“No início, nós ficamos completamente desesperados. A enchente e o deslizamento destruíram tudo que a gente tinha.” — Andrew, de Serra Leoa.
“Depois do furacão, nós voltamos para casa. Tudo estava destruído. A gente ficou sem reação. Minha filha caiu de joelhos e começou a chorar.” — David, das Ilhas Virgens.
SE VOCÊ já enfrentou uma enchente, um deslizamento ou qualquer outro tipo de desastre, então sabe o que é ficar perdido, confuso, inconformado, ansioso e ter pesadelos. Muitas pessoas que passam por um desastre perdem a esperança e querem desistir de tudo.
Você talvez se sinta assim também. Pode ser que até tenha perdido a alegria de viver. Mas a Bíblia nos dá a esperança de um futuro melhor.
AS PROMESSAS DA BÍBLIA NOS DÃO ESPERANÇA
Eclesiastes 7:8 diz: “Melhor é o fim de uma coisa do que o seu começo.” Logo depois de um desastre, pode parecer que sua vida nunca vai voltar ao normal. Mas tenha paciência. À medida que você for reconstruindo sua vida, as coisas vão melhorar.
A Bíblia diz que, em breve, “não se ouvirá mais . . . o som de choro nem um grito de aflição”. (Isaías 65:19) Isso vai acontecer quando o Reino de Deus transformar a Terra num paraíso. (Salmo 37:11, 29) Os desastres vão ser coisa do passado. Todos os traumas, dores e sofrimentos vão deixar de existir porque o Deus Todo-Poderoso promete: “As coisas anteriores não serão lembradas, nem voltarão ao coração.” — Isaías 65:17.
Imagine só: Deus ‘quer dar a você um futuro e uma esperança’, ou seja, uma vida de paz sob o governo dele. (Jeremias 29:11) Saber disso com certeza pode ajudar você a recuperar a alegria de viver. Sally, já mencionada, diz: “Meditar nas coisas maravilhosas que o Reino de Deus vai fazer me ajuda a deixar o passado para trás e a enfrentar o presente.”
O que você acha de aprender mais sobre as coisas que o Reino de Deus vai fazer? Saber que no futuro não haverá mais desastres vai ajudar você a superar o que aconteceu e a continuar seguindo em frente. Mas, enquanto esse futuro não chega, a Bíblia tem ótimos conselhos para ajudar você a lidar com as consequências de um desastre. Veja alguns exemplos.