Um Deus todo-poderoso e que mostra consideração pelos outros
“[Jeová] sabe bem como somos formados, lembra-se de que somos pó.” — SAL. 103:14.
CÂNTICOS: 51 e 9
1, 2. (a) Que diferença existe entre Jeová e humanos que têm certo poder? (b) O que vamos ver neste estudo?
PESSOAS que têm poder ou influência geralmente gostam de dominar sobre outros. (Mat. 20:25; Ecl. 8:9) Mas Jeová é muito diferente. Embora seja a pessoa mais poderosa de todo o Universo, ele tem consideração por humanos imperfeitos. Jeová é bondoso e se importa com nossos sentimentos. Ele leva em conta as nossas necessidades e nunca pede nada além de nossa capacidade, porque ‘se lembra de que somos pó’. — Sal. 103:13, 14.
2 A Bíblia tem muitos exemplos de como Jeová mostra consideração por seus servos. Vamos nos concentrar em três deles. Primeiro, veremos como Deus ajudou o menino Samuel a transmitir uma mensagem de julgamento para o sumo sacerdote Eli. Depois, vamos ver a maneira paciente de Jeová lidar com as desculpas que Moisés deu ao ser designado líder de Israel. E, por fim, vamos aprender como Jeová mostrou consideração pelos israelitas ao tirá-los do Egito. Ao meditar nesses exemplos, veja o que eles nos ensinam sobre Jeová e que lições podemos pôr em prática.
CONSIDERAÇÃO POR UM MENINO
3. Que coisa estranha aconteceu com o menino Samuel, e que pergunta surge? (Veja o desenho no começo do estudo.)
3 Samuel era bem novo quando começou a servir no tabernáculo. (1 Sam. 3:1) Uma noite, depois que ele foi dormir, aconteceu algo estranho. * (1 Samuel 3:2-10.) Samuel ouviu alguém chamando por ele. Achando que tinha sido o sumo sacerdote Eli, Samuel correu até ele e disse: “Estou aqui; o senhor me chamou?” Mas Eli disse que não. Só que isso aconteceu mais duas vezes. Então, Eli percebeu que quem estava chamando Samuel era Jeová. Eli ensinou a Samuel como responder, e Samuel obedeceu. Isso faz surgir uma pergunta: Por que Jeová não disse desde o começo para Samuel que era ele quem estava chamando? A Bíblia não diz. Mas o modo como as coisas aconteceram dão a entender que Jeová fez isso por consideração a Samuel. Como assim?
4, 5. (a) Como Samuel se sentiu com a designação que Jeová deu a ele, mas como tudo se resolveu na manhã seguinte? (b) O que esse relato nos ensina sobre Jeová?
4 1 Samuel 3:11-18. A Lei de Jeová dizia que uma pessoa mais velha devia ser respeitada, principalmente se fosse “um maioral”. (Êxo. 22:28; Lev. 19:32) Acha que seria fácil para Samuel simplesmente levantar de manhã e falar aquela mensagem forte contra Eli? Claro que não! Pelo contrário, o relato diz que Samuel “estava com medo de contar a Eli a visão”. Mas Deus já tinha deixado claro para Eli que era ele que estava chamando Samuel. Por causa disso, Eli tomou a iniciativa de chamar Samuel e disse: “Não esconda nada de mim.” Samuel foi obediente e “lhe contou tudo”.
5 A mensagem de Samuel não deve ter sido uma surpresa para Eli. Afinal, a Bíblia diz que antes disso “um homem de Deus” já tinha falado algo parecido ao sumo sacerdote. (1 Sam. 2:27-36) Esse relato sobre Samuel e Eli mostra como Jeová é sábio e tem consideração por seus servos.
6. O que podemos aprender do modo como Jeová ajudou Samuel?
6 Se você é jovem, o relato de Samuel pode ajudá-lo bastante. Ele mostra que Jeová entende os seus problemas e sabe como você se sente. Talvez você seja tímido e ache difícil pregar para adultos ou ser diferente dos seus colegas. Mas tenha certeza de que Jeová está do seu lado. Abra seu coração a ele em oração. (Sal. 62:8) Medite em exemplos bíblicos de jovens como Samuel. E converse com outros irmãos da congregação — da sua idade ou mais velhos — que passaram pelas mesmas dificuldades que você. Eles podem contar como Jeová os ajudou na hora certa, talvez de modos que eles nem esperavam.
CONSIDERAÇÃO POR MOISÉS
7, 8. Como Jeová mostrou que tinha muita consideração pelos sentimentos de Moisés?
7 Quando Moisés tinha 80 anos, Jeová deu a ele uma designação nada fácil: tirar Israel da escravidão no Egito. (Êxo. 3:10) Isso sem dúvida deve ter sido um choque para Moisés. Afinal, ele tinha passado os últimos quarenta anos trabalhando como pastor em Midiã. Moisés disse: “Quem sou eu para ir a Faraó e tirar os israelitas do Egito?” Jeová garantiu a ele: “Estarei com você.” (Êxo. 3:11, 12) Deus prometeu também que os anciãos de Israel ‘certamente iriam escutar a voz’ de Moisés. Apesar disso, Moisés falou: ‘Suponhamos que não escutem.’ (Êxo. 3:18; 4:1) Ou seja, Moisés tinha acabado de contradizer o próprio Deus! Mas Jeová continuou paciente e foi além. Ele deu para Moisés o poder de fazer milagres. Aliás, Moisés foi o primeiro humano mencionado na Bíblia a ter esse poder. — Êxo. 4:2-9, 21.
8 Moisés ainda tentou dar outra desculpa. Ele disse que não tinha facilidade para falar. Então, Jeová disse: “Eu estarei com você quando falar, e lhe ensinarei o que deve dizer.” Será que agora Moisés se deu por vencido? Pelo jeito não, porque ele pediu: “Perdão, Jeová, envia qualquer outro.” Nesse momento, Jeová ficou bravo com Moisés, e com razão. Mesmo assim, continuou flexível. Levando em conta os sentimentos de Moisés, Jeová designou Arão para ser o porta-voz de Moisés. — Êxo. 4:10-16.
9. Como a paciência e a bondade de Jeová ajudaram Moisés a ser um bom líder?
9 O que esse relato nos ensina sobre Jeová? Por ser o Deus Todo-Poderoso, ele podia ter usado seu poder para assustar Moisés e convencê-lo num piscar de olhos a ser obediente. Mas Jeová foi paciente e bondoso. Ele garantiu que estaria sempre do lado de seu modesto e humilde servo. Será que isso funcionou? Com certeza! Moisés se tornou um líder notável. Ele tentava mostrar pelos outros a mesma bondade e consideração que Jeová mostrou por ele. — Núm. 12:3.
10. Por que é bom imitar o modo de Jeová mostrar consideração pelos outros?
10 Algumas lições para nós: Se você é um marido, um pai ou um ancião na congregação, você tem certo grau de autoridade. Por isso, é muito importante que você imite a Jeová e seja bondoso e paciente com aqueles de quem você cuida. Mostre consideração por eles. (Col. 3:19-21; 1 Ped. 5:1-3) Quando você se esforça para imitar a Jeová e a Jesus, o Moisés Maior, você se torna uma pessoa mais acessível e animadora. (Mat. 11:28, 29) Você também se tornará um bom exemplo para ser imitado. — Heb. 13:7.
UM SALVADOR PODEROSO, MAS AMOROSO
11, 12. Como Jeová ajudou os israelitas a se sentirem protegidos ao saírem do Egito?
11 Quando os israelitas saíram do Egito em 1513 antes de Cristo, é possível que eles fossem mais de 3 milhões. Naquele enorme grupo havia crianças, idosos e sem dúvida alguns doentes ou deficientes. Para guiar uma multidão tão grande, seria necessário um Líder compreensivo e amoroso. E Jeová, por meio de Moisés, foi exatamente isso. Assim, os israelitas puderam se sentir seguros enquanto deixavam para trás o único lar que conheciam. — Sal. 78:52, 53.
12 O que Jeová fez para que seu povo se sentisse protegido? Em primeiro lugar, Deus fez o povo sair do Egito “em formação de batalha”. (Êxo. 13:18) Esse modo organizado ajudou os israelitas a ver que Jeová estava no controle. Além disso, Jeová usou “de dia uma nuvem” e de noite “a luz de um fogo” para guiar o povo. (Sal. 78:14) Esses sinais eram um modo de Jeová dizer aos israelitas: “Não tenham medo. Eu vou guiar e proteger vocês.” E foi bom Jeová garantir isso, porque a situação logo ia ficar mais tensa.
13, 14. (a) Como Jeová mostrou consideração pelos israelitas no Mar Vermelho? (b) Como Jeová mostrou que era muito mais poderoso que os egípcios?
13 Êxodo 14:19-22. Imagine que você está lá com os israelitas. De um lado, o exército de Faraó. Do outro, o Mar Vermelho. Você se sente sem saída. De repente, Jeová faz a coluna de nuvem ir para trás do acampamento, entre vocês e os egípcios. A coluna de nuvem faz o lado dos egípcios ficar em total escuridão, mas o acampamento está bem iluminado por uma luz milagrosa. Então, você vê Moisés estender a mão sobre o mar. Um vento leste abre um largo caminho até o outro lado. De modo organizado, você, sua família e seus animais começam a atravessar o mar aberto, junto com todo o povo. Logo você percebe algo estranho: o leito do mar não está lamacento nem escorregadio. Na verdade, está bem seco e firme, fácil de andar sobre ele. Por causa disso, mesmo os que andam mais devagar conseguem chegar sãos e salvos do outro lado.
14 Êxodo 14:23, 26-28. Nisso, o orgulhoso e tolo Faraó lança todo seu exército atrás dos israelitas pelo mar aberto. Moisés novamente levanta sua mão sobre o mar. Só que dessa vez as duas muralhas de água desabam como duas ondas gigantes sobre Faraó e seu exército. Não sobra nem sequer um deles. — Êxo. 15:8-10.
15. O que você aprendeu sobre Jeová com esse relato?
15 Nesse relato, vemos que Jeová é um Deus de ordem. Essa qualidade nos faz sentir protegidos e seguros. (1 Cor. 14:33) Vemos também que Jeová é como um pastor amoroso que cuida de modo prático de suas ovelhas. É como se ele abraçasse com carinho seu povo para protegê-lo de inimigos. É muito consolador saber disso, ainda mais estando tão perto do fim deste sistema de coisas! — Pro. 1:33.
16. Por que é bom relembrar o modo como Jeová salvou os israelitas?
16 Hoje, Jeová também cuida de seu povo como grupo, tanto em sentido espiritual como físico. E ele vai continuar fazendo isso na grande tribulação, que está bem perto. (Apo. 7:9, 10) Não importa se são jovens ou idosos, saudáveis ou deficientes, os servos de Jeová não vão entrar em pânico durante a grande tribulação. * Na verdade, farão o contrário. Eles vão se lembrar do que Jesus falou: “Ponham-se de pé e levantem a cabeça, porque o seu livramento está se aproximando.” (Luc. 21:28) Mesmo quando sofrer o ataque de Gogue (uma coalizão de nações muito mais poderosa do que aquele Faraó), o povo de Deus vai continuar confiando em Jeová. (Eze. 38:2, 14-16) Por quê? Porque sabemos que Jeová não muda. Ele novamente vai mostrar que é um Salvador poderoso e amoroso. — Isa. 26:3, 20.
17. (a) Por que é bom meditar nos relatos bíblicos de como Jeová cuida de seus servos? (b) O que vamos ver no próximo estudo?
17 Os exemplos desse estudo são apenas alguns que mostram o modo bondoso e amoroso de Jeová guiar e livrar seus servos. Ao meditar nesses relatos, tente aprender algo novo sobre a personalidade de Jeová e procure detalhes que você nunca tinha notado antes. Essas qualidades podem ficar gravadas em sua mente e em seu coração, e o seu amor por Jeová e sua fé nele ficarão mais fortes. No próximo estudo, vamos aprender como imitar a consideração que Jeová mostra pelos outros. Vamos ver como fazer isso na família, na congregação e na pregação.
^ parágrafo 3 O historiador judeu Josefo disse que Samuel tinha uns 12 anos naquela época.
^ parágrafo 16 É bem provável que alguns dos que vão sobreviver ao Armagedom sejam deficientes. Quando esteve na Terra, Jesus curou pessoas com “todo tipo de enfermidades”. Ele fez isso para mostrar o que vai fazer, não pelos ressuscitados, mas pelos que passarem pelo Armagedom. (Mat. 9:35) Sem dúvida, os ressuscitados voltarão com corpos saudáveis.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)