ESTUDO 10

Amor e gratidão a Jeová levam ao batismo

Amor e gratidão a Jeová levam ao batismo

“O que me impede de ser batizado?” — ATOS 8:36.

CÂNTICO 37 Amo a Jeová de todo o coração

O QUE VAMOS VER *

1-2. De acordo com Atos 8:27-31, 35-38, o que motivou o oficial etíope a ser batizado?

VOCÊ tem vontade de se batizar e ser um discípulo de Cristo? Muitos já fizeram essa escolha. E o que os motivou foi o amor e a gratidão que sentem por Jeová. Veja o exemplo de um oficial que trabalhava para a rainha da Etiópia.

2 Depois de aprender o que as Escrituras diziam, o etíope agiu sem demora. (Atos 8:27-31, 35-38) O que o motivou a se batizar? Sem dúvida, ele dava muito valor à Palavra de Deus; afinal, ele estava lendo um trecho do livro de Isaías enquanto viajava. E depois da conversa que teve com Filipe, o oficial etíope sentiu muita gratidão pelo que Jesus tinha feito por ele. Mas por que o etíope tinha viajado para Jerusalém? Porque ele já tinha amor por Jeová. Sabemos disso porque o relato diz que ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Jeová. Ou seja, tudo indica que o etíope tinha mudado de religião e escolhido se juntar à única nação dedicada ao Deus verdadeiro. Ele fez essa mudança por causa de seu amor por Jeová. E esse mesmo amor motivou o etíope a dar outro passo muito importante: o de se batizar e se tornar discípulo de Cristo. — Mat. 28:19.

3. O que pode impedir uma pessoa de se batizar? (Veja o quadro “ Que tipo de solo seu coração é?”.)

3 O amor por Jeová pode motivar você a ser batizado. Mas o amor também pode impedir você de fazer isso. Como assim? Pense em alguns exemplos. Talvez você ame muito seus parentes e amigos que não são Testemunhas de Jeová, e sinta medo de ser odiado por eles depois do batismo. (Mat. 10:37) Ou pode ser que você ame algum vício e, mesmo sabendo que Deus não gosta desse vício, não consiga se livrar dele. (Sal. 97:10) Ou talvez você tenha muitas lembranças felizes da época em que comemorava feriados da religião falsa, e o amor por essas recordações torne difícil você abandonar celebrações que Deus não aprova. (1 Cor. 10:20, 21) Por isso, a pergunta que você precisa fazer a si mesmo é: ‘O que ou quem eu amo mais?’

O AMOR MAIS IMPORTANTE

4. O que realmente deve motivar você a se batizar?

4 Existem muitas coisas boas que você ama e que fazem você se sentir grato. Por exemplo, a Bíblia. Mesmo antes de estudar com as Testemunhas de Jeová, é provável que você já tivesse muito respeito por ela. Além disso, você deve ter aprendido a amar Jesus. E agora que conhece as Testemunhas de Jeová, é bem provável que ame estar com elas. O amor por essas coisas é bom, mas não necessariamente vai fazer você se dedicar a Jeová e se batizar. O que realmente vai motivá-lo a ser batizado é o amor que sente por Jeová Deus. Se você amar a Jeová mais do que qualquer outra coisa, nada vai impedir você de dedicar sua vida a ele. E mesmo depois do seu batismo, o amor a Jeová vai ser a força que manterá você andando no caminho da verdade.

5. O que vamos ver agora?

5 Jesus disse que devemos amar a Jeová de todo o nosso coração, alma, mente e força. (Mar. 12:30) O que você pode fazer para ter um amor e um respeito tão fortes por Jeová? Medite em como Jeová mostra amor por você. Isso vai motivar você a querer retribuir o amor dele. (1 João 4:19) Uma vez que você desenvolve amor por Jeová, outros sentimentos e ações vêm naturalmente. Quais? É o que vamos ver. *

6. De acordo com Romanos 1:20, qual é um modo de você aprender sobre Jeová?

6 Aprenda sobre Jeová por meio das coisas que ele criou. (Rom. 1:20; Apo. 4:11) Pare para pensar na grande sabedoria que Jeová mostrou ao criar as plantas e os animais. Aprenda um pouco sobre o modo maravilhoso que nosso corpo funciona. (Sal. 139:14) Pense em todo o poder que Jeová colocou dentro do Sol, que é apenas uma das bilhões de estrelas. * (Isa. 40:26) Esse tipo de meditação vai fazer seu respeito por Jeová aumentar. Mas não basta apenas saber que Jeová é sábio e poderoso. Isso é só uma parte do alicerce de sua amizade com ele. Se você quiser aumentar seu amor por Jeová, é necessário aprender mais sobre ele.

7. Para aumentar seu amor por Jeová, do que você precisa ter certeza?

7 Você precisa ter certeza de que Jeová se importa não só com os humanos como um todo, mas com você pessoalmente. Acha difícil acreditar que o Criador dos céus e da Terra sabe que você existe e que ele se importa com você? Se esse é o seu caso, lembre-se de que Jeová ‘não está longe de cada um de nós’. (Atos 17:26-28) Ele “examina todos os corações”, e ele promete que, “se você o buscar, ele deixará que você o encontre”. (1 Crô. 28:9) Na verdade, o motivo de você agora estudar a Bíblia é que Jeová o atraiu a ele. (Jer. 31:3) Quanto mais entender tudo o que Jeová faz por você, maior será seu amor por ele.

8. Como você pode mostrar sua gratidão pelo amor de Jeová?

8 Um modo de mostrar sua gratidão pelo amor de Jeová é conversando com ele. Em suas orações, conte a Deus suas preocupações e agradeça as coisas boas que ele faz para você. E preste atenção em como ele responde às suas orações. (Sal. 116:1) Isso vai aumentar seu amor por Deus e fortalecer a sua amizade com ele. Você vai ter ainda mais certeza de que ele o entende. Mas para se achegar mais a Deus, você precisa entender como ele pensa e o que ele espera de você. Só existe um modo de ter esse conhecimento: estudando a Palavra dele, a Bíblia.

Estudar a Bíblia é o melhor modo de nos achegar a Deus e de saber o que ele espera de nós (Veja o parágrafo 9.) *

9. Como você pode mostrar que dá valor à Bíblia?

9 Aprenda a dar valor à Palavra de Deus, a Bíblia. Somente a Bíblia diz a verdade sobre Jeová e o que ele quer para o seu futuro. Por isso, leia a Bíblia todo dia. Prepare-se bem para o estudo com seu instrutor. Coloque em prática tudo o que aprende. Desse modo, você vai mostrar que dá valor à Palavra de Deus. (Sal. 119:97, 99; João 17:17) Você tem uma programação de leitura da Bíblia? Está conseguindo seguir todo dia essa programação?

10. Que coisa só a Bíblia tem?

10 Uma coisa que só a Bíblia tem são os relatos de pessoas que viram Jesus pessoalmente. Ela é o único livro que explica com exatidão o que Jesus fez por você. Aprender o que Jesus disse e fez vai motivar você a ter uma amizade com ele.

11. O que vai ajudar você a aumentar seu amor por Jeová?

11 Aprenda a amar Jesus, e seu amor por Jeová vai crescer. Por quê? Porque Jesus imita perfeitamente as qualidades de seu Pai. (João 14:9) Por isso, quanto mais aprender sobre Jesus, mais você vai entender Jeová e mais vai dar valor a ele. Pense em como Jesus mostrou compaixão pelas pessoas que eram desprezadas por outros — os pobres, os doentes e os indefesos. Pense também nos conselhos práticos que Jesus dá e em como sua vida melhora quando coloca em prática o que ele diz. — Mat. 5:1-11; 7:24-27.

12. Depois de aprender mais sobre Jesus, o que você vai se sentir motivado a fazer?

12 Além disso, medite no sacrifício que Jesus fez com a maior boa vontade: ele morreu por cada um de nós, para que nossos pecados pudessem ser perdoados. (Mat. 20:28) Pensar nisso, sem dúvida, vai aumentar o amor que você sente por Jesus. E não só isso; você vai se sentir motivado a se arrepender de seus erros e a pedir o perdão de Jeová. (Atos 3:19, 20; 1 João 1:9) E quanto mais você amar a Jesus e a Jeová, mais você vai querer estar com aqueles que sentem esse mesmo amor.

13. O que Jeová dá para você?

13 Aprenda a amar a família de Jeová. Pode ser que seus parentes descrentes e antigos amigos não entendam por que você quer se dedicar a Jeová. Eles talvez até fiquem contra você. Mas Jeová não o deixa sozinho: ele dá a você uma família espiritual. Se estiver sempre com seus irmãos e irmãs da congregação, você vai encontrar o amor e o apoio que precisa. (Mar. 10:29, 30; Heb. 10:24, 25) Com o tempo, pode ser que seus parentes decidam se juntar a você em servir a Jeová e viver de acordo com a Bíblia. — 1 Ped. 2:12.

14. Assim como diz 1 João 5:3, o que você descobriu sobre os padrões de Jeová?

14 Aprenda a respeitar e a seguir os padrões de Jeová. Antes de conhecer a Jeová, você talvez tivesse suas próprias ideias sobre o que é certo ou errado. Mas agora você não tem dúvidas de que os padrões de Jeová são os melhores. (Sal. 1:1-3; leia 1 João 5:3.) Pense nos conselhos que a Bíblia dá para maridos, esposas, pais e filhos. (Efé. 5:22–6:4) Acha que esses conselhos estão ajudando sua família a ser mais feliz? Pense também nas instruções que Jeová dá sobre escolha de amigos. Acha que obedecer a essas instruções está fazendo você ter hábitos melhores? Sente que é uma pessoa mais feliz? (Pro. 13:20; 1 Cor. 15:33) É bem provável que você tenha respondido “sim” a essas perguntas.

15. O que pode ajudar você a saber como seguir os princípios da Bíblia?

15 Pode ser que, às vezes, você não saiba exatamente como seguir os princípios da Bíblia que está aprendendo. É por isso que Jeová usa a organização dele. Ela fornece matérias baseadas na Bíblia que ajudam você a saber o que é certo ou errado. (Heb. 5:13, 14) Leia e estude essas matérias. Você vai notar como elas são práticas e específicas. Além disso, elas vão ajudar você a querer fazer parte da organização de Jeová.

16. Como Jeová organiza seu povo?

16 Aprenda a amar e apoiar a organização de Jeová. Jeová organiza seu povo em congregações. Ele designou seu Filho, Jesus, para ser o cabeça de todas elas. (Efé. 1:22; 5:23) Hoje, há um trabalho a ser feito por essas congregações. Para organizar esse trabalho, Jesus designou um pequeno grupo que ele chama de “escravo fiel e prudente”. Esse grupo é formado por homens ungidos que levam muito a sério a responsabilidade de dar a você alimento e proteção espirituais. (Mat. 24:45-47) Um dos modos de o escravo fiel cuidar de você é por garantir que sua congregação tenha anciãos qualificados para guiá-lo e protegê-lo. (Isa. 32:1, 2; Heb. 13:17; 1 Ped. 5:2, 3) Os anciãos estão dispostos a dar o melhor por você; eles estão prontos para consolá-lo e ajudá-lo a ter uma amizade forte com Jeová. E uma das ajudas mais importantes que os anciãos podem dar é treinar você para ensinar outros sobre Jeová. — Efé. 4:11-13.

17. De acordo com Romanos 10:10, 13, 14, por que falamos sobre Jeová com outros?

17 Ajude outros a aprender a amar a Jeová. Jesus ordenou que seus seguidores ensinassem outros sobre Jeová. (Mat. 28:19, 20) É verdade que poderíamos obedecer a essa ordem só por um senso de obrigação. Mas ao passo que seu amor por Jeová for aumentando, você vai se sentir como os apóstolos Pedro e João. Eles disseram: “Não podemos parar de falar das coisas que vimos e ouvimos.” (Atos 4:20) Poucas coisas podem trazer tanta alegria quanto ajudar alguém a amar a Jeová. Imagine como o discípulo Filipe ficou feliz por ter ajudado o etíope a conhecer a verdade das Escrituras e se batizar. Quando você imita o exemplo de Filipe e obedece à ordem de pregar, você prova que quer ser uma Testemunha de Jeová. (Leia Romanos 10:10, 14.) Ao chegar nesse ponto, é bem provável que você faça a mesma pergunta que o etíope fez: “O que me impede de ser batizado?” — Atos 8:36.

18. O que vamos ver no próximo estudo?

18 A decisão mais importante de sua vida é a de se batizar. Já que esse passo é tão sério, você precisa pensar bem em tudo o que está envolvido. O que você precisa saber sobre o batismo? O que você precisa fazer antes e depois de ser batizado? O próximo estudo vai responder a essas perguntas.

CÂNTICO 2 Teu nome é Jeová

^ parágrafo 5 Alguns que amam a Jeová ficam em dúvida se estão prontos ou não para se batizar. Você se sente assim? Então, este estudo é para você. Ele vai relembrar algumas sugestões que podem ajudar você a tomar a decisão de ser batizado.

^ parágrafo 5 Cada pessoa é diferente. Por isso, alguns talvez sigam as sugestões deste estudo numa sequência diferente da que é usada aqui.

^ parágrafo 6 Veja mais exemplos nas brochuras A Vida — Teve um Criador? e A Origem da Vida — Cinco Perguntas Que Merecem Resposta.

^ parágrafo 61 IMAGEM: Uma irmã dá um folheto a uma mulher que encontrou ao fazer compras.