ESTUDO 9

CÂNTICO 75 ‘Estou aqui!’

Você está pronto para se dedicar a Jeová?

Você está pronto para se dedicar a Jeová?

“Como vou retribuir a Jeová todo o bem que me tem feito?”SAL. 116:12.

OBJETIVO

Este estudo vai ajudar você a ter uma forte amizade com Jeová a ponto de querer se dedicar a Jeová e se batizar.

1-2. O que uma pessoa precisa fazer antes de se batizar?

 NOS últimos cinco anos, mais de 1 milhão de pessoas se batizaram como Testemunhas de Jeová. Muitas delas são como Timóteo, que aprendeu a verdade “desde a infância”. (2 Tim. 3:14, 15) Outros aprenderam sobre Jeová quando já eram adultos, alguns até bem idosos. Uns anos atrás, uma mulher que estudava a Bíblia com as Testemunhas de Jeová se batizou aos 97 anos de idade!

2 Talvez você esteja estudando a Bíblia ou seus pais sejam Testemunhas de Jeová. Nesse caso, você pensa em se batizar? Esse é um alvo excelente! Mas antes disso você precisa se dedicar a Jeová. Este estudo vai explicar o que essa dedicação significa. Também vamos ver por que você não precisa ter medo de se dedicar a Jeová e se batizar quando estiver pronto para isso.

O QUE É DEDICAÇÃO?

3. Dê alguns exemplos da Bíblia de pessoas que eram dedicadas a Jeová.

3 Na Bíblia, dedicação significa separar algo para um objetivo sagrado. Os israelitas eram um povo dedicado a Jeová, mas alguns deles eram dedicados a Jeová de uma maneira especial. Por exemplo, Arão usava “o sinal sagrado de dedicação” — uma lâmina brilhante de ouro na frente do turbante dele. Essa lâmina de ouro indicava que ele tinha sido escolhido para um privilégio especial: servir como sumo sacerdote de Israel. (Lev. 8:9) Os nazireus também eram dedicados a Jeová de uma maneira especial. A palavra “nazireu” vem da palavra hebraica nazirʹ, que significa “dedicado” ou “separado”. Os nazireus tinham que seguir algumas restrições que estavam na Lei mosaica. — Núm. 6:2-8.

4. (a) O que está envolvido em se dedicar a Jeová? (b) O que significa “negar a si mesmo”? (Veja também a imagem.)

4 Quando você se dedica a Jeová, fazer a vontade dele passa a ser a coisa mais importante na sua vida. Você também escolhe se tornar discípulo de Jesus. Mas o que está envolvido nessa dedicação? Jesus disse: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo.” (Mat. 16:24) A expressão grega traduzida “negar a si mesmo” também significa “dizer não a si mesmo”. Ao se dedicar a Jeová, você abre mão de suas vontades e precisa dizer não a qualquer coisa que desagrade a ele. (2 Cor. 5:14, 15) Isso inclui dizer não às “obras da carne”, como a imoralidade sexual. (Gál. 5:19-21; 1 Cor. 6:18) Será que obedecer a Jeová vai tornar sua vida difícil? Não se você amar a Jeová e estiver convencido de que as suas leis são para o seu bem. (Sal. 119:97; Isa. 48:17, 18) Um irmão chamado Nicolas disse o seguinte: “Você pode encarar as leis de Jeová como a grade de uma prisão, que tira toda a sua liberdade, ou como a grade de uma jaula de leões, que protege você do perigo.”

Você encara os padrões de Jeová como as grades de uma prisão, que tiram a sua liberdade, ou como as grades de uma jaula de leões, que protegem você do perigo? (Veja o parágrafo 4.)


5. (a) Como uma pessoa se dedica a Jeová? (b) Qual é a diferença entre a dedicação e o batismo? (Veja também a imagem.)

5 Como você se dedica a Jeová? Fazendo uma oração a ele. Nessa oração, você promete que vai adorar apenas a Jeová e que a vontade dele vai ser a coisa mais importante na sua vida. Em outras palavras, você promete a Jeová que vai amá-lo “de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de toda a sua força”. (Mar. 12:30) Essa dedicação é feita em particular entre você e Jeová. Já o batismo é feito em público; ele mostra para as pessoas que você se dedicou a Jeová. Sua dedicação é uma promessa muito séria. Por isso, você vai fazer de tudo para cumprir essa promessa, e Jeová espera que você faça isso. — Ecl. 5:4, 5.

Quando você se dedica a Jeová, você promete adorar só a ele e colocar a vontade dele em primeiro lugar na vida (Veja o parágrafo 5.)


POR QUE SE DEDICAR A JEOVÁ?

6. Por que uma pessoa decide se dedicar a Jeová?

6 O motivo principal de você querer se dedicar a Jeová é o amor que você sente por ele. Esse amor não é apenas uma emoção passageira, mas é baseado em “conhecimento exato” e “compreensão espiritual” — ou seja, em tudo que você aprendeu sobre Jeová e a vontade dele. Isso faz com que você ame a Jeová cada dia mais. (Col. 1:9) O estudo da Bíblia fez você ter certeza de que (1) Jeová é uma pessoa real, (2) a Bíblia é sua Palavra inspirada e (3) Jeová usa sua organização para fazer a vontade dele.

7. O que é necessário fazer antes de nos dedicar a Jeová?

7 Aqueles que se dedicam a Jeová devem ter um conhecimento básico da Bíblia e viver de acordo com as leis de Jeová. Eles fazem o melhor para compartilhar com outros o que aprenderam da Bíblia. (Mat. 28:19, 20) O amor deles por Jeová aumenta e eles querem adorá-lo de todo o coração. É assim que você se sente? Se você amar a Jeová dessa maneira, você vai se dedicar e se batizar por vontade própria. Você não vai fazer isso só para agradar a seus pais ou quem está ensinando a Bíblia para você, e nem porque seus amigos já se batizaram.

8. Qual a relação entre a gratidão e a dedicação a Jeová? (Salmo 116:12-14)

8 Ao pensar em todas as coisas que Jeová já fez por você, você fica muito grato, a ponto de querer dedicar sua vida a ele. (Leia Salmo 116:12-14.) A Bíblia diz que Jeová é quem nos dá “toda boa dádiva e todo presente perfeito”. (Tia. 1:17) O maior presente de todos é o sacrifício de seu Filho Jesus. Pense nisto: é só por causa do resgate que você pode ter uma amizade forte com Jeová. Além disso, Jeová dá a você a oportunidade de viver para sempre. (1 João 4:9, 10, 19) Por isso, a dedicação a Jeová é uma das melhores maneiras de mostrar o quanto você é grato pelo resgate e por todas as bênçãos que já recebeu. (Deut. 16:17; 2 Cor. 5:15) É isso que aprendemos na lição 46, ponto 4, do livro Seja Feliz para Sempre!, que inclui o vídeo de três minutos Que Presentes Podemos Dar para Deus?.

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA A DEDICAÇÃO E O BATISMO?

9. Por que ninguém deve se sentir pressionado a se dedicar a Jeová?

9 Talvez você ache que ainda não está pronto para se dedicar a Jeová e se batizar. Pode ser que você ainda precise fazer mudanças na vida para seguir os padrões de Jeová ou precise de mais tempo para fortalecer sua fé. (Col. 2:6, 7) O amor que cada pessoa sente por Jeová cresce num ritmo diferente, e nem todos os jovens se batizam com a mesma idade. Por isso, é importante entender as mudanças que você precisa fazer e dar o seu melhor, sem se comparar com outros. — Gál. 6:4, 5.

10. O que você pode fazer se ainda não estiver pronto para se dedicar a Jeová e se batizar? (Veja também o quadro “ Para os filhos de Testemunhas de Jeová”.)

10 Mesmo se você perceber que ainda não está pronto para se dedicar a Jeová, não desista desse alvo! Peça a ajuda de Jeová para fazer as mudanças necessárias. (Fil. 2:13; 3:16) Pode ter certeza que Jeová vai ouvir a sua oração e ajudar você. — 1 João 5:14.

POR QUE ALGUNS NÃO SE DECIDEM?

11. Como Jeová vai nos ajudar a continuar leais a ele?

11 Algumas pessoas que já estão prontas para a dedicação e o batismo ainda ficam em dúvida se devem fazer isso ou não. Talvez pensem: ‘E se depois do batismo eu cometer um pecado grave e for desassociado?’ Se você tiver esse medo, confie que Jeová vai dar tudo o que você precisa ‘para andar de um modo digno dele, a fim de lhe agradar plenamente’. (Col. 1:10) Ele também vai fortalecê-lo para que você faça o que é certo. Jeová já ajudou muitas pessoas a ser obedientes a ele. (1 Cor. 10:13) É por isso que relativamente poucos são desassociados da congregação. Jeová nos dá tudo o que precisamos para continuar leais.

12. O que você pode fazer para não cometer um pecado grave?

12 Todos nós somos tentados a fazer coisas erradas. (Tia. 1:14) Mas você pode escolher o que fazer quando for tentado. A verdade é que, no fim das contas, você é que está no controle do que fazer com sua vida. Algumas pessoas dizem que é impossível controlar o que pensamos e o que fazemos, mas isso é mentira. Você pode sim controlar seus desejos errados. Por isso, toda vez que for tentado, você pode escolher fazer o que é certo. Para conseguir isso, ore a Jeová todo dia, tenha uma boa rotina de estudo pessoal e assista a todas as reuniões. Além disso, aproveite cada oportunidade para compartilhar sua fé com outros. Fazendo sempre essas coisas, você terá a força necessária para continuar leal a Jeová. E nunca se esqueça: Jeová sempre vai te ajudar a fazer a coisa certa! — Gál. 5:16.

13. Que bom exemplo José deixou para nós?

13 Vai ser mais fácil continuar leal a Jeová se, antes de ser tentado, você já tiver decidido o que fazer. A Bíblia fala de várias pessoas que fizeram isso e que, assim como nós, eram imperfeitas. Veja o exemplo de José. A esposa de Potifar tentou várias vezes seduzir José, mas ele não tinha dúvida nenhuma de como reagir. A Bíblia diz que “ele se recusava” e dizia: “Como eu poderia cometer essa grande maldade e realmente pecar contra Deus?” (Gên. 39:8-10) Fica claro que José sabia exatamente o que fazer antes de ser tentado pela esposa de Potifar, por isso ele conseguiu fazer o que era certo.

14. Como podemos rejeitar as tentações?

14 Como podemos ter a mesma determinação de José? Você pode decidir agora o que vai fazer quando enfrentar uma tentação. Não pense duas vezes em dizer “não” para as coisas que Jeová odeia e nem fique pensando nelas. (Sal. 97:10; 119:165) Assim, você vai conseguir resistir à tentação porque já saberá como reagir.

15. Como uma pessoa mostra que está ‘buscando seriamente’ a Jeová? (Hebreus 11:6)

15 Pode ser que você já tenha certeza que encontrou a verdade e quer servir a Jeová de todo o seu coração. Mas talvez você ainda não se sinta preparado para se dedicar a Jeová e se batizar. Nesse caso, você pode fazer o mesmo que Davi e implorar a Jeová: “Examina-me, ó Deus, e conhece o meu coração. Sonda-me e conhece as minhas ansiedades. Vê se há em mim alguma tendência prejudicial, e guia-me no caminho da eternidade.” (Sal. 139:23, 24) Jeová abençoa aqueles que “o buscam seriamente”, e você mostra que está fazendo isso ao se esforçar para atingir o alvo da dedicação e do batismo. — Leia Hebreus 11:6.

CONTINUE SE ACHEGANDO A JEOVÁ

16-17. Como os que são criados na verdade podem se achegar a Jeová? (João 6:44)

16 Jesus disse que seus discípulos são atraídos por Jeová. (Leia João 6:44.) Pense em como isso é maravilhoso e no que significa para você. Jeová vê algo de bom em cada pessoa que ele atrai para a verdade. Ele vê cada um de nós como uma “propriedade especial”, ou seja, uma pessoa “estimada”. (Deut. 7:6; nota) É assim que Jeová vê você.

17 Pode ser que você seja um jovem que está sendo criado na verdade pelos pais. Talvez você ache que está servindo a Jeová só porque seus pais estão fazendo isso, e não porque Jeová escolheu você. Mas a Bíblia diz: “Acheguem-se a Deus, e ele se achegará a vocês.” (Tia. 4:8; 1 Crô. 28:9) Quando você toma a iniciativa de se achegar a Jeová, ele faz a parte dele e também se aproxima de você. Para Jeová, você é muito mais do que só uma pessoa num grupo. Jeová se aproxima de cada pessoa, de maneira individual, inclusive daquelas que estão sendo criadas na verdade. Quando alguém toma a iniciativa de se achegar a Jeová, ele faz o que já lemos em Tiago 4:8. — Veja também 2 Tessalonicenses 2:13.

18. O que vamos ver no próximo estudo? (Salmo 40:8)

18 Quando você se dedica a Jeová e se batiza, você está imitando Jesus. Por vontade própria, Jesus estava disposto a fazer qualquer coisa que seu Pai pedisse. (Leia Salmo 40:8; Heb. 10:7) No próximo estudo, veremos o que pode ajudar você a continuar servindo a Jeová lealmente depois do batismo.

QUAL É A SUA RESPOSTA?

  • O que significa ser dedicado a Jeová?

  • De que maneira a gratidão vai ajudar você a se dedicar a Jeová?

  • O que vai ajudar você a não cometer um pecado grave?

CÂNTICO 38 Jeová vai te dar força