ESTUDO 49
Será que Jeová vai responder às minhas orações?
“Vocês me chamarão e virão a mim em oração, e eu vou escutá-los.” — JER. 29:12.
CÂNTICO 41 Escuta minha oração
O QUE VAMOS VER a
1-2. Por que às vezes achamos que Jeová não está respondendo às nossas orações?
“ENCONTRE a mais plena alegria em Jeová, e ele lhe concederá os desejos do seu coração.” (Sal. 37:4) Que promessa maravilhosa! Mas será que podemos esperar que Jeová atenda todos os nossos pedidos rapidamente? Por que estamos perguntando isso? Pense nas seguintes situações: Uma irmã solteira ora a Jeová porque quer fazer a Escola para Evangelizadores do Reino, mas os anos se passam e ela não é convidada. Um irmão jovem ora a Jeová pedindo para se recuperar de uma doença grave e poder fazer mais na congregação, mas mesmo assim ele não melhora. Os pais de um jovem oram para que seu filho continue na verdade, mas por fim o filho decide deixar de servir a Jeová.
2 Talvez você já tenha orado pedindo algo, mas não recebeu o que tinha pedido. Por causa disso, pode ser que você tenha concluído que Jeová só responde às orações dos outros, mas não às suas. Ou você começou a pensar que tinha feito algo de errado. Uma irmã chamada Janice b se sentia assim. Ela e seu marido oravam a Jeová porque eles queriam muito servir em Betel. Ela conta: “Eu tinha certeza que a gente logo ia ser chamado para Betel.” Mas o tempo passou, os meses se transformaram em anos e o casal nunca foi chamado. Janice diz: “Eu fiquei triste e confusa. Eu ficava pensando se de alguma maneira tinha desapontado a Jeová. Eu tinha orado tão especificamente sobre o assunto. Por que ele não respondeu minha oração?”
3. O que vamos ver neste estudo?
3 Às vezes, ficamos nos perguntando se Jeová está mesmo ouvindo nossas orações. Até alguns homens fiéis do passado tiveram essa preocupação. (Jó 30:20; Sal. 22:2; Hab. 1:2) O que pode te convencer de que Jeová não vai ignorar suas orações? (Sal. 65:2) Para ajudar a responder a essa pergunta, vamos ver três coisas: (1) O que podemos esperar de Jeová? (2) O que Jeová espera de nós? (3) Por que talvez seja preciso ajustar nossas orações?
O QUE PODEMOS ESPERAR DE JEOVÁ?
4. De acordo com Jeremias 29:12, o que Jeová promete fazer?
4 Jeová promete que vai escutar nossas orações. (Leia Jeremias 29:12.) Deus ama seus servos leais, então ele nunca vai ignorar nossas orações. (Sal. 10:17; 37:28) Mas isso não significa que ele vai nos dar tudo o que pedimos. Algumas das coisas que pedimos só vamos receber no novo mundo.
5. O que Jeová considera ao ouvir nossas orações? Explique.
5 Jeová leva em consideração como nossos pedidos se relacionam com o propósito dele. (Isa. 55:8, 9) O propósito de Jeová envolve encher a Terra com pessoas que serão unidas e felizes debaixo do seu governo. Mas Satanás diz que as pessoas seriam mais felizes governando a si mesmas. (Gên. 3:1-5) Para provar que o Diabo está mentindo, Jeová tem permitido que os governos humanos existam. Mas eles são os principais responsáveis pela maioria dos problemas que enfrentamos hoje. (Ecl. 8:9) Nós sabemos que Jeová não vai acabar com todos os problemas agora. Se ele fizesse isso, alguns pensariam que o governo humano está dando certo e que está resolvendo os problemas da humanidade.
6. Por que precisamos ter certeza que Jeová sempre vai fazer o que é amoroso e justo?
6 Jeová pode responder a orações parecidas de maneiras diferentes. Por exemplo, quando o rei Ezequias ficou muito doente, ele implorou para que Jeová o curasse, e Jeová fez isso. (2 Reis 20:1-6) Por outro lado, quando o apóstolo Paulo implorou para Jeová remover o “espinho na carne” dele, talvez um problema de saúde, Jeová não fez isso. (2 Cor. 12:7-9) Veja também o que aconteceu com os apóstolos Pedro e Tiago. O rei Herodes queria matar os dois, e a congregação orou por Pedro e provavelmente por Tiago também. Mas Tiago foi morto, e Pedro foi resgatado milagrosamente por um anjo. (Atos 12:1-11) Talvez a gente se pergunte: ‘Mas por que Jeová salvou Pedro e não fez o mesmo por Tiago?’ A Bíblia não diz. c Mas de uma coisa podemos ter certeza: Jeová “nunca é injusto”. (Deut. 32:4) E nós sabemos que Jeová amava muito tanto Pedro quanto Tiago. (Apo. 21:14) Às vezes, Jeová pode responder às nossas orações de uma maneira que não esperamos. Mas não temos a mínima dúvida de que Jeová sempre faz o que é amoroso e justo. Por isso, não ficamos questionando o modo como ele escolhe responder às nossas orações. — Jó 33:13.
7. O que não devemos fazer, e por quê?
7 Nós não queremos comparar a nossa situação com a de outros. Por exemplo, talvez a gente peça para Jeová nos ajudar em alguma situação, mas o nosso pedido não é atendido. Um tempo depois, ficamos sabendo que uma pessoa fez uma oração parecida e que, pelo que tudo indica, Jeová respondeu a essa oração. Uma irmã chamada Anna passou por isso. Ela orou para que seu marido, Mateus, se curasse de um câncer. No mesmo período, duas irmãs idosas também estavam lutando contra um câncer. Anna orou intensamente, tanto pelo seu marido, Mateus, quanto por essas irmãs. As irmãs se recuperaram, mas Mateus faleceu. De início, Anna ficou se perguntando se as duas irmãs melhoraram porque Jeová as ajudou. E, se Jeová fez isso, por que ele não fez o mesmo pelo seu marido? É claro que não podemos dizer por que as duas irmãs se recuperaram. Mas o que sabemos é que Jeová já tem uma solução permanente para nosso sofrimento e que ele quer muito ressuscitar seus amigos que já morreram. — Jó 14:15.
8. (a) De acordo com Isaías 43:2, como Jeová nos ajuda? (b) Como as orações nos ajudam quando passamos por dificuldades? (Assista ao vídeo As Orações nos Ajudam a Lidar com Problemas.)
8 Jeová sempre vai estar do nosso lado. Como nosso Pai amoroso, Jeová não gosta de nos ver sofrendo. (Isa. 63:9) Mesmo assim, ele não impede que surjam situações difíceis, que podem ser comparadas a rios ou chamas. (Leia Isaías 43:2.) Mas ele promete que sempre vai nos ajudar a passar por essas dificuldades e que nunca vai deixar que os problemas nos causem um dano permanente. Além disso, Jeová nos dá o seu poderoso espírito santo para nos ajudar a não desistir. (Luc. 11:13; Fil. 4:13) Por isso, podemos ter certeza que sempre vamos ter exatamente o que precisamos para conseguir perseverar e permanecer fiéis a Jeová. d
O QUE JEOVÁ ESPERA DE NÓS?
9. De acordo com Tiago 1:6, 7, por que precisamos confiar que Jeová vai nos ajudar?
9 Jeová espera que confiemos nele. (Heb. 11:6) Às vezes, nossos problemas parecem tão pesados que achamos que não vamos aguentar. Podemos até começar a duvidar que Jeová vai nos ajudar. Mas a Bíblia diz que o poder de Deus pode nos fazer “escalar uma muralha”. (Sal. 18:29) Então, em vez de ficarmos com dúvidas de que Jeová vai realmente nos ajudar, precisamos orar com bastante fé, confiando que ele vai responder às nossas orações. — Leia Tiago 1:6, 7.
10. Dê um exemplo de como podemos agir em harmonia com nossas orações.
10 Jeová espera que façamos nossa parte depois de orar. Por exemplo, talvez um irmão peça a ajuda de Jeová para conseguir uma folga do trabalho para assistir ao congresso. Como Jeová poderia responder a essa oração? Ele poderia dar ao irmão a coragem necessária para falar com o patrão. Mas o irmão precisaria fazer a parte dele e fazer o pedido. E talvez ele tenha que fazer isso várias vezes. Pode ser que ele tenha que pedir para um colega trocar de turno com ele ou até aceitar que o patrão desconte aquela folga do seu salário.
11. Por que precisamos orar repetidamente sobre nossas preocupações?
11 Jeová espera que continuemos orando por aquilo que é importante para nós. (1 Tes. 5:17) Jesus deu a entender que alguns de nossos pedidos não seriam respondidos imediatamente. (Luc. 11:9) Então, não desista de orar! Faça isso de todo o coração e várias vezes. (Luc. 18:1-7) Quando continuamos orando sobre um assunto, mostramos a Jeová que o nosso pedido é muito importante para nós, e não apenas uma vontade que logo vai passar. Além disso, mostramos que temos fé que ele pode nos ajudar.
POR QUE TALVEZ SEJA NECESSÁRIO AJUSTAR O QUE PEDIMOS?
12. (a) Que pergunta deveríamos nos fazer com relação aos nossos pedidos, e por quê? (b) Como podemos mostrar que respeitamos a Jeová em nossas orações? (Veja o quadro “ Será que minhas orações mostram que eu respeito a Jeová?”.)
12 Se aquilo que pedimos a Jeová em oração não acontecer, podemos fazer três perguntas. A primeira é: ‘Será que estou orando pela coisa certa?’ Muitas vezes nós achamos que sabemos o que é o melhor para nós. Mas talvez o que estejamos pedindo não seja o melhor a longo prazo. Pode ser também que estejamos pedindo a solução de um problema, mas exista uma solução ainda melhor. Além disso, algumas coisas que pedimos podem não estar de acordo com a vontade de Jeová. (1 João 5:14) Pense no exemplo daqueles pais mencionados no primeiro parágrafo. Eles pediram para Jeová que seu filho continuasse na verdade. Parece que não há nada de errado com esse pedido. Mas Jeová nunca vai forçar ninguém a servi-lo. Ele quer que todos, incluindo nossos filhos, escolham adorar a ele. (Deut. 10:12, 13; 30:19, 20) Então, em vez de pedir que o filho continue na verdade, os pais podem pedir para Jeová ajudá-los a tocar o coração do filho. Dessa forma, talvez eles consigam motivar o filho a amar a Jeová e se tornar amigo dele. — Pro. 22:6; Efé. 6:4.
13. De acordo com Hebreus 4:16, quando Jeová vai nos ajudar? Explique.
13 Uma segunda pergunta que podemos nos fazer é: ‘Será que é o momento certo de Jeová me dar o que estou pedindo?’ Talvez você ache que precisa de uma resposta imediata para o seu pedido. Mas na verdade, Jeová sabe quando é a hora certa de nos ajudar. (Leia Hebreus 4:16.) Quando nossos pedidos não são atendidos, podemos pensar que a resposta de Jeová é “não”. Mas pode ser que a resposta seja “ainda não”. Por exemplo, pense de novo no jovem que orava para ser curado de sua doença. Se Jeová fizesse um milagre e o curasse, Satanás poderia dizer que aquele irmão só continuou servindo a Jeová porque tinha sido curado. (Jó 1:9-11; 2:4) Além disso, Jeová já nos garantiu que no futuro todos serão curados de suas doenças. (Isa. 33:24; Apo. 21:3, 4) Até lá, não devemos esperar curas milagrosas. Então esse irmão poderia pedir a Jeová para ter força e paz mental. Assim, mesmo doente, ele vai continuar perseverando e servindo a Deus fielmente. — Sal. 29:11.
14. O que você aprendeu com a experiência de Janice?
14 Você lembra de Janice, que estava orando porque queria servir em Betel? Cinco anos se passaram até ela entender como Jeová tinha respondido à sua oração. Ela diz: “Durante esses anos, Jeová me ensinou e me ajudou a ser uma cristã melhor. Eu precisava confiar mais nele e melhorar meu estudo pessoal. Além disso, eu tinha que aprender que minha alegria não depende do lugar onde estou servindo.” Mais tarde, Janice e seu marido foram convidados para servir no circuito. Olhando para trás, Janice conclui: “Jeová respondeu sim minhas orações, mas não da maneira que eu esperava. Levou um tempo até eu perceber que a resposta de Jeová tinha sido um lindo presente para mim, e eu agradeço muito por ter tido a oportunidade de sentir o amor e a bondade de Jeová.”
15. Por que às vezes é bom ampliar os nossos pedidos? (Veja também as imagens.)
15 Uma terceira pergunta poderia ser: ‘Será que eu deveria orar por outra coisa?’ Embora seja bom ser específico em nossas orações, talvez em alguns casos possamos perceber melhor o que Jeová quer para nós se formos menos específicos em nossos pedidos. Veja o exemplo da irmã solteira que estava orando sobre a Escola para Evangelizadores do Reino. Ela queria fazer a escola para servir onde há mais necessidade. Mas enquanto continuava orando sobre a escola, ela poderia orar a Jeová pedindo para que a ajudasse a ver novas oportunidades de aumentar o seu serviço a ele. (Atos 16:9, 10) Daí, ela poderia agir de acordo com sua oração por perguntar ao superintendente de circuito se existe alguma congregação próxima com necessidade de mais pioneiros. Ou ela poderia escrever a Betel perguntando se existe algum lugar com necessidade de mais publicadores. e
16. Que certeza podemos ter?
16 Como vimos, podemos ter certeza que Jeová vai responder às nossas orações de uma maneira amorosa e justa. (Sal. 4:3; Isa. 30:18) Às vezes, não vamos ter a resposta que gostaríamos, mas Jeová nunca vai ignorar nossas orações. Ele nos ama muito e nunca vai nos abandonar. (Sal. 9:10) Então, continue a ‘confiar sempre’ em Jeová, derramando seu coração a ele em oração. — Sal. 62:8.
CÂNTICO 43 Uma oração de agradecimento
a Este estudo vai explicar por que podemos confiar que Jeová sempre vai responder às nossas orações de maneira amorosa e justa.
b Alguns nomes foram mudados.
c Veja o artigo “Confie na maneira de Jeová fazer as coisas”, na Sentinela de fevereiro de 2022, pars. 3-6.
d Para saber mais sobre como Jeová nos ajuda a suportar situações difíceis, assista ao vídeo As Orações nos Ajudam a Lidar com Problemas, no site jw.org.
e Para saber como se colocar à disposição para servir no território de outra filial, veja o livro Organizados para Fazer a Vontade de Jeová, cap. 10, pars. 6-9.
f DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Duas irmãs oram antes de preencher a petição da Escola para Evangelizadores do Reino. Mais tarde, uma delas é convidada, mas a outra não. Em vez de ficar muito desapontada, a irmã que não foi convidada ora a Jeová pedindo que a ajude a perceber outras oportunidades para servir mais a ele. Então ela escreve uma carta a Betel se colocando à disposição para servir onde há mais necessidade.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)