Astrologia e adivinhação — janelas abertas para o futuro?

Astrologia e adivinhação — janelas abertas para o futuro?

ASTROLOGIA

A astrologia é uma forma de adivinhação. Os astrólogos acreditam que as estrelas, a Lua e os planetas influenciam muito a vida das pessoas. Eles dizem que a posição desses astros no momento do nascimento de uma pessoa determina como vão ser a personalidade e o futuro dela.

A astrologia começou há muito tempo, lá em Babilônia. Mesmo assim, ela continua popular. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos em 2012 mostrou que mais de 30% dos entrevistados acreditavam que a astrologia era “um pouco científica”. Já outros 10% acreditavam que ela era “muito científica”. Será que a ciência apoia mesmo a astrologia? Não. Veja os motivos.

  • Os planetas e as estrelas não liberam uma força que influencia os humanos da maneira que os astrólogos dizem.

  • Em geral, as previsões que eles fazem são tão genéricas que poderiam se aplicar a qualquer pessoa.

  • Hoje os cálculos astrológicos são feitos com base na antiga ideia de que os planetas giram ao redor da Terra. Mas, na verdade, eles giram ao redor do Sol.

  • Astrólogos diferentes fazem previsões diferentes para uma mesma pessoa.

Dizem que os signos do zodíaco dão dicas sobre a personalidade de alguém. Mas pessoas que nascem no mesmo dia não têm a mesma personalidade. A data de nascimento não revela nada sobre como uma pessoa é. Em vez de ver as pessoas como elas realmente são, os astrólogos julgam o comportamento e a personalidade delas com base em ideias fixas relacionadas aos signos do zodíaco. Não concorda que isso é uma forma de preconceito?

ADIVINHAÇÃO

Desde os tempos antigos, as pessoas consultam videntes. Alguns videntes tentavam prever o futuro por observar órgãos de animais e de humanos ou o modo como um galo bica seu alimento. Outros faziam predições com base em padrões que achavam em folhas de chá e borras de café. Hoje, eles usam cartas de tarô, bolas de cristal, dados, búzios e outras coisas para “ler” o futuro de uma pessoa. Será que podemos confiar na adivinhação? Não. Vamos entender os motivos.

Primeiro, previsões feitas usando métodos diferentes geralmente dão resultados diferentes. E até quando o mesmo método é usado, os resultados não são iguais. Por exemplo, se alguém fizesse a mesma pergunta a dois adivinhos e eles “lessem” as mesmas cartas de tarô, a resposta deveria ser a mesma. Mas muitas vezes, não é.

Os métodos e a motivação dos adivinhos são duvidosos. Para os críticos, as cartas e as bolas de cristal são apenas enfeites. Eles dizem que o adivinho não lê esses objetos, mas sim a reação da pessoa. Por exemplo, um adivinho experiente vai fazer perguntas genéricas para o cliente e ficar atento às respostas e à linguagem corporal dele. São essas coisas que podem revelar algo sobre o cliente. Então, o adivinho vai contar detalhes sobre a vida da pessoa que ela mesma revelou sem perceber. Depois de ganhar a confiança dos clientes, alguns adivinhos conseguem receber muito dinheiro deles.

O QUE A BÍBLIA DIZ

A astrologia e a adivinhação dão a entender que o nosso futuro já está traçado quando nascemos. Será que isso é verdade? A Bíblia diz que podemos escolher no que vamos acreditar e o que vamos fazer, e que nossas escolhas influenciam nosso futuro. — Josué 24:15.

Os que adoram a Deus têm mais uma razão para rejeitar a astrologia e a adivinhação. Que razão é essa? Deus condena todas as formas de tentar prever o futuro usando meios sobrenaturais. Lemos o seguinte na Bíblia: “Não se deve encontrar em seu meio alguém que . . . use de adivinhação, ou que pratique magia, ou que procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamento, ou que consulte quem invoca espíritos, ou um adivinho, ou alguém que consulte os mortos. Pois quem faz essas coisas é detestável para Jeová.” * — Deuteronômio 18:10-12.

^ parágrafo 16 Jeová é o nome do “Altíssimo sobre toda a terra”. — Salmo 83:18.