ESTUDO 9

Jovens — como vocês podem ganhar a confiança de outros?

Jovens — como vocês podem ganhar a confiança de outros?

“O senhor recebe o seu exército de jovens como gotas de orvalho.” — SAL. 110:3.

CÂNTICO 39 Um bom nome

O QUE VAMOS VER *

1. Que qualidades os jovens têm?

JOVENS, vocês podem ser muito úteis para a organização de Jeová. Vocês são fortes e cheios de energia. (Pro. 20:29) Vocês são verdadeiras bênçãos para sua congregação. Talvez vocês não vejam a hora de se tornar servos ministeriais. Só que vocês podem achar que, para os irmãos da sua congregação, vocês são jovens demais e não estão preparados para receber um privilégio tão importante. Mas você pode dar alguns passos já agora para conquistar o respeito e a confiança dos irmãos da sua congregação.

2. O que vamos ver neste estudo?

2 Neste estudo, vamos nos concentrar no exemplo do rei Davi. Também vamos relembrar o que aconteceu na vida de dois reis de Judá: Asa e Jeosafá. Vamos ver que desafios esses três homens enfrentaram, como eles reagiram e o que os jovens podem aprender com o exemplo deles.

APRENDA COM O REI DAVI

3. O que um jovem pode fazer para ajudar um idoso na congregação?

3 Ainda jovem, Davi desenvolveu habilidades que outros valorizavam. Dava para notar que ele era um jovem espiritual. Ele também era um bom músico e usava seu talento para ajudar Saul, o rei designado por Deus. (1 Sam. 16:16, 23) E você, jovem? Será que tem uma habilidade que poderia usar para ajudar outros na congregação? Por exemplo, talvez você repare que algum idoso na congregação tem dificuldades para usar o tablet ou o celular no estudo pessoal ou nas reuniões. O que acha de usar o conhecimento que tem para ajudá-lo? Ele com certeza vai gostar muito.

Ao cuidar do rebanho de seu pai, Davi foi responsável e confiável. Ele até mesmo protegeu as ovelhas do ataque de um urso. (Veja o parágrafo 4.)

4. Imitando Davi, que qualidades os jovens devem desenvolver? (Veja a imagem da capa.)

4 Em seu dia a dia, Davi mostrava como era responsável e confiável. Por exemplo, quando jovem, ele cuidou com toda a dedicação das ovelhas de seu pai. E olha que esse trabalho era perigoso! Veja o que Davi mais tarde explicou para o rei Saul: “Meu senhor, sou pastor do rebanho do meu pai. Quando veio um leão (e também um urso) e levou embora uma ovelha do rebanho, fui atrás dele e o ataquei, livrando a ovelha da sua boca.” (1 Sam. 17:34, 35) Davi se sentia responsável pelas ovelhas e, com coragem, lutou para protegê-las. Vocês, jovens, podem imitar o exemplo dele por cuidar bem de qualquer designação que recebam.

5. De acordo com Salmo 25:14, qual é a coisa mais importante que um jovem deve fazer?

5 Ainda jovem, Davi desenvolveu uma amizade bem forte com Jeová. E nada era mais importante para Davi do que essa amizade; nem a sua coragem nem a sua habilidade como músico. Para Davi, Jeová não era apenas um Deus, mas um Amigo — seu melhor Amigo. (Leia Salmo 25:14.) Jovem, a coisa mais importante que você deve fazer é fortalecer a sua amizade com seu Pai celestial. Dessa forma, você pode receber mais privilégios.

6. O que alguns achavam de Davi?

6 Uma dificuldade que Davi precisou enfrentar foi a opinião negativa de outros sobre ele. Por exemplo, quando Davi se ofereceu para lutar contra Golias, o rei Saul tentou fazê-lo desistir disso, dizendo: “Você é apenas um menino” (1 Sam. 17:31-33) Um pouco antes, o próprio irmão de Davi tinha dado a entender que ele era irresponsável. (1 Sam. 17:26-30) Mas Jeová não achava que Davi era imaturo nem irresponsável. Ele conhecia bem Davi. E por confiar na ajuda de seu Amigo, Jeová, Davi conseguiu vencer Golias. — 1 Sam. 17:45, 48-51.

7. O que você pode aprender do exemplo de Davi?

7 O que você pode aprender do que aconteceu com Davi? Precisamos ser pacientes. Aqueles que o conhecem desde pequeno podem demorar para ver que você cresceu. Mas pode ter certeza de que Jeová vê além das aparências. Ele sabe quem você é e o que você é capaz de fazer. (1 Sam. 16:7) Fortaleça sua amizade com Jeová. Davi fez isso por observar de perto as criações de Jeová. Ele tentava enxergar o que elas ensinavam sobre o Criador. (Sal. 8:3, 4; 139:14; Rom. 1:20) Outra coisa importante é pedir a Jeová a força que você precisa. Por exemplo, será que alguns colegas de escola zombam de você porque você é Testemunha de Jeová? Se isso acontecer, ore a Jeová pedindo ajuda para superar esse desafio e coloque em prática o que você aprende na Bíblia, nas publicações e nos vídeos. Cada vez que perceber como Jeová o ajudou a enfrentar um desafio, sua confiança nele vai aumentar. Além disso, quanto mais você confiar em Jeová, mais os outros vão confiar em você.

Os jovens podem ser humildes e ajudar outros de muitas maneiras (Veja os parágrafos 8 e 9.)

8-9. O que ajudou Davi a esperar com paciência até se tornar rei? O que os jovens podem aprender com o exemplo dele?

8 Veja outro desafio que Davi teve que enfrentar. Depois de ser escolhido para ser o próximo rei de Judá, Davi teve que esperar por muitos anos antes de realmente começar a reinar. (1 Sam. 16:13; 2 Sam. 2:3, 4) Nesse meio tempo, o que o ajudou a ser paciente? Em vez de deixar o desânimo tomar conta, Davi se concentrou no que podia fazer. Por exemplo, enquanto vivia como fugitivo no território filisteu, Davi aproveitou a oportunidade para lutar contra os inimigos de Israel. Por fazer isso, ele conseguiu proteger as fronteiras do território de Judá. — 1 Sam. 27:1-12.

9 O que os jovens podem aprender com o exemplo de Davi? Aproveite todas as oportunidades para ajudar os irmãos. Veja o que aconteceu com um irmão chamado Ricardo. * Desde que era bem novo, ele sonhava em ser pioneiro regular. Mas os anciãos achavam que ele não estava preparado. Em vez de desistir do seu sonho e ficar com raiva, Ricardo se esforçou para melhorar o seu ministério. Ele conta: “Olhando para trás, eu vejo como fazer as mudanças necessárias foi bom para mim. Eu me concentrei em revisitar quem tinha interesse e em me preparar bem para as revisitas. Eu até consegui meu primeiro estudo bíblico. Quanto mais eu pregava, mais confiante eu ficava.” Ricardo agora é um ótimo pioneiro regular e também é servo ministerial.

10. O que Davi fez antes de tomar uma decisão importante?

10 Veja outra coisa que aconteceu com Davi. Quando ele e seus homens estavam vivendo como fugitivos, eles tiveram que deixar suas famílias em casa para ir a uma batalha. Enquanto estavam fora, alguns inimigos invadiram suas casas e levaram suas famílias. Davi podia ter pensado que, por ser um guerreiro experiente, ele conseguiria dar um jeito de resolver a situação. Mas em vez disso, Davi procurou a orientação de Jeová. Com a ajuda de Abiatar, Davi perguntou a Jeová: “Devo ir atrás desse bando de saqueadores?” Jeová disse que sim e garantiu que Davi seria bem-sucedido. (1 Sam. 30:7-10) O que você pode aprender com essa história?

Os jovens devem pedir conselho para os anciãos (Veja o parágrafo 11.)

11. O que você pode fazer antes de tomar decisões?

11 Busque orientação antes de tomar decisões. Peça a ajuda dos seus pais. Também peça a ajuda de anciãos experientes. Jeová confia nesses homens designados, e você também pode confiar neles. Jeová vê os anciãos como “dádivas”, ou presentes, para a congregação. (Efé. 4:8) Vai ser muito bom para você imitar a fé desses homens e ouvir os conselhos sábios que eles dão. Agora, vamos aprender um pouco com o exemplo do rei Asa.

APRENDA COM O REI ASA

12. Que qualidades Asa mostrou quando se tornou rei?

12 Quando jovem, o rei Asa era humilde e corajoso. Por exemplo, depois da morte de seu pai, Abias, Asa se tornou rei e começou uma campanha para acabar com a idolatria no país. Ele também “ordenou a Judá que buscassem a Jeová, o Deus dos seus antepassados, e obedecessem à Lei e aos mandamentos”. (2 Crô. 14:1-7) E quando Zerá, o etíope, invadiu Judá com um milhão de soldados, Asa foi sábio e buscou a ajuda de Jeová, dizendo: “Ó Jeová, para ti não faz diferença se aqueles que tu ajudas são numerosos ou fracos. Ajuda-nos, ó Jeová, nosso Deus, pois confiamos em ti.” Essas belas palavras mostram que Asa confiava que Jeová poderia salvar tanto a ele como a seu povo. Asa confiou em seu Pai celestial, e “Jeová derrotou os etíopes”. — 2 Crô. 14:8-12.

13. O que aconteceu com Asa mais tarde, e por quê?

13 Você com certeza concorda que enfrentar um exército de um milhão de soldados foi um grande desafio. Mas Asa foi bem-sucedido. Infelizmente, mais tarde, quando se viu diante de um desafio muito menor, Asa não buscou a ajuda de Jeová. Quando foi ameaçado pelo rei de Israel, Baasa, Asa procurou a ajuda do rei da Síria. Essa decisão trouxe péssimas consequências! Por meio do profeta Hanani, Jeová disse a Asa: “Visto que o senhor confiou no rei da Síria e não confiou em Jeová, seu Deus, o exército do rei da Síria escapou das suas mãos.” E realmente, a partir daí, Asa vivia em guerra contra Baasa. (2 Crô. 16:7, 9; 1 Reis 15:32) Que lição podemos aprender?

14. Como você pode mostrar que confia em Jeová? E de acordo com 1 Timóteo 4:12, se fizer isso, o que você vai se tornar?

14 Nunca deixe de ser humilde e continue a confiar em Jeová. Quando você se batizou, você mostrou que tinha muita fé e confiança em Jeová. E Jeová ficou feliz de dar a você o privilégio de fazer parte da família dele. Então, o segredo agora é continuar a confiar em Jeová. Pode parecer fácil confiar em Jeová quando você tem que tomar decisões que podem mudar a sua vida. Mas e quando você tem que tomar decisões menores? É muito importante confiar em Jeová ao tomar decisões, sejam elas sobre a escolha de diversão ou sobre a escolha de um trabalho e de alvos para alcançar. Não confie em sua própria sabedoria. Em vez disso, pesquise princípios bíblicos que se apliquem a sua situação. Então, coloque em prática o que aprender. (Pro. 3:5, 6) Se fizer isso, Jeová vai ficar muito feliz, e você vai conquistar o respeito dos irmãos da sua congregação. — 1 Tim. 4:12.

APRENDA COM O REI JEOSAFÁ

15. Como vemos em 2 Crônicas 18:1-3; 19:2, que erros o rei Jeosafá cometeu?

15 É claro que, como todo mundo, você é imperfeito e vai cometer erros de vez em quando. Mas isso não deve impedi-lo de dar o seu melhor a Jeová. Veja o exemplo do rei Jeosafá. Ele tinha muitas qualidades. Quando jovem, “ele buscava o Deus do seu pai e seguia Seu mandamento”. Além disso, ele ordenou que príncipes viajassem pelas cidades de Judá para ensinar o povo sobre Jeová. (2 Crô. 17:4, 7) Por mais que fosse uma pessoa boa, Jeosafá certas vezes tomou decisões ruins. E por causa de uma dessas decisões ruins, Jeosafá foi aconselhado por um dos representantes de Jeová. (Leia 2 Crônicas 18:3; 19:2; 2 Crô. 18:1, 2) Que lição podemos aprender desse relato?

Jovens que são trabalhadores e confiáveis têm uma boa reputação (Veja o parágrafo 16.)

16. O que você pode aprender do que aconteceu com Rajeev?

16 Aceite e coloque em prática os conselhos que você recebe. Talvez, assim como muitos jovens, você ache difícil decidir o que é mais importante em sua vida. Mas não fique desanimado. Veja o que aconteceu com um irmão chamado Rajeev. Falando sobre a sua adolescência, ele conta: “Às vezes eu não sabia o que queria para minha vida. Como muitos jovens, eu estava mais interessado em esportes e em me divertir do que em ir para reuniões ou para o campo.” O que ajudou Rajeev? O conselho de um ancião bondoso. Rajeev conta: “Ele me ajudou a pensar sobre o conselho que está em 1 Timóteo 4:8.” Rajeev foi humilde e escutou o conselho, e pensou sobre o que devia estar em primeiro lugar em sua vida. Ele diz: “Eu decidi colocar os alvos espirituais em primeiro lugar.” O resultado? Rajeev explica: “Poucos anos depois de receber esse conselho, eu me tornei servo ministerial.”

DEIXE SEU PAI CELESTIAL ORGULHOSO

17. O que os irmãos mais velhos acham dos jovens?

17 Os irmãos mais velhos dão muito valor a você, jovem, que serve a Jeová “ombro a ombro” com eles! (Sof. 3:9) Eles amam ver como você cumpre suas designações com dedicação, energia e entusiasmo. Com certeza, eles gostam muito de você! — 1 João 2:14.

18. De acordo com Provérbios 27:11, o que Jeová acha dos jovens que servem a ele?

18 Jovens, nunca esqueçam que Jeová ama vocês e confia em vocês. Ele predisse que, nos últimos dias, haveria um exército de jovens que se ofereceria a ele voluntariamente. (Sal. 110:1-3) Jeová sabe do seu amor por ele e sabe que você quer dar o seu melhor. Então, seja paciente com outros e seja paciente com você mesmo. Quando cometer erros, aceite o treinamento e a disciplina que receber. Veja isso como uma ajuda do próprio Jeová. (Heb. 12:6) Cumpra suas designações com toda a dedicação. E o mais importante: em tudo o que fizer, deixe seu Pai celestial orgulhoso de você! — Pro. 27:11.

CÂNTICO 135 “Seja sábio, meu filho”

^ parágrafo 5 Quando um jovem irmão faz progresso espiritual, é normal ele querer fazer mais para Jeová. Mas para ser designado como servo ministerial, ele precisa conquistar e manter o respeito da congregação. Que passos um jovem precisa dar para ser visto como alguém confiável?

^ parágrafo 9 Alguns nomes foram mudados.