fabricação de barcos. Os homens costumavam cortar os caules de papiro e amarrá-los em feixes. Depois, eles apertavam e prendiam bem os feixes uns nos outros. Os caules de papiro são triangulares. Por isso, amarrá-los dessa forma os deixava organizados de modo compacto e forte. Certo livro de história do Egito fala que barcos de papiro podiam ter até 17 metros de comprimento, com 10 a 12 remos de cada lado.

Relevo egípcio descrevendo o processo de fabricação de um barco de papiro

POR QUE FABRICANTES DE BARCOS USAVAM PAPIRO?

O papiro podia ser encontrado facilmente no vale do Nilo. Além disso, barcos de papiro eram relativamente fáceis de fazer. Mesmo quando a madeira se tornou o principal material para fabricação de grandes embarcações, parece que pescadores e caçadores continuaram a usar jangadas e pequenos barcos feitos de papiro.

Barcos de papiro continuaram a ser muito usados pelas pessoas por um bom tempo. De acordo com o autor grego Plutarco, que viveu entre o primeiro e o segundo século depois de Cristo, jangadas de papiro ainda eram comuns em seus dias.

^ parágrafo 3 O papiro é uma planta que cresce em pântanos e em rios com pouca correnteza. Essa planta pode chegar a 5 metros de altura, e a base de seu caule pode ter cerca de 15 centímetros de diâmetro.