ESTUDO 45
CÂNTICO 138 A beleza dos cabelos brancos
O que aprendemos com as últimas palavras de servos fiéis?
“Não é a sabedoria encontrada entre os idosos, e a vida longa, não traz entendimento?” — JÓ 12:12.
OBJETIVO
Ver como a obediência a Jeová resulta em bênçãos e em vida eterna.
1. Por que podemos aprender com os mais velhos?
TODOS nós precisamos de orientação ao tomar decisões importantes na vida. Os anciãos e outros cristãos maduros podem nos ajudar muito nesse sentido. Mesmo que eles sejam muito mais velhos do que nós, não devemos achar que os conselhos deles são ultrapassados. Jeová quer que a gente aprenda com os mais velhos. Afinal de contas, eles têm mais experiência e sabedoria. — Jó 12:12.
2. O que vamos ver neste estudo?
2 No passado, Jeová usou homens fiéis para encorajar e guiar seu povo. Ele continuou fazendo isso mesmo depois que eles já tinham certa idade. Moisés, Davi e o apóstolo João foram alguns deles. Eles não viveram na mesma época, e cada um passou por situações diferentes na vida. Mas, quando estavam perto de morrer, eles deram conselhos muito sábios para os mais jovens e falaram sobre a importância da obediência. Jeová fez questão de registrar essas palavras na Bíblia para todos nós, jovens e idosos, aprendermos com o que eles disseram. (Rom. 15:4; 2 Tim. 3:16) Neste estudo, vamos ver as palavras finais desses três homens e que lições podemos aprender com eles.
“VOCÊ VIVERÁ MUITO TEMPO”
3. Que coisas Moisés fez?
3 Moisés serviu a Jeová durante toda a sua vida. Ele foi profeta, juiz, líder militar e historiador. E tudo o que ele passou fez com que ele tivesse muita experiência! Foi ele que libertou os israelitas da escravidão no Egito, e ele presenciou muitos milagres de Jeová. Além disso, Jeová usou Moisés para escrever os cinco primeiros livros da Bíblia, o Salmo 90 e, provavelmente, o Salmo 91. É bem provável também que ele tenha escrito o livro de Jó.
4. Quem Moisés encorajou, e por quê?
4 Um pouco antes de morrer, Moisés, com 120 anos, reuniu os israelitas para lembrá-los de tudo o que Jeová tinha feito por eles. Alguns israelitas, quando eram jovens, viram os milagres que Jeová fez e como ele puniu os egípcios. (Êxo. 7:3, 4) Eles viram Jeová abrir o Mar Vermelho para que pudessem passar e também como Jeová destruiu Faraó e todo o seu exército. (Êxo. 14:29-31) No deserto, eles sentiram a proteção e o cuidado de Jeová. (Deut. 8:3, 4) E agora, eles estavam prestes a entrar na Terra Prometida. Por isso, Moisés não deixou passar essa última oportunidade de encorajá-los. a
5. Que garantia as últimas palavras de Moisés deram aos israelitas? (Deuteronômio 30:19, 20)
5 O que Moisés disse? (Leia Deuteronômio 30:19, 20.) Moisés lembrou à nação de Israel que eles tinham um futuro maravilhoso pela frente. Com as bênçãos de Jeová, eles viveriam por muito tempo na terra que Jeová tinha prometido dar a eles. Essa terra era rica e muito produtiva! Moisés disse como seria: “Uma terra com cidades grandes e boas, que você não construiu, com casas cheias de todo tipo de coisas boas, pelas quais você não trabalhou, com cisternas que você não cavou, e com vinhedos e oliveiras que você não plantou.” — Deut. 6:10, 11.
6. Por que Jeová deixou que outras nações derrotassem os israelitas?
6 Moisés também deu um aviso para os israelitas: se quisessem continuar vivendo naquela terra produtiva, eles precisariam continuar obedecendo a Jeová. Moisés falou da importância de eles ‘escolherem a vida’ por escutarem a Jeová e ‘se apegarem a ele’. Mas os israelitas não quiseram obedecer. Por isso, com o passar do tempo, Jeová deixou que os assírios, e mais tarde os babilônios, derrotassem os israelitas e os levassem como prisioneiros. — 2 Reis 17:6-8, 13, 14; 2 Crô. 36:15-17, 20.
7. O que aprendemos com as palavras de Moisés? (Veja também a imagem.)
7 Qual é a lição? A obediência salva a nossa vida. Assim como os israelitas estavam prestes a entrar na Terra Prometida, nós estamos muito perto de entrar no novo mundo que Jeová prometeu. Em breve, toda a Terra vai se transformar num paraíso. (Isa. 35:1; Luc. 23:43) O Diabo e os demônios não vão estar lá. (Apo. 20:2, 3) Ninguém mais vai ser enganado pelas religiões falsas porque elas vão deixar de existir. (Apo. 17:16) Não vamos mais sofrer com os governos humanos. (Apo. 19:19, 20) Jeová não vai deixar que ninguém cause problemas no Paraíso. (Sal. 37:10, 11) Todas as pessoas vão obedecer às leis de Jeová, e isso vai resultar em muita paz e união. Além disso, as pessoas vão ser confiáveis e amar umas às outras. (Isa. 11:9) Nós não vemos a hora de isso acontecer! Se continuarmos obedecendo a Jeová, vamos ter a chance de viver no Paraíso aqui na Terra, não só por centenas de anos, mas sim por toda a eternidade! — Sal. 37:29; João 3:16.
8. Como a promessa de vida eterna ajudou um missionário? (Judas 20, 21)
8 Se a promessa de vida eterna for bem real para nós, vamos conseguir obedecer a Jeová, não importa que problemas surjam na nossa vida. (Leia Judas 20, 21.) É essa promessa que pode nos dar a força necessária para lutar contra algumas fraquezas. Um irmão que é missionário na África já por muitos anos fala sobre a luta que ele teve contra uma fraqueza. Ele diz: “Quando eu percebi que corria o risco de não estar no Paraíso se desobedecesse a Jeová, eu decidi lutar com todas as minhas forças e supliquei a Jeová que me ajudasse. Assim, consegui continuar servindo a ele com uma consciência limpa.”
“VOCÊ SERÁ BEM-SUCEDIDO”
9. Que dificuldades Davi enfrentou?
9 Davi foi um rei leal a Jeová. Ele também foi músico, profeta, poeta e guerreiro. Mas ele passou por muitas dificuldades. Por exemplo, por alguns anos, ele teve que viver fugindo do invejoso rei Saul. E mesmo depois de se tornar rei, Davi mais uma vez teve que fugir para salvar sua vida, porque seu filho Absalão tentou ser rei no lugar dele. Apesar dessas dificuldades e dos erros que Davi cometeu, ele foi leal a Jeová até o fim de sua vida. Tanto é que Jeová disse que ele era ‘um homem que agradava ao seu coração’. Por isso, vale muito a pena prestarmos atenção nos conselhos sábios que Davi deu! — Atos 13:22; 1 Reis 15:5.
10. Por que Davi deu conselhos para seu filho Salomão?
10 Veja, por exemplo, o conselho que Davi deu para o seu filho Salomão, que seria o próximo rei de Israel. Jeová escolheu o jovem Salomão para construir o templo e ajudar o povo a continuar adorando de maneira pura. (1 Crô. 22:5) Salomão tinha muito trabalho pela frente e enfrentaria desafios. O que será que Davi disse para ajudar Salomão? Vamos ver.
11. De acordo com 1 Reis 2:2, 3, que conselho Davi deu para Salomão, e que coisas boas aconteceram enquanto Salomão obedeceu a Jeová? (Veja também a imagem.)
11 O que Davi disse? (Leia 1 Reis 2:2, 3.) Davi disse para seu filho que ele sempre seria abençoado se obedecesse a Jeová. E por muitos anos, Jeová deu a Salomão muitas coisas boas e o ajudou de diversas maneiras. (1 Crô. 29:23-25) Salomão construiu um templo impressionante, escreveu alguns livros da Bíblia, e algumas das suas palavras estão registradas em outras partes da Bíblia. Ele também ficou famoso por sua sabedoria e riqueza. (1 Reis 4:34) Mas como Davi bem explicou, Salomão só teria sucesso na vida enquanto obedecesse a Jeová. Infelizmente, quando Salomão ficou mais velho, ele começou a adorar outros deuses. Por causa disso, Jeová deixou de abençoar Salomão, e ele não conseguiu mais governar o povo com justiça e sabedoria. — 1 Reis 11:9, 10; 12:4.
12. O que aprendemos com os conselhos de Davi?
12 Qual é a lição? A obediência resulta em bênçãos. (Sal. 1:1-3) Jeová não promete nos dar as riquezas e a glória que Salomão teve. Mas, se obedecermos ao nosso Deus, ele sempre vai nos dar a sabedoria necessária para tomarmos boas decisões. (Pro. 2:6, 7; Tia. 1:5) Os conselhos de Jeová podem nos ajudar a tomar decisões com relação a trabalho, estudo, dinheiro e diversão. Colocar em prática em nossa vida a sabedoria de Jeová vai nos proteger de muitas dores. (Pro. 2:10, 11) Além disso, vamos ganhar amigos leais e também saberemos o que fazer para ter uma família feliz.
13. O que ajudou Carmen a tomar uma boa decisão?
13 Carmen, que mora em Moçambique, achava que com o ensino superior sua vida ficaria mais fácil e, por isso, começou a estudar arquitetura. Ela conta: “Eu amava o que estava aprendendo, mas praticamente não tinha tempo e energia para mais nada. Eu começava às 7h30 da manhã e parava só às 6 da tarde. Era difícil ir para as reuniões, e minha amizade com Jeová começou a enfraquecer. No fundo, eu já tinha percebido que estava tentando servir a dois senhores.” (Mat. 6:24) Ela orou para Jeová falando sobre o que estava acontecendo e fez pesquisas em nossas publicações. Carmen diz: “Depois que os anciãos e a minha mãe me deram alguns conselhos, eu decidi deixar a faculdade e servir a Jeová por tempo integral. Eu não tenho dúvida de que fiz a melhor escolha da minha vida e sou muito feliz por isso.”
14. Qual foi a mensagem principal que Moisés e Davi deixaram para nós?
14 Moisés e Davi amavam muito a Jeová e sabiam da importância de ser obedientes a ele. Em suas palavras finais, eles incentivaram outros a seguir o exemplo deles de lealdade a Jeová. Tanto Moisés como Davi deixaram bem claro que aqueles que abandonam a Jeová não podem mais ter as bênçãos e as recompensas dele. Os conselhos que eles deram são muito valiosos também para nós hoje. Outro servo fiel de Jeová, centenas de anos depois, também falou da importância de continuarmos leais ao nosso Deus. Vamos ver um pouco mais sobre ele.
“NÃO TENHO ALEGRIA MAIOR DO QUE ESTA”
15. Que coisas o apóstolo João viu durante sua vida?
15 João era um apóstolo muito amado por Jesus. (Mat. 10:2; João 19:26) Ele acompanhou Jesus durante todo o seu ministério aqui na Terra, presenciou milagres e ficou com ele em momentos difíceis. Ele viu quando Jesus foi morto e também o viu depois que foi ressuscitado. João também viu como o número de cristãos aumentou com o tempo. Ele viveu tempo suficiente para ver as boas novas serem “pregadas em toda a criação debaixo do céu”. — Col. 1:23.
16. Quem é encorajado pelas cartas de João?
16 Quando João já era bem idoso, ele teve o privilégio de escrever o emocionante livro de Apocalipse, que traz ‘revelações de Jesus Cristo’. (Apo. 1:1) João também escreveu o Evangelho que leva o seu nome e outras três cartas inspiradas. Sua terceira carta foi escrita para um fiel cristão chamado Gaio, a quem João amava como se fosse seu próprio filho. (3 João 1) É bem provável que João tivesse muitos filhos espirituais a quem amava muito. O que esse homem fiel escreveu tem encorajado os seguidores de Jesus até os nossos dias.
17. De acordo com 3 João 4, o que traz alegria?
17 O que João escreveu? (Leia 3 João 4.) João escreveu que a obediência a Jeová traz muita alegria. Na época que João escreveu sua terceira carta, alguns estavam espalhando ensinos falsos e causando problemas na congregação, mas felizmente outros estavam “andando na verdade”. Eles obedeciam a Jeová e continuavam “andando segundo os mandamentos dele”. (2 João 4, 6) Esses cristãos fiéis alegraram muito não só o coração de João, mas também o de Jeová. — Pro. 27:11.
18. Que lição as palavras de João nos ensinam?
18 Qual é a lição? A obediência resulta em alegria. (1 João 5:3) Nós ficamos muito felizes de saber que alegramos o coração de Jeová. E Jeová também fica feliz quando vê que rejeitamos as tentações deste mundo e obedecemos aos seus mandamentos. (Pro. 23:15) Os anjos no céu também se alegram com isso. (Luc. 15:10) E nós nos alegramos muito quando vemos nossos irmãos permanecerem fiéis ao enfrentarem perseguições e tentações. (2 Tes. 1:4) Além disso, quando o mundo de Satanás for destruído, nós teremos a alegria de saber que conseguimos permanecer fiéis a Jeová até o fim.
19. O que uma irmã chamada Rachel diz sobre ensinar a verdade a outros? (Veja também a imagem.)
19 Uma das coisas que nos dá mais alegria é falar com outros sobre Jeová. Rachel, que mora na República Dominicana, diz que é uma grande honra para ela falar sobre o nosso maravilhoso Deus a outras pessoas. Ao pensar em todos aqueles que ela já ajudou a aprender sobre Jeová, ela conta: “Não dá nem para explicar a alegria que sinto quando vejo aqueles que eu ajudei a aprender sobre Jeová fazerem mudanças na vida e passarem a confiar completamente nele. Essa sensação compensa qualquer esforço ou sacrifício que eu fiz para ensinar a verdade a eles.”
APRENDA COM AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE SERVOS FIÉIS
20. O que temos em comum com Moisés, Davi e João?
20 Moisés, Davi e João viveram numa época completamente diferente da nossa. Mesmo assim, nós temos muito em comum com eles, afinal de contas, eles serviram o Deus verdadeiro, Jeová, e nós também servimos. Assim como eles, nós oramos a Jeová, confiamos nele e buscamos as suas orientações. Além disso, temos certeza que Jeová abençoa ricamente todos que obedecem a ele.
21. Que bênçãos aqueles que seguem os conselhos de Moisés, Davi e João podem esperar?
21 Com certeza, nós queremos muito colocar em prática os conselhos desses homens mais velhos e obedecer a Jeová. Só assim seremos bem-sucedidos em tudo que fazemos. Nós também teremos a chance de ‘viver muito tempo’ — na verdade, para sempre! (Deut. 30:20) Sem falar que teremos a alegria de agradar o nosso amoroso Pai, que vai nos recompensar de maneiras que nós nem conseguimos imaginar. — Efé. 3:20.
CÂNTICO 129 Eu vou perseverar
a A maioria dos israelitas que viram os milagres de Jeová no Mar Vermelho não viveram para ver a Terra Prometida. (Num. 14:22, 23) Jeová disse que todos aqueles com mais de 20 anos de idade iriam morrer no deserto. (Num. 14:29) Mas Josué, Calebe e muitos outros da geração mais jovem, junto com a tribo de Levi, viveram o suficiente para atravessar o rio Jordão e entrar na Terra Prometida. — Deut. 1:24-40.
b DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Esquerda: Davi dá os últimos conselhos para seu filho Salomão. Direita: Irmãos na Escola do Serviço de Pioneiro prestando atenção aos conselhos de Jeová.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)