ESTUDO 48
Você pode ter certeza que Jeová vai te ajudar em tempos difíceis
“‘Sejam fortes, . . . pois eu estou com vocês’, diz Jeová dos exércitos.” — AGEU 2:4.
CÂNTICO 118 Jeová, a ti pedimos mais fé
O QUE VAMOS VER a
1-2. Que dificuldades parecidas com as nossas os judeus passaram quando voltaram para Jerusalém? (Veja também o quadro “ Os dias de Ageu, Zacarias e Esdras”.)
VOCÊ às vezes fica preocupado com o futuro? Talvez você esteja desempregado e não sabe como vai sustentar sua família. Ou talvez você esteja preocupado com a segurança da sua família por causa de instabilidade política, perseguição ou oposição na pregação. Você está enfrentando algum desses problemas? Nesse caso, você vai gostar de ver como Jeová ajudou os israelitas quando eles estavam enfrentando problemas parecidos.
2 Os judeus que tinham morado a vida inteira em Babilônia precisaram de muita fé para deixar sua vida confortável e viajar para um país que nem conheciam. Logo que eles chegaram, começaram a enfrentar dificuldades por causa da instabilidade política e econômica e da oposição. Então alguns acharam difícil focar na reconstrução do templo. Por isso, por volta do ano 520 antes de Cristo, Jeová enviou dois profetas para ajudar o povo a recuperar o zelo por sua adoração: Ageu e Zacarias. (Ageu 1:1; Zac. 1:1) Como vamos ver, o trabalho desses profetas teve bons resultados. Mas uns 50 anos depois, aqueles judeus que tinham voltado para Jerusalém ficaram desanimados de novo. Um copista habilidoso da Lei chamado Esdras foi de Babilônia até Jerusalém para encorajar o povo a colocar a adoração de Jeová em primeiro lugar na vida. — Esd. 7:1, 6.
3. Que perguntas vamos ver? (Provérbios 22:19)
3 As profecias de Ageu e Zacarias ajudaram os israelitas a continuar confiando em Jeová durante épocas difíceis. Essas profecias também nos ajudam a ter certeza que Jeová vai nos apoiar, não importa que dificuldades surjam em nossa vida. (Leia Provérbios 22:19.) Ao considerar a mensagem que Ageu e Zacarias transmitiram e ver o exemplo de Esdras, pense nas seguintes perguntas: Como os judeus foram afetados por todas aquelas dificuldades? Por que precisamos continuar colocando a vontade de Jeová em primeiro lugar quando surgirem dificuldades? E como podemos ter mais confiança em Jeová durante épocas difíceis?
COMO AS DIFICULDADES AFETARAM OS JUDEUS?
4-5. O que pode ter feito os judeus terem desanimado de reconstruir o templo?
4 Quando os judeus chegaram em Jerusalém, eles tinham muito trabalho a fazer. Em pouco tempo, eles reconstruíram o altar de Jeová e lançaram o alicerce do templo. (Esd. 3:1-3, 10) Mas o entusiasmo que eles tinham no começo logo foi diminuindo. Isso porque, além do trabalho no templo, eles tinham que construir suas casas, cuidar das plantações e alimentar suas famílias. (Esd. 2:68, 70) E para completar, eles enfrentavam oposição dos inimigos, que queriam impedir a reconstrução do templo. — Esd. 4:1-5.
5 Além de tudo isso, os judeus também tiveram que enfrentar instabilidade econômica e política. A região onde moravam passou a fazer parte do Império Persa. E depois que o rei persa Ciro morreu, em 530, o próximo rei, Cambises, quis conquistar o Egito. Provavelmente os soldados passaram pelo território de Israel e exigiram que os israelitas ajudassem com comida, água e abrigo, causando ainda mais dificuldades para o povo. Mesmo quando o rei seguinte, Dario I, começou a governar, os problemas continuaram, com rebeliões e revoltas em todo o Império. Tudo isso fez com que muitos judeus se preocupassem em como iriam conseguir sustentar suas famílias. Por causa de todas essas dificuldades, alguns acharam que não era o momento certo para reconstruir o templo de Jeová. — Ageu 1:2.
6. Que outra dificuldade os judeus enfrentaram, e o que Zacarias garantiu a eles? (Zacarias 4:6, 7)
6 Leia Zacarias 4:6, 7. Além das dificuldades econômicas e da instabilidade política, os judeus também enfrentaram perseguição. Em 522, os inimigos conseguiram fazer com que o governo persa impedisse a reconstrução do templo. Mas Zacarias garantiu aos judeus que Jeová usaria seu espírito santo para ajudá-los a continuar, apesar de qualquer obstáculo. Em 520, o rei Dario permitiu que eles continuassem a reconstrução do templo e até deu dinheiro para esse trabalho. Ele também ordenou que os governantes locais ajudassem o povo. — Esd. 6:1, 6-10.
7. O que aconteceu quando os judeus deram prioridade à vontade de Jeová?
7 Por meio de Ageu e Zacarias, Jeová prometeu para o seu povo que iria ajudá-los se eles dessem prioridade à reconstrução do templo. (Ageu 1:8, 13, 14; Zac. 1:3, 16) Os judeus ficaram muito animados pelo que os profetas disseram. Eles voltaram a trabalhar na reconstrução do templo, em 520, e conseguiram terminar a obra em menos de cinco anos. Eles receberam o apoio de Jeová e bênçãos em sentido material e espiritual porque deram prioridade à vontade de Jeová, em vez de se concentrarem nas dificuldades. E por causa disso, os judeus conseguiram adorar a Jeová com alegria. — Esd. 6:14-16, 22.
CONTINUE CONCENTRADO EM FAZER A VONTADE DE DEUS
8. Como as palavras de Ageu 2:4 nos ajudam a continuar concentrados em fazer a vontade de Deus? (Veja também a nota.)
8 Com a grande tribulação se aproximando, mais do que nunca precisamos obedecer à ordem de pregar as boas novas. (Mar. 13:10) Mas podemos achar difícil nos concentrar no ministério se estivermos com problemas financeiros ou enfrentando oposição na pregação. O que pode nos ajudar a colocar o serviço de Jeová em primeiro lugar? Sempre confiar que “Jeová dos exércitos” está ao nosso lado. b Ele vai nos apoiar se continuarmos colocando os interesses do Reino à frente dos nossos. Por isso, não precisamos ter medo de nada! — Leia Ageu 2:4.
9-10. Como um casal viu que o que Jesus disse em Mateus 6:33 é verdade?
9 Veja o exemplo de Oleg e Irina, c um casal que serve como pioneiro e se mudou para ajudar uma congregação em outro território. Logo depois da mudança eles perderam seu emprego porque a situação econômica do país piorou bastante. Eles passaram um ano sem conseguir encontrar emprego, mas sempre sentiram o cuidado amoroso de Jeová e, algumas vezes, até receberam a ajuda dos irmãos. Como eles conseguiram lidar com essas dificuldades? Oleg, que no início ficou bem desanimado, disse: “A gente tentava passar o máximo de tempo possível no campo. Isso nos ajudou a nos concentrar no que é mais importante na vida.” Enquanto Oleg e Irina procuravam emprego, eles continuaram ocupados na pregação.
10 Um dia, ao voltar do campo, eles ficaram sabendo por meio de um vizinho que um amigo muito querido tinha viajado uns 160 quilômetros só para deixar duas sacolas de comida. Oleg diz: “Naquele dia, vimos de novo o quanto Jeová cuida de nós e o quanto os irmãos da congregação nos amam. Nós temos certeza que Jeová nunca se esquece dos seus servos, mesmo quando a situação parece não ter saída.” — Mat. 6:33.
11. Se nos concentrarmos em fazer a vontade de Jeová, do que podemos ter certeza?
11 Jeová quer que nos concentremos no trabalho que salva vidas: a pregação. Como vimos no parágrafo 7, Ageu encorajou o povo de Jeová a deixar para trás as coisas ruins que tinham acontecido e a retomar a obra com um novo ânimo. Se fizessem isso, Jeová ‘os abençoaria’, assim como tinha prometido. (Ageu 2:18, 19) Nós também podemos ter certeza que Jeová vai abençoar nossos esforços se continuarmos colocando em primeiro lugar o trabalho que ele nos deu.
COMO FORTALECER SUA CONFIANÇA EM JEOVÁ?
12. Por que Esdras e os judeus que viajaram com ele precisavam de bastante fé?
12 No ano 468, Esdras viajou com um segundo grupo de judeus de Babilônia a Jerusalém. Esdras e os judeus que estavam com ele precisavam ter bastante fé para fazer essa viagem. Eles teriam que passar por estradas muito perigosas, levando uma grande quantidade de ouro e prata doados para o templo. Então a chance de eles serem roubados era muito grande. (Esd. 7:12-16; 8:31) E eles logo perceberam que a própria Jerusalém não estava segura. Não havia muitas pessoas morando lá, e as muralhas e os portões precisavam de conserto. O que nós podemos aprender de Esdras sobre fortalecer nossa confiança em Jeová?
13. Como Esdras fortaleceu sua confiança em Jeová? (Veja também a nota.)
13 Esdras viu como Jeová cuidou do seu povo em momentos difíceis. Anos antes, em 484, Esdras provavelmente estava em Babilônia quando o rei Assuero ordenou que todos os judeus do Império Persa fossem mortos. (Ester 3:7, 13-15) Esdras e todos os judeus estavam em perigo! Quando ficaram sabendo da ordem do rei, eles ficaram tão preocupados que começaram a jejuar e a lamentar enquanto oravam a Jeová pedindo ajuda. (Ester 4:3) Mas imagine como Esdras e os outros judeus se sentiram quando o jogo virou e aqueles que tinham planejado matar os judeus foram mortos! (Ester 9:1, 2) Tudo isso preparou Esdras para dificuldades que ainda viriam no futuro e fez com que ele tivesse ainda mais certeza que Jeová pode proteger o seu povo. d
14. O que uma irmã aprendeu quando sentiu o cuidado de Jeová em tempos difíceis?
14 Quando vemos como Jeová cuida de nós em tempos difíceis, nossa confiança nele fica mais forte. Veja o exemplo de Anastasia, que mora no Leste Europeu. Ela saiu do emprego porque seus colegas queriam que ela se envolvesse com a política. Ela diz: “Essa foi a primeira vez na vida que eu fiquei sem nenhum centavo. Eu deixei o assunto nas mãos de Jeová e vi como ele cuidou de mim com tanto carinho. Se um dia eu ficar sem emprego de novo, não vou mais ficar com medo. Se o meu Pai celestial está cuidando de mim hoje, com certeza ele vai cuidar de mim amanhã.”
15. O que ajudou Esdras a continuar confiando em Jeová? (Esdras 7:27, 28)
15 Esdras viu a mão de Jeová na vida dele. Quando Esdras parava para pensar nas vezes que ele já tinha sido ajudado por Jeová, a confiança dele em seu Deus aumentava ainda mais. Repare nesta expressão: “A mão de Jeová, meu Deus, estava sobre mim.” (Leia Esdras 7:27, 28.) Esdras disse algo parecido seis vezes no livro que foi inspirado a escrever. — Esd. 7:6, 9; 8:18, 22, 31.
16. Em que situações temos a oportunidade de ver claramente a mão de Jeová em nossa vida? (Veja também a imagem.)
16 Jeová pode nos ajudar quando estivermos enfrentando um desafio. Por exemplo, quando pedimos uma folga ao nosso patrão para assistir ao congresso ou quando pedimos para mudar nosso horário de trabalho para assistir às reuniões, nós criamos uma oportunidade de ver a mão de Jeová na nossa vida. O resultado pode ser melhor do que a gente esperava, e daí nossa confiança em Jeová vai ficar mais forte.
17. Como Esdras mostrou humildade ao passar por desafios? (Veja a imagem da capa.)
17 Esdras foi humilde e orou pedindo a ajuda de Jeová. Toda vez que Esdras se sentia ansioso com as coisas que tinha que fazer, ele orava humildemente a Jeová. (Esd. 8:21-23; 9:3-5) Outros israelitas viram como Esdras confiava em Jeová e começaram a apoiá-lo e imitar a fé dele. (Esd. 10:1-4) Quando nos sentimos esmagados pelas preocupações com nosso sustento ou com a segurança da nossa família, nós precisamos orar a Jeová e confiar nele.
18. O que mais pode nos ajudar a ter mais fé em Jeová?
18 Se formos humildes, buscando o apoio de Jeová e deixando os nossos irmãos nos ajudarem, nossa fé vai ficar mais forte. Erika, que tem três filhos, continuou confiando que Jeová cuidaria dela, mesmo depois de uma tragédia. Em pouco tempo, ela perdeu seu bebê, que ainda não tinha nascido, e o seu amado marido. Pensando em tudo o que aconteceu, ela diz: “Não dá para você saber antes tudo o que Jeová vai fazer para te ajudar. A ajuda pode vir de maneiras surpreendentes. Jeová respondeu muitas das minhas orações através das coisas que meus amigos disseram ou fizeram. Eu vi que fica mais fácil para meus amigos me ajudarem quando eu me abro com eles.”
CONTINUE CONFIANDO EM JEOVÁ ATÉ O FIM
19-20. O que aprendemos com os judeus que não puderam voltar para Jerusalém?
19 Nós também podemos aprender uma lição muito importante dos judeus que não puderam voltar para Jerusalém. Talvez alguns deles já estivessem idosos, doentes ou tivessem obrigações familiares. Mesmo assim, eles ficaram felizes de ajudar financeiramente aqueles que estavam voltando para Jerusalém. (Esd. 1:5, 6) Pelo visto, uns 19 anos depois que o primeiro grupo de judeus chegou em Jerusalém, aqueles que ficaram em Babilônia ainda tinham o costume de enviar contribuições para Jerusalém. — Zac. 6:10.
20 Mesmo que a gente não consiga fazer tudo o que gostaria para Jeová, podemos ter certeza que ele vê os nossos esforços sinceros e que isso alegra muito o coração dele. Por que podemos dizer isso? Porque Jeová pediu para Zacarias fazer uma coroa com o ouro e a prata que os judeus que ficaram em Babilônia tinham doado. (Zac. 6:11) Essa “coroa grandiosa” serviria “como recordação” daquelas contribuições generosas. (Zac. 6:14, notas) Da mesma forma, nós podemos ter certeza que Jeová nunca vai se esquecer dos nossos esforços sinceros de servir a ele durante tempos difíceis. — Heb. 6:10.
21. O que vai nos ajudar a olhar para o futuro com confiança?
21 Sem dúvida, vamos continuar enfrentando dificuldades nestes últimos dias, e a situação vai ficar cada vez pior daqui pra frente. (2 Tim. 3:1, 13) Mas não precisamos deixar que a ansiedade tome conta da nossa vida. Lembre-se das palavras que Jeová disse para seu povo nos dias de Ageu: “Eu estou com vocês . . . Não tenham medo.” (Ageu 2:4, 5) Nós também não precisamos ter dúvidas de que Jeová vai ficar do nosso lado se continuarmos fazendo o nosso melhor para servi-lo. Se aplicarmos as lições que aprendemos com os profetas Ageu e Zacarias e imitarmos o exemplo de Esdras, vamos continuar confiando em Jeová, não importa que dificuldades surjam no futuro.
CÂNTICO 122 Vamos continuar firmes!
a Este estudo foi feito para nos ajudar a fortalecer nossa confiança em Jeová quando enfrentarmos dificuldades financeiras, instabilidade política ou oposição na pregação.
b A expressão “Jeová dos exércitos” aparece 14 vezes no livro de Ageu. Isso lembrou aos judeus, e também nos lembra, que o poder de Jeová não tem fim. Ele tem à sua disposição exércitos de anjos para fazer a sua vontade. — Sal. 103:20, 21.
c Alguns nomes foram mudados.
d Esdras era um copista da Palavra de Deus muito habilidoso. Por isso, muito antes de ir para Jerusalém, ele já tinha confiança de que as profecias de Jeová se cumpririam. — 2 Crô. 36:22, 23; Esd. 7:6, 9, 10; Jer. 29:14.
e DESCRIÇÃO DA IMAGEM: (1) Um irmão pede para seu patrão folga para assistir a um congresso, mas seu patrão diz não. (2) O irmão ora pedindo ajuda e orientação para falar com seu patrão de novo. (3) Ele mostra para seu patrão o convite do congresso e explica que a Bíblia torna as pessoas melhores. O patrão fica impressionado e muda de ideia.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)