Como o amor de Deus pode fazer a diferença em sua vida?

Como o amor de Deus pode fazer a diferença em sua vida?

Deus criou o nosso corpo com a incrível capacidade de se recuperar de ferimentos. Quando sofremos algum tipo de corte, machucado ou perfuração, “inicia-se em nosso corpo um processo complexo com o objetivo de curar o ferimento, seja ele pequeno ou grande”. * O nosso corpo rapidamente entra em ação para parar o sangramento, cicatrizar o ferimento e reparar o tecido.

PARE E PENSE: O Criador projetou o nosso corpo para se recuperar de ferimentos. Então, podemos confiar na promessa dele de nos ajudar a superar feridas emocionais, não acha? A Bíblia diz que Deus “cura os que têm coração quebrantado; trata das suas feridas”. (Salmo 147:3) Mas digamos que você esteja sofrendo muito por causa de algo que aconteceu ou que está acontecendo. Como você pode ter certeza de que Jeová vai cuidar do seu coração ferido, agora e no futuro?

O QUE A BÍBLIA ENSINA

Deus nos promete: “Não tenha medo, pois estou com você. Não fique ansioso, pois eu sou o seu Deus. Vou fortalecê-lo, sim, vou ajudá-lo.” (Isaías 41:10) Quando uma pessoa sabe que Jeová se preocupa com ela, ela se sente em paz e tem força para lidar com várias dificuldades. O apóstolo Paulo chamou essa paz de “a paz de Deus, que está além de toda compreensão”. E Paulo também disse: “Para todas as coisas tenho forças graças àquele que me dá poder.” — Filipenses 4:4-7, 9, 13.

A Bíblia nos ajuda a ter fé nas promessas de Jeová para o futuro. Por exemplo, Apocalipse 21:4, 5 diz o que Deus vai fazer e por que podemos confiar nele:

  • Jeová ‘enxugará toda lágrima’ dos olhos das pessoas. Ele vai acabar com todo o nosso sofrimento e ansiedade, e até com nossas preocupações que parecem insignificantes para outros.

  • Nosso Criador está ‘sentado em seu trono’ glorioso no céu. Ele é o Rei Todo-Poderoso e vai usar seu poder e autoridade para impedir que a gente sofra e para nos ajudar.

  • Jeová nos garante que essas promessas são “fiéis e verdadeiras”. E ele jamais arriscaria seu nome e sua reputação como Deus verdadeiro. Por isso, podemos ter certeza de que ele vai cumprir o que prometeu.

“‘Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor. As coisas anteriores já passaram’. Aquele que estava sentado no trono disse: ‘Veja! Estou fazendo novas todas as coisas.’ Ele disse também: ‘Escreva, pois essas palavras são fiéis e verdadeiras.’” — Apocalipse 21:4, 5.

As criações de Deus e a Bíblia nos ajudam a conhecer nosso Pai no céu e suas qualidades. Podemos dizer que as coisas que Deus criou são um convite para o conhecermos. Elas nos fazem querer conhecê-lo como um amigo achegado. A Bíblia faz esse convite de modo bem claro. Ela diz: “Acheguem-se a Deus, e ele se achegará a vocês.” (Tiago 4:8) E Atos 17:27 diz que Deus ‘não está longe de cada um de nós’.

Se reservar um tempo para conhecer a Deus, você vai ter plena certeza de que ‘ele cuida de você’. (1 Pedro 5:7) Será que saber disso faz alguma diferença em nossa vida?

Veja a história de Toru, do Japão. A mãe dele era cristã, mas ele se envolveu com a violenta máfia japonesa, a Yakuza. Ele conta: “Eu achava que Deus me odiava. Sempre que alguém ao meu redor morria, eu pensava que Deus estava me castigando, especialmente se fosse alguém que eu amava muito.” Toru admite que o modo de vida que levava e sua maneira de pensar o tornaram “uma pessoa insensível e sem coração”. E relembrando algo que queria muito, ele conta: “Eu queria morrer jovem depois de matar alguém mais famoso do que eu, só pra ficar bem conhecido.”

Mas depois Toru e sua esposa, Hannah, começaram a estudar a Bíblia juntos. Isso fez Toru mudar totalmente sua vida e maneira de pensar. Hannah conta: “Vi com meus próprios olhos meu marido fazer mudanças.” Agora Toru diz com toda a certeza: “Existe um Deus que se importa com cada um de nós. Ele não deseja que ninguém morra e está disposto a perdoar aqueles que realmente se arrependem de seus erros. E quando contamos para ele coisas que não poderíamos contar para mais ninguém ou que mais ninguém entenderia, Deus nos escuta. Falta pouco para Jeová acabar com todos os nossos problemas, sofrimentos e angústias. E já agora ele nos ajuda de maneiras surpreendentes. Ele nos ama e é a nossa salvação em situações difíceis.” — Salmo 136:23.

A história de Toru nos ensina uma lição importante: é muito bom saber que Deus pode — e em breve vai — acabar com todo o sofrimento e enxugar cada lágrima que derramamos. Isso nos ajuda a confiar que teremos um futuro maravilhoso e a ter uma vida melhor já agora. Num mundo cheio de sofrimento, saber que Deus ama você pode fazer toda a diferença em sua vida!

^ parágrafo 2 Fonte: Site Johns Hopkins Medicine.