Nosso modo de pensar faz diferença para Deus. (Jeremias 17:10) É verdade que precisamos evitar dizer ou fazer coisas que demonstram ódio. Mas precisamos ir além disso. É importante lembrar que o ódio começa na mente e no coração. Por isso, nós precisamos parar de alimentar qualquer pensamento que desperte o ódio. Só assim vamos conseguir ‘ser transformados’ e parar o ciclo do ódio.
O que você pode fazer:
Seja sincero com você mesmo e analise o que você realmente pensa e sente sobre as outras pessoas, especialmente pessoas de outra raça ou outro país. Pergunte-se: ‘Qual é a minha opinião sobre esse grupo de pessoas? Meu ponto de vista é baseado no que eu realmente sei sobre elas? Ou será que tem uma pontinha de preconceito?’ Além disso, se você sabe que certos filmes ou redes sociais promovem o ódio ou a violência, fique longe deles.
A Bíblia pode nos ajudar a tirar o ódio da nossa mente e do nosso coração
Nem sempre é fácil fazer uma avaliação sincera dos nossos pensamentos e sentimentos. Mas a Bíblia pode nos ajudar a “discernir os pensamentos e as intenções do coração”. (Hebreus 4:12) Então, continue estudando a Bíblia. Compare o que ela diz com o seu modo de pensar e faça o máximo possível para pensar de uma forma que agrade a Deus. Às vezes, tirar o ódio do nosso coração e da nossa mente pode ser tão difícil quanto ‘demolir uma fortaleza’. Mas a Palavra de Deus pode nos ajudar a fazer isso. — 2 Coríntios 10:4, 5.