ESTUDO 23
Pais — Ajudem seus filhos a amar a Jeová
“Ame a Jeová, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente.” — MAT. 22:37.
CÂNTICO 134 Os filhos são uma herança de Deus
O QUE VAMOS VER *
1-2. Por que às vezes podemos olhar com outros olhos algum princípio da Bíblia?
NUM dos dias mais felizes de suas vidas, o noivo e a noiva prestam bastante atenção ao discurso de casamento. Os princípios bíblicos que eles ouvem não são novos para eles. Mas a partir daquele dia, aquelas informações passam a ter um novo significado. Por quê? Porque agora eles vão aplicar o que estão ouvindo como casal.
2 Algo parecido acontece quando um casal tem seu primeiro filho. Pode ser que antes disso eles tenham ouvido vários discursos sobre criar filhos. Mas esses princípios da Bíblia passam a ter um novo significado porque agora eles vão criar um filho. E essa é uma responsabilidade e tanto! Algumas mudanças na vida podem nos fazer enxergar alguns princípios da Bíblia com outros olhos. Por isso, é importante que todos nós façamos o que Jeová disse para os reis de Israel: ler a Bíblia e meditar nela “todos os dias” das nossas vidas. — Deut. 17:19.
3. O que vamos ver neste estudo?
3 Pais, vocês têm um dos maiores privilégios que um cristão pode ter: ensinar seus filhos sobre Jeová. Mas vocês devem fazer mais do que só dar informações sobre Jeová para seu filho. Vocês devem ajudá-lo a amar a Jeová de coração. Mas como fazer isso? Neste estudo, vamos ver quatro princípios da Bíblia que vão ser de ajuda. (2 Tim. 3:16) Também, vamos ver como alguns pais aplicaram esses princípios.
QUATRO PRINCÍPIOS QUE PODEM AJUDAR OS PAIS
4. Que princípio os pais podem seguir para ajudar os filhos a ter amor por Jeová? (Tiago 1:5)
4 Princípio 1: Busque a orientação de Jeová. Ore pedindo sabedoria para ensinar seus filhos a amar a Jeová. (Leia Tiago 1:5.) Não tem ninguém melhor do que Jeová para ajudar você. Para começar, ninguém tem mais experiência como pai do que ele. (Sal. 36:9) E além disso, seguir os conselhos de Jeová sempre vai ser o melhor para nós. — Isa. 48:17.
5. (a) Que ajudas a organização de Jeová tem dado para os pais? (b) O que você aprendeu do exemplo do casal Amorim no vídeo “Jeová nos ensinou a criar nossos filhos”?
5 Com certeza, vocês querem muito ajudar seus filhos a amar a Jeová. E por meio de sua organização e de sua Palavra, Jeová dá toda a orientação que vocês precisam para cumprir essa tarefa. (Mat. 24:45) Por exemplo, os pais podem encontrar muitos conselhos na seção “Casamento e Família”, e da nossa publicação Você pode ter uma família feliz! que estão disponíveis em nosso site. E muitos vídeos no site jw.org podem ajudar os pais a aplicar os conselhos da Bíblia ao criarem seus filhos. * — Pro. 2:4-6.
6. Como Joe se sente com toda a orientação que ele e sua esposa recebem da organização de Jeová?
6 Muitos pais são gratos por toda a ajuda que Jeová dá através de sua organização. Um pai chamado Joe diz: “Criar três filhos na verdade não é nada fácil. Eu e minha esposa sempre oramos a Jeová pedindo ajuda. E muitas vezes sentíamos que, quando estávamos passando por algum desafio, saía um artigo ou um vídeo bem na hora certa. Nós sempre confiamos nas orientações de Jeová.” Joe e sua esposa sentem que esses artigos e vídeos têm ajudado os seus filhos a se achegar a Jeová.
7. Por que os pais precisam se esforçar para dar um bom exemplo para os filhos? (Romanos 2:21)
7 Princípio 2: Seja um bom exemplo para seus filhos. Os filhos observam muito o que os pais fazem e imitam o que eles veem. É claro que nenhum pai é perfeito. (Rom. 3:23) Mesmo assim, os pais precisam se esforçar para dar um bom exemplo para seus filhos. (Leia Romanos 2:21.) Veja o que um pai disse: “Os filhos são como uma esponja que absorve tudo. E quando eles percebem que não estamos fazendo o que falamos, eles vão chamar nossa atenção para isso.” Então o nosso amor por Jeová precisa ser forte e bem evidente se queremos que nossos filhos também amem a ele.
8-9. O que você aprendeu do que Andrew e Emma disseram?
8 Os pais podem usar várias coisas diferentes para ensinar os filhos a amar a Jeová. Veja o que um irmão de 17 anos chamado Andrew disse: “Meus pais sempre me ensinaram como é importante orar. Toda noite antes de dormir, meu pai orava comigo, mesmo se eu já tivesse feito a minha oração. Meus pais sempre me diziam: ‘Você pode conversar com Jeová quantas vezes você quiser.’ Por causa disso, a oração se tornou uma parte muito importante da minha vida. Hoje, eu me sinto à vontade para orar e consigo ver Jeová como um pai amoroso.” Pais, sempre se lembrem que o seu amor por Jeová pode influenciar muito os seus filhos.
9 Veja também o exemplo de uma irmã chamada Emma. O seu pai abandonou a família e deixou muitas dívidas para a mãe dela pagar. Ela diz: “Minha mãe teve que batalhar muito para pagar as contas e sustentar a família. Mas ela sempre dizia que Jeová nunca deixa faltar nada para os seus servos. E eu conseguia ver no exemplo dela que ela realmente acreditava nisso. Ela fazia tudo o que me ensinava.” Que lição podemos aprender? Isso nos mostra que os pais podem dar um bom exemplo para seus filhos mesmo em situações difíceis. — Gál. 6:9.
10. Que oportunidades os pais israelitas tinham para falar com seus filhos? (Deuteronômio 6:6, 7)
10 Princípio 3: Sempre converse com seus filhos. Jeová disse para o povo de Israel que eles sempre deveriam conversar com seus filhos sobre ele. (Leia Deuteronômio 6:6, 7.) E naquela época os pais tinham muitas oportunidades durante o dia para conversar com seus filhos e ajudá-los a amar a Jeová. Por exemplo, um menino passaria horas junto com seu pai trabalhando no campo, plantando e colhendo. E uma menina poderia passar muitas horas do dia ajudando sua mãe com as tarefas de casa. Esse tempo que os pais passavam junto com os filhos poderia ser usado para falar de várias coisas importantes. Por exemplo, eles poderiam conversar sobre as qualidades de Jeová e como ele sempre estava ajudando a família.
11. Que boa ocasião os pais têm para conversar com seus filhos?
11 É verdade que os tempos mudaram, e em muitos lugares os pais não conseguem passar tanto tempo com os filhos. Muitos pais têm que trabalhar fora, e os filhos passam uma boa parte do dia na escola. Por isso, os pais precisam separar um tempo para conversar com seus filhos. (Efé. 5:15, 16; Fil. 1:10) E uma ocasião muito boa para isso é a Noite de Adoração em Família. Um jovem chamado Alexander diz: “Meu pai sempre faz a Adoração em Família e não deixa nada atrapalhar isso. E depois do estudo, a gente sempre aproveita e fica conversando.”
12. Que conselhos o chefe de família deve ter em mente ao fazer a Adoração em Família?
12 Se você é chefe de família, o que você pode fazer para tornar a Adoração em Família ainda mais agradável para seus filhos? Uma boa ideia seria estudar o novo livro Seja Feliz para Sempre!. Esse livro facilita muito ter boas conversas com os filhos. Aproveite a Adoração em Família para ajudar seus filhos a se abrir e contar para você seus sentimentos e preocupações. Então não use a Adoração em Família para dar uma bronca ou criticar seus filhos. E tente não ficar irritado se eles expressarem uma opinião que não está de acordo com a Bíblia. Em vez disso, agradeça que eles estão sendo sinceros, e deixe sempre a porta aberta para eles falarem o que pensam. Você só vai conseguir ajudar seus filhos se souber como eles realmente se sentem.
13. Será que o estudo da Bíblia é a única oportunidade que os pais têm para falar sobre Jeová com os filhos?
13 Pais, aproveitem cada oportunidade que vocês tiverem para falar com seus filhos sobre Jeová. Vocês não precisam esperar para fazer isso só quando estiverem estudando com eles. Veja o que uma mãe chamada Lisa diz: “Nós aproveitamos tudo o que vemos na natureza para ensinar nossos filhos sobre Jeová. Por exemplo, quando nosso cachorro fazia alguma coisa engraçada, nós usávamos isso para mostrar para os nossos filhos que Jeová tem senso de humor e ama a vida, assim como nós.”
14. Por que os pais precisam ajudar os filhos a ter bons amigos? (Provérbios 13:20)
14 Princípio 4: Ajude seus filhos a ter bons amigos. A Bíblia deixa claro que as amizades podem nos influenciar muito, tanto para o bem quanto para o mal. (Leia Provérbios 13:20.) Pais, vocês já passaram algum tempo com os amigos de seus filhos para conhecê-los melhor? Como vocês podem ajudar seus filhos a ter amigos que amam a Jeová? (1 Cor. 15:33) Talvez vocês possam convidar alguns irmãos fortes espiritualmente para fazer alguma coisa junto com a sua família. — Sal. 119:63.
15. Como os pais podem ajudar os filhos a ter bons amigos?
15 Veja a experiência de um pai chamado Tony. Ele e sua esposa ajudaram seus filhos a ter boas amizades. Tony diz: “Nós sempre tivemos o costume de convidar vários irmãos e irmãs de idades diferentes para fazer alguma coisa com a gente em casa. Às vezes, comíamos alguma coisa juntos e depois fazíamos o estudo em família. Esse foi um jeito muito bom de conhecer irmãos que amam a Jeová e o servem com alegria. Nós tivemos o privilégio de hospedar superintendentes de circuito, missionários e outros irmãos. Nossos filhos aprenderam muito com a experiência e o zelo deles. Isso com certeza os ajudou a ser ainda mais amigos de Jeová.” Pais, estejam decididos a ajudar seus filhos a ter bons amigos.
NÃO PERCA A ESPERANÇA!
16. O que os pais devem ter em mente se um filho disser que não quer mais servir a Jeová?
16 Pode ser que, mesmo depois de você fazer o seu melhor, seu filho ainda diga que não quer adorar a Jeová. Se isso acontecer, não pense que a culpa é sua. Jeová deu a todos nós o livre arbítrio, e seu filho também tem a liberdade de escolher se vai ou não servir a Jeová. E se ele decidir abandonar a Jeová, não perca a esperança de que um dia ele possa voltar. Lembre-se da ilustração do filho pródigo. (Luc. 15:11-19, 22-24) Nessa ilustração, o filho fez muitas coisas erradas. Mas no final, ele voltou para seu pai. Talvez alguns pensem: ‘Isso foi uma ilustração. Será que isso acontece mesmo na vida real?’ Com certeza! Veja a experiência de um irmão chamado Elie.
17. Como a experiência de Elie encorajou você?
17 Elie diz o seguinte sobre seus pais: “[Eles] fizeram o melhor que puderam para me ajudar a amar a Jeová e a sua Palavra, a Bíblia. Mas na adolescência comecei a me rebelar.” Elie começou a ter uma vida dupla e, quando seus pais tentaram ajudá-lo espiritualmente, ele não quis ouvir. Depois disso, ele foi embora de casa e começou a fazer coisas erradas. Mesmo assim, ele ainda tinha conversas sobre a Bíblia com um amigo. Elie disse: “Foi então que percebi que, quanto mais eu falava sobre Jeová, mais eu pensava nele. Aos poucos, as sementes das verdades bíblicas que estavam adormecidas em meu coração — e que meus pais tinham se esforçado tanto para plantar — começaram a crescer.” Com o tempo, Elie voltou para a verdade. * Sem dúvida os pais dele ficaram muito felizes por terem ensinado seu filho a amar a Jeová desde criança! — 2 Tim. 3:14, 15.
18. Como você se sente ao ver o exemplo de pais que se esforçam bastante para ajudar seus filhos a amar a Jeová?
18 Pais, vocês têm o grande privilégio de criar uma nova geração de adoradores de Jeová. (Sal. 78:4-6) Essa não é uma tarefa fácil. Por isso, vocês estão de parabéns por todo o esforço que fazem para criar seus filhos! Continuem dando o seu melhor para ajudar seus filhos a amar a Jeová e ser obedientes a ele. Se fizerem isso, vocês podem ter certeza de que o seu Pai Jeová ficará muito feliz. — Efé. 6:4.
CÂNTICO 135 “Seja sábio, meu filho”
^ Os pais cristãos amam muito os seus filhos. Eles se esforçam bastante para cuidar das necessidades físicas e emocionais deles. Além disso, os pais fazem o melhor que podem para ajudar os filhos a também amar a Jeová. Neste estudo, vamos ver quatro princípios da Bíblia que podem ajudar os pais a fazer isso.
^ Veja o vídeo Jeová nos Ensinou a Criar Nossos Filhos, no site jw.org.
^ Veja o artigo “A Bíblia Muda a Vida das Pessoas”, na Sentinela de 1.º de abril de 2012.
^ IMAGEM: Para tentar conhecer melhor os amigos de seu filho, um pai joga basquete com o seu filho e um amigo dele.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)