Confie na Palavra de Jeová

Confie na Palavra de Jeová

Confie na Palavra de Jeová

“Confiei na tua palavra.” — SALMO 119:42.

1. Quem era e que tipo de disposição tinha o escritor do Salmo 119?

 O COMPOSITOR do Salmo 119, que pode ter sido o príncipe Ezequias de Judá, prezava a palavra de Jeová. Os sentimentos expressos nesse cântico inspirado se harmonizam com a disposição de Ezequias, pois ele “se apegava a Jeová” enquanto servia como rei de Judá. (2 Reis 18:3-7) Uma coisa é certa: o compositor tinha consciência das suas necessidades espirituais. — Mateus 5:3.

2. Qual é o tema do Salmo 119, e como ele foi composto?

2 O tema do Salmo 119 é o valor da palavra, ou mensagem, de Deus. a O autor compôs os 176 versículos desse cântico com as letras na ordem do alfabeto hebraico, talvez com o objetivo de facilitar a memorização. No hebraico original, cada uma das 22 estrofes tem 8 linhas que começam com a mesma letra. Esse salmo se refere a Deus e sua palavra, lei, lembretes, modos de agir, ordens, regulamentos, mandamentos, decisões judiciais, declarações e estatutos. Neste artigo e no próximo, analisaremos o Salmo 119 tendo por base uma tradução exata do texto hebraico da Bíblia. Meditarmos nos episódios envolvendo servos de Jeová no passado e no presente deve aumentar nosso apreço por esse cântico divinamente inspirado e nossa gratidão pela Palavra escrita de Deus, a Bíblia.

Obedeça à palavra de Deus e seja feliz

3. Explique e ilustre o que significa ser sem defeito.

3 A verdadeira felicidade depende de obedecermos à lei de Deus. (Salmo 119:1-8) Se fizermos isso, Jeová nos considerará ‘sem defeito no nosso caminho’. (Salmo 119:1) Não ter defeito não significa perfeição, mas indica que nos esforçamos em fazer a vontade de Jeová Deus. Noé “mostrou-se sem defeito entre os seus contemporâneos”, sendo um homem que “andou com o verdadeiro Deus”. Esse patriarca fiel e sua família sobreviveram ao Dilúvio porque tiveram um modo de vida conforme os padrões de Jeová. (Gênesis 6:9; 1 Pedro 3:20) De modo similar, sobreviver ao fim deste mundo depende de ‘guardarmos cuidadosamente as ordens de Deus’, fazendo assim a vontade dele. — Salmo 119:4.

4. Sermos bem-sucedidos e felizes depende do quê?

4 Jeová nunca nos abandonará se ‘o elogiarmos em retidão de coração e continuarmos a guardar os seus regulamentos’. (Salmo 119:7, 8) Deus não abandonou o líder israelita Josué, que seguiu o conselho de ‘ler o livro da lei dia e noite para que pudesse fazer tudo o que estivesse escrito nele’. Isso o fez bem-sucedido e o habilitou a agir com sabedoria. (Josué 1:8) Perto do fim da vida, Josué ainda louvava a Deus e podia lembrar aos israelitas: “Vós bem sabeis, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, que não falhou nem uma única de todas as boas palavras que Jeová, vosso Deus, vos falou.” (Josué 23:14) Assim como Josué e o escritor do Salmo 119, podemos ser bem-sucedidos e felizes se louvarmos a Jeová e confiarmos na palavra dele.

A palavra de Jeová nos mantém puros

5. (a) Explique por que é possível manter-se espiritualmente puro. (b) Que ajuda está disponível para o jovem que comete um pecado grave?

5 Podemos ser espiritualmente puros se formos vigilantes segundo a palavra de Deus. (Salmo 119:9-16) Isso se dá mesmo que os pais não tenham dado um bom exemplo. Embora seu pai tenha sido um idólatra, Ezequias ‘purificou a sua vereda’, possivelmente de influências pagãs. E se um jovem que serve a Deus hoje cometer um pecado grave? O arrependimento, a oração, a ajuda dos pais e o auxílio amoroso de anciãos cristãos podem ajudá-lo a ser como Ezequias e a ‘purificar a sua vereda e ser vigilante’. — Tiago 5:13-15.

6. Que mulheres ‘purificaram a sua vereda e foram vigilantes segundo a palavra de Deus’?

6 Embora tivessem vivido muito antes de o Salmo 119 ser composto, Raabe e Rute ‘purificaram a sua vereda’. Raabe era uma prostituta cananéia, mas ficou conhecida como uma adoradora de Jeová que agiu com fé. (Hebreus 11:30, 31) A moabita Rute abandonou seus próprios deuses, serviu a Jeová e acatou a Lei que ele havia dado a Israel. (Rute 1:14-17; 4:9-13) Essas mulheres, ambas não-israelitas, ‘foram vigilantes segundo a palavra de Deus’ e tiveram o maravilhoso privilégio de se tornar antepassadas de Jesus Cristo. — Mateus 1:1, 4-⁠6.

7. Que bom exemplo de manter a pureza espiritual deram Daniel e três outros jovens hebreus?

7 “A inclinação do coração do homem é má desde a sua mocidade”, mas os jovens podem ter um modo de vida puro, mesmo neste mundo corrupto que está sob o controle de Satanás. (Gênesis 8:21; 1 João 5:19) Mesmo exilados em Babilônia, Daniel e três outros jovens hebreus ‘foram vigilantes segundo a palavra de Deus’. Por exemplo, não se poluíram “com as iguarias do rei”. (Daniel 1:6-10) Os babilônios comiam animais impuros, proibidos pela Lei mosaica. (Levítico 11:1-31; 20:24-26) Era o costume deles não sangrar animais abatidos, e comer carne não-sangrada violava a lei de Deus sobre o sangue. (Gênesis 9:3, 4) Portanto, é claro que os quatro hebreus não comeram as iguarias do rei! Esses jovens piedosos mantiveram a sua pureza espiritual e deram assim um bom exemplo.

A palavra de Deus ajuda-nos a manter a fidelidade

8. De que atitude e conhecimento precisamos se quisermos assimilar e aplicar a lei de Deus?

8 Gostar da palavra de Deus é um fator importante para continuarmos fiéis a Jeová. (Salmo 119:17-24) Se formos iguais ao salmista inspirado, teremos o forte desejo de entender “as coisas maravilhosas” da lei de Deus. Constantemente ‘ansiaremos as decisões judiciais de Jeová’ e mostraremos que ‘gostamos das suas advertências’. (Salmo 119:18, 20, 24) Mesmo que tenhamos nos dedicado a Jeová há pouco tempo, será que ‘ansiamos o leite não adulterado pertencente à palavra’? (1 Pedro 2:1, 2) Precisamos entender os ensinos bíblicos básicos para estar em melhores condições de assimilar e aplicar a lei de Deus.

9. Como deveremos reagir quando houver um conflito entre a lei de Deus e as exigências humanas?

9 Talvez gostemos dos lembretes de Deus, mas e se “príncipes” falarem contra nós por algum motivo? (Salmo 119:23, 24) Atualmente, as autoridades muitas vezes tentam nos obrigar a colocar as leis dos homens acima da lei de Deus. Quando houver um conflito entre as exigências do homem e a vontade de Deus, o que faremos? Gostar da palavra de Deus nos ajudará a continuarmos fiéis a Jeová. Assim como os perseguidos apóstolos de Jesus Cristo, diremos: “Temos de obedecer a Deus como governante antes que aos homens.” — Atos 5:29.

10, 11. Ilustre como podemos manter a integridade a Jeová mesmo sob as provações mais difíceis.

10 Podemos continuar fiéis a Jeová mesmo sob as circunstâncias mais provadoras. (Salmo 119:25-32) Para sermos bem-sucedidos em manter a integridade a Deus, temos de orar sinceramente para que ele nos instrua, e estar dispostos a aprender. Também, temos de escolher “o caminho da fidelidade”. — Salmo 119:26, 30.

11 Ezequias, que pode ter sido o autor do Salmo 119, escolheu “o caminho da fidelidade”. Fez isso embora estivesse rodeado de adoradores falsos, e membros da corte do rei talvez estivessem zombando dele. É bem provável que ‘sua alma, de pesar, tenha passado em claro’ por causa desses acontecimentos. (Salmo 119:28) Mas Ezequias confiava em Deus, era um bom rei e “fazia o que era direito aos olhos de Jeová”. (2 Reis 18:1-5) Se confiarmos em Deus, nós também poderemos perseverar sob provações e manter a integridade. — Tiago 1:5-8.

A palavra de Deus dá coragem

12. Como podemos aplicar o Salmo 119:36, 37 em base individual?

12 Acatarmos a orientação da palavra de Deus nos dá a coragem necessária para lidar com provações. (Salmo 119:33-40) Procuramos humildemente obter instrução da parte de Jeová a fim de podermos guardar a sua lei “de todo o coração”. (Salmo 119:33, 34) Assim como o salmista, pedimos a Deus: “Inclina meu coração às tuas advertências e não a lucros”, ou “lucro injusto”. (Salmo 119:36, nota) Assim como o apóstolo Paulo, ‘comportamo-nos honestamente em todas as coisas’. (Hebreus 13:18) Se nosso patrão quiser que façamos algo desonesto, deveremos ter coragem para seguir as orientações de Deus — e Jeová sempre abençoa esse modo de agir. De fato, ele nos ajuda a controlar todas as nossas inclinações más. Portanto, oremos: “Faze meus olhos passar adiante de ver o que é fútil.” (Salmo 119:37) Nunca devemos considerar desejável algo inútil que Deus odeia. (Salmo 97:10) Entre outras coisas, isso nos induz a evitar a pornografia e práticas espíritas. — 1 Coríntios 6:9, 10; Revelação (Apocalipse) 21:8.

13. Como os perseguidos discípulos de Jesus obtiveram a coragem necessária para dar testemunho com denodo?

13 O conhecimento exato da palavra de Deus faz com que tenhamos confiança para dar testemunho com coragem. (Salmo 119:41-48) E com certeza precisamos ter coragem para ‘responder àquele que nos vitupera’. (Salmo 119:42) Às vezes, nós talvez sejamos como os perseguidos discípulos de Jesus, que oraram: “Jeová, . . . concede aos teus escravos que persistam em falar a tua palavra com todo o denodo.” Qual foi o resultado? “Todos juntos ficaram cheios de espírito santo e falaram a palavra de Deus com denodo.” O mesmo Soberano Senhor nos dá coragem para falar a sua palavra com denodo. — Atos 4:24-31.

14. O que nos ajuda a dar testemunho com coragem assim como Paulo?

14 Nós teremos a coragem necessária para dar testemunho e não ficar envergonhados se prezarmos “a palavra da verdade” e ‘guardarmos constantemente a lei de Deus’. (Salmo 119:43, 44) O estudo diligente da Palavra escrita de Deus nos habilita a ‘falar sobre as suas advertências diante de reis’. (Salmo 119:46) A oração e o espírito de Jeová também nos ajudarão a dizer as coisas certas de maneira adequada. (Mateus 10:16-20; Colossenses 4:6) Paulo falava corajosamente sobre as advertências de Deus aos governantes do primeiro século. Por exemplo, ele deu testemunho ao governador romano Félix, que “o escutou sobre a crença em Cristo Jesus”. (Atos 24:24, 25) Paulo também deu testemunho ao governador Festo e ao Rei Agripa. (Atos 25:22–26:32) Com o apoio de Jeová, nós também podemos ser testemunhas corajosas, nunca tendo ‘vergonha das boas novas’. — Romanos 1:16.

A palavra de Deus nos dá consolo

15. Como a Palavra de Deus pode nos dar consolo quando outros caçoam de nós?

15 A palavra de Jeová é uma fonte inesgotável de consolo. (Salmo 119:49-56) Há ocasiões em que precisamos ser especialmente consolados. Embora falemos corajosamente como Testemunhas de Jeová, existem “presunçosos” — os que agem presunçosamente para com Deus — que às vezes ‘caçoam de nós ao extremo’. (Salmo 119:51) No entanto, quando oramos, podemos lembrar-nos de coisas positivas mencionadas na Palavra de Deus, e assim ‘achar consolo para nós’. (Salmo 119:52) Nas nossas súplicas, talvez nos lembremos duma lei ou dum princípio bíblico que nos dá o consolo e a coragem de que precisamos numa ocasião aflitiva.

16. O que os servos de Deus não fazem, mesmo sob perseguição?

16 Os presunçosos que caçoaram do salmista eram israelitas — membros duma nação dedicada a Deus. Que vergonha! No entanto, diferentemente deles, estejamos decididos a nunca nos desviar da lei de Deus. (Salmo 119:51) Quando passaram pela perseguição nazista e por tratamento semelhante durante anos, milhares de servos de Deus negaram-se a se desviar das leis e dos princípios encontrados na Palavra de Deus. (João 15:18-21) E não é um fardo obedecer a Jeová, porque seus regulamentos são para nós como melodias consoladoras. — Salmo 119:54; 1 João 5:3.

Seja grato pela palavra de Deus

17. O apreço pela palavra de Deus nos induz a fazer o quê?

17 Mostramos nossa gratidão pela palavra de Deus cumprindo-a. (Salmo 119:57-64) O salmista ‘prometeu guardar as palavras de Deus’, e mesmo ‘à meia-noite se levantava para agradecer a Deus por suas decisões judiciais justas’. (Salmo 119:57, 62) Se acordarmos à noite, teremos uma excelente oportunidade de expressar nossa gratidão a Deus por meio da oração! (Salmo 119:57, 62) O apreço que temos pela palavra de Deus nos induz a buscar o ensino divino e nos torna alegres ‘associados dos que temem a Jeová’ — pessoas que têm temor reverente a Deus. (Salmo 119:63, 64) Que melhores companheiros poderíamos ter na Terra?

18. Como Jeová responde às nossas orações quando ‘as cordas dos iníquos nos cercam’?

18 Quando oramos de todo o coração e pedimos humildemente que Jeová nos ensine, nós ‘abrandamos a sua face’, visando ter o seu favor. Precisamos orar especialmente quando ‘as próprias cordas dos iníquos nos cercam’. (Salmo 119:58, 61) Jeová pode romper qualquer corda inimiga que nos restrinja e nos libertar para conseguirmos cumprir a obra de pregar o Reino e de fazer discípulos. (Mateus 24:14; 28:19, 20) Houve várias demonstrações disso nos países em que nossa obra estava proscrita.

Tenha fé na palavra de Deus

19, 20. Por que podemos dizer que é bom ser atribulado?

19 Termos fé em Deus e na sua palavra nos ajudará a suportar tribulações e a fazer a sua vontade. (Salmo 119:65-72) Embora os presunçosos o tivessem ‘besuntado com falsidade’, o salmista cantou: “É bom para mim que tenho sido atribulado.” (Salmo 119:66, 69, 71) De que forma é bom que os servos de Deus tenham tribulação?

20 Quando temos tribulações, sem dúvida oramos sinceramente a Jeová, e isso faz-nos achegar mais a ele. Podemos passar mais tempo estudando a Palavra escrita de Deus e nos empenhando mais para aplicá-la. Isso torna a vida mais feliz. Mas o que acontece quando reagimos à tribulação de um modo que revela tendências indesejáveis, tais como impaciência e orgulho? Orando sinceramente, e com a ajuda da Palavra e do espírito de Deus, podemos superar essas falhas e ‘revestir-nos da nova personalidade’ de modo mais completo. (Colossenses 3:9-14) Além disso, nossa fé se fortalece quando suportamos adversidades. (1 Pedro 1:6, 7) Paulo se beneficiou das tribulações porque elas o tornaram mais dependente de Jeová. (2 Coríntios 1:8-10) Deixamos que o sofrimento produza um efeito positivo em nós?

Confie sempre em Jeová

21. O que acontece quando Deus envergonha os presunçosos?

21 A palavra de Deus nos dá uma base sólida para confiar em Jeová. (Salmo 119:73-80) Se realmente confiamos no Criador, não teremos nenhum motivo para nos envergonhar. No entanto, por causa do que outros fazem, precisamos de consolo e talvez tenhamos vontade de orar assim: “Envergonhem-se os presunçosos.” (Salmo 119:76-78) O fato de Jeová envergonhar esses presunçosos resulta em seus atos iníquos serem expostos e na santificação de Seu nome sagrado. Podemos ter certeza de que os perseguidores do povo de Deus realmente não conseguem nada. Por exemplo, eles nunca conseguiram — nem conseguirão — acabar com as Testemunhas de Jeová, que confiam em Deus de todo o coração. — Provérbios 3:5, 6.

22. Em que sentido o salmista era “como um odre na fumaça”?

22 A palavra de Deus fortalece nossa confiança nele quando somos perseguidos. (Salmo 119:81-88) Visto que os presunçosos o perseguiram, o salmista sentia-se “como um odre na fumaça”. (Salmo 119:83, 86) Nos tempos bíblicos, os odres eram recipientes feitos de couro de animal e usados para guardar água, vinho e outros líquidos. Quando não eram usados, eles podiam encolher se fossem pendurados perto do fogo num cômodo sem chaminé. Será que dificuldades ou perseguição fazem você sentir-se “como um odre na fumaça”? Nesse caso, confie em Jeová e ore: “Preserva-me vivo segundo a tua benevolência, para que eu guarde a advertência da tua boca.” — Salmo 119:88.

23. O que consideramos neste estudo do Salmo 119:1-88, e o que podemos nos perguntar enquanto aguardamos o estudo do Salmo 119:89-176?

23 O que consideramos na primeira metade do Salmo 119 mostra que Jeová é benevolente para com os seus servos porque eles confiam em Sua palavra e gostam dos seus estatutos, lembretes, mandamentos e leis. (Salmo 119:16, 47, 64, 70, 77, 88) Ele fica feliz de que os devotados a ele estão vigilantes segundo a sua palavra. (Salmo 119:9, 17, 41, 42) Enquanto você aguarda estudar o restante desse belo salmo, talvez seja bom perguntar a si mesmo: ‘Deixo realmente que a palavra de Jeová ilumine minha senda?’

[Nota(s) de rodapé]

a Faz-se aqui referência à mensagem de Jeová, não ao conteúdo inteiro da Bíblia — a Palavra de Deus.

Como responderia?

• A verdadeira felicidade depende de quê?

• De que modo a palavra de Jeová nos mantém espiritualmente puros?

• De que formas a palavra de Deus nos dá coragem e consolo?

• Por que devemos ter fé em Jeová e na sua palavra?

[Perguntas de Estudo]

[Fotos na página 11]

Rute, Raabe e os jovens hebreus exilados em Babilônia ‘estavam vigilantes segundo a palavra de Deus’

[Foto na página 12]

Paulo corajosamente ‘falou sobre as advertências de Deus diante de reis’