“A PERGUNTA SURGE CONSTANTEMENTE: ONDE ESTAVA DEUS?” — Papa Bento XVI, numa visita ao antigo campo de concentração em Auschwitz, na Polônia.
DEPOIS DE UMA TRAGÉDIA, VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU: ‘ONDE É QUE DEUS ESTAVA?’ OU VOCÊ JÁ PASSOU POR ALGO MUITO RUIM E FICOU PENSANDO: ‘SERÁ QUE DEUS SE PREOCUPA COMIGO?’
Talvez você se sinta como Sheila, dos Estados Unidos. A família dela sempre foi muito religiosa. Sheila conta: “Eu sabia que Deus era nosso Criador. Por isso, comecei a querer aprender sobre ele quando era pequena. Mas eu nunca senti que ele era meu amigo de verdade. Eu pensava que Deus estava me vendo apenas de longe. Eu não achava que Deus me odiava, mas também não achava que ele se importava comigo.” Por que Sheila duvidava do amor de Deus? Ela explica: “Minha família passou por várias tragédias, uma atrás da outra. Parecia que Deus não estava nem aí pra gente.”
Assim como Sheila, pode ser que você tenha certeza de que existe um Deus todo-poderoso. Mas talvez você tenha dúvidas de que ele realmente se importa com você. No passado, um homem bom que tinha fé no poder e na sabedoria do Criador teve dúvidas parecidas. O nome dele era Jó. (Jó 2:3; 9:4) Depois que Jó sofreu uma tragédia após outra, e a situação não parecia ter solução, ele perguntou para Deus: “Por que escondes a tua face e me consideras teu inimigo?” — Jó 13:24.
O que a Bíblia diz? Será que Deus é o culpado pelas tragédias? Existem provas de que ele se preocupa com a humanidade e com cada um de nós? Alguém pode ter certeza de que Deus nos conhece, nos entende, sente a nossa dor e nos ajuda a lidar com os problemas?
A maneira como fomos criados mostra que Deus se importa com cada um de nós. É isso o que vamos ver nos próximos artigos. (Romanos 1:20) Também vamos ver o que a Bíblia diz sobre o amor de Deus por nós. Estudando a Bíblia e observando as coisas que Deus criou, você pode conhecê-lo melhor. E quanto mais fizer isso, mais certeza vai ter de que ele ‘cuida de você’. — 1 João 2:3; 1 Pedro 5:7.