Mantenha-se no amor de Deus

Mantenha-se no amor de Deus

Mantenha-se no amor de Deus

‘Amados, mantende-vos no amor de Deus, visando a vida eterna.’ — JUDAS 20, 21.

1, 2. Como você pode permanecer no amor de Deus?

 O AMOR de Jeová pelo mundo da humanidade é tão grande que ele ‘deu seu Filho unigênito a fim de que aqueles que exercerem fé nele tenham vida eterna’. (João 3:16) Como é bom sentir esse amor! E, se você é um servo de Jeová, com certeza deseja senti-lo para sempre.

2 O discípulo Judas esclareceu como você pode permanecer no amor de Deus. Ele escreveu: “Edificando-vos na vossa santíssima fé e orando com espírito santo, mantende-vos no amor de Deus, ao passo que aguardais a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, visando a vida eterna.” (Judas 20, 21) Estudar a Palavra de Deus e pregar as boas novas ajuda você a edificar-se na “santíssima fé” — os ensinos cristãos. Para permanecer no amor de Deus é preciso orar “com espírito santo”, ou sob sua influência. A fim de ganhar a vida eterna é necessário também exercer fé no sacrifício resgatador de Jesus Cristo. — 1 João 4:10.

3. Por que alguns não são mais Testemunhas de Jeová?

3 Alguns que tinham fé não permaneceram no amor de Deus. Por preferirem a conduta pecaminosa, não são mais Testemunhas de Jeová. Como você pode evitar essa situação? Meditar nos seguintes pontos poderá ajudá-lo a evitar o pecado e a manter-se no amor de Deus.

Demonstre seu amor a Deus

4. De que importância é obedecer a Deus?

4 Mostre seu amor a Deus por obedecê-lo. (Mateus 22:37) “O amor de Deus significa o seguinte”, escreveu o apóstolo João, “que observemos os seus mandamentos; contudo, os seus mandamentos não são pesados”. (1 João 5:3) Procurar sempre obedecer a Deus pode fortalecê-lo a resistir às tentações e fazê-lo feliz. O salmista disse: “Feliz é o homem que não tem andado no conselho dos iníquos, . . . mas, seu agrado é na lei de Jeová.” — Salmo 1:1, 2.

5. O amor a Jeová o moverá a agir de que maneira?

5 Seu amor a Jeová o moverá a evitar cometer pecados graves que desonrem Seu nome. “Não me dês nem pobreza nem riquezas”, orou Agur. “Devore eu o alimento que me é prescrito, para que eu não me farte e realmente te renegue, e diga: ‘Quem é Jeová?’ e para que eu não fique pobre e realmente furte, e ataque o nome de meu Deus.” (Provérbios 30:1, 8, 9) Esteja decidido a não ‘atacar o nome de Deus’ por desonrá-lo. Em vez disso, esforce-se sempre em fazer coisas corretas que dêem glória a Deus. — Salmo 86:12.

6. O que pode acontecer se a pessoa mergulhar no pecado?

6 Ore com freqüência a seu amoroso Pai celestial pedindo ajuda para resistir às tentações de praticar o pecado. (Mateus 6:13; Romanos 12:12) Continue a aplicar os conselhos de Deus para que suas orações não sejam impedidas. (1 Pedro 3:7) Mergulhar no pecado pode ter conseqüências trágicas, pois Jeová bloqueia a aproximação dos rebeldes como que por uma densa nuvem impedindo que suas orações cheguem até ele. (Lamentações 3:42-44) Portanto, demonstre um espírito humilde e ore para que você não faça nada que o prive dessa comunicação com Deus. — 2 Coríntios 13:7.

Mostre amor ao Filho de Deus

7, 8. De que modo acatar os conselhos de Jesus pode ajudar a pessoa a rejeitar o proceder pecaminoso?

7 Mostre amor a Jesus Cristo por obedecer aos seus mandamentos, pois isso o ajudará a rejeitar um proceder pecaminoso. “Se observardes os meus mandamentos”, disse ele, “permanecereis no meu amor, assim como eu tenho observado os mandamentos do Pai e permaneço no seu amor”. (João 15:10) Como a aplicação dessas palavras de Jesus pode ajudá-lo a permanecer no amor de Deus?

8 Prestar atenção às palavras de Jesus pode ajudá-lo a manter a integridade moral. A Lei de Deus dada a Israel dizia: “Não deves cometer adultério.” (Êxodo 20:14) Mas Jesus revelou um princípio por trás desse mandamento, dizendo: “Todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de ter paixão por ela, já cometeu no coração adultério com ela.” (Mateus 5:27, 28) O apóstolo Pedro disse que alguns na congregação do primeiro século tinham os “olhos cheios de adultério” e ‘engodavam as almas instáveis’. (2 Pedro 2:14) Você, porém, pode evitar pecados sexuais se amar e obedecer a Deus e a Cristo e se estiver decidido a preservar sua relação com eles.

Deixe-se guiar pelo espírito de Jeová

9. O que pode acontecer com relação ao espírito santo se alguém persiste no pecado?

9 Ore pedindo o espírito santo de Deus e permita que esse o guie. (Lucas 11:13; Gálatas 5:19-25) Se você persiste no pecado, Deus talvez retire Seu espírito de você. Depois de seu pecado com Bate-Seba, Davi suplicou a Deus: “Não me lances fora de diante da tua face; e não tires de mim o teu espírito santo.” (Salmo 51:11) Mas o Rei Saul, tendo-se tornado um pecador não-arrependido, realmente perdeu o espírito de Deus. Ele pecou por ter oferecido sacrifício queimado e por ter preservado os rebanhos e o rei dos amalequitas. Por isso Jeová retirou seu espírito santo de Saul. — 1 Samuel 13:1-14; 15:1-35; 16:14-23.

10. Por que é preciso rejeitar até mesmo a idéia de praticar o pecado?

10 Rejeite até mesmo a idéia de praticar o pecado. “Se praticarmos o pecado deliberadamente, depois de termos recebido o conhecimento exato da verdade”, escreveu o apóstolo Paulo, “não há mais nenhum sacrifício pelos pecados”. (Hebreus 10:26-31) Como seria trágico levar o pecado até esse ponto!

Mostre verdadeiro amor pelos outros

11, 12. De que maneiras o amor e o respeito impedirão que a pessoa se envolva em má conduta sexual?

11 O amor ao próximo o impedirá de envolver-se em má conduta sexual. (Mateus 22:39) Esse amor o moverá a proteger seu coração para que este não o deixe tentado a roubar as atenções do cônjuge de outra pessoa. Fazer isso pode levar ao pecado do adultério. (Provérbios 4:23; Jeremias 4:14; 17:9, 10) Seja como Jó, um homem justo, que tinha os olhos voltados apenas para sua esposa. — Jó 31:1.

12 Respeitar a santidade do casamento pode ajudá-lo a evitar um pecado grave. Deus queria que as relações sexuais no casamento honroso fossem os meios de reproduzir a vida. (Gênesis 1:26-28) Lembre-se de que os órgãos sexuais estão relacionados com a vida, que é sagrada. Os fornicadores e os adúlteros desobedecem a Deus, degradam o ato sexual, desrespeitam a santidade do casamento e pecam contra seu próprio corpo. (1 Coríntios 6:18) Mas o amor e a obediência a Deus e o amor ao próximo evitarão que a conduta da pessoa talvez resulte na sua desassociação da congregação cristã.

13. Em que sentido a pessoa imoral “destrói coisas valiosas”?

13 Temos de suprimir pensamentos pecaminosos para não causar sofrimento às pessoas que amamos. “Quem tem companheirismo com prostitutas destrói coisas valiosas”, diz Provérbios 29:3. O adúltero não-arrependido destrói sua relação com Deus e arruína os vínculos familiares. Sua esposa tem base para o divórcio. (Mateus 19:9) Não importa se o transgressor é o marido ou a esposa, o rompimento do casamento pode causar muita dor ao cônjuge inocente, aos filhos e a outros. Não concorda que saber da capacidade destrutiva da conduta imoral deve mover-nos a resistir à tentação de praticá-la?

14. Que lição sobre transgressão nos ensina Provérbios 6:30-35?

14 A impossibilidade de compensar o adultério deve impelir-nos a evitar esse ato tão egoísta. De acordo com Provérbios 6:30-35, as pessoas talvez se sensibilizem com um ladrão que rouba para matar a fome, mas elas desprezam o adúltero por causa de suas más motivações. Ele “arruína a sua própria alma [ou vida]”. Sob a Lei mosaica, ele seria executado. (Levítico 20:10) Quem comete adultério causa sofrimento a outros apenas para satisfazer suas paixões, e o adúltero não-arrependido não permanece no amor de Deus, pois é expulso da pura congregação cristã.

Mantenha uma consciência limpa

15. Qual é a condição de uma consciência marcada “como que por um ferro de marcar”?

15 Para permanecermos no amor de Deus, não podemos permitir que a nossa consciência fique insensível ao pecado. É óbvio que temos de rejeitar os degradantes padrões de moral do mundo e ter cuidado em assuntos como escolha de amigos, matéria de leitura e diversão. Paulo alertou: “Nos períodos posteriores de tempo alguns se desviarão da fé, prestando atenção a desencaminhantes pronunciações inspiradas e a ensinos de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, marcados na sua consciência como que por um ferro de marcar.” (1 Timóteo 4:1, 2) A consciência marcada “como que por um ferro de marcar” é como uma carne cauterizada coberta de tecido cicatrizado e insensível. Tal consciência deixaria de nos alertar a evitar os apóstatas e as situações que poderiam nos desviar da fé.

16. Por que é tão importante ter uma consciência limpa?

16 A nossa salvação depende de termos uma consciência limpa. (1 Pedro 3:21) Pela fé no sangue derramado de Jesus, a nossa consciência foi purificada de obras mortas ‘para prestarmos serviço sagrado ao Deus vivente’. (Hebreus 9:13, 14) O pecado intencional aviltaria a nossa consciência e não mais seríamos pessoas limpas e qualificadas para o serviço de Deus. (Tito 1:15) Mas, com a ajuda de Jeová, podemos ter uma consciência limpa.

Outras maneiras de evitar a má conduta

17. De que proveito é ‘seguir integralmente a Jeová’?

17 ‘Siga integralmente a Jeová’, como fez Calebe, do Israel antigo. (Deuteronômio 1:34-36) Faça o que Deus requer de você e jamais cogite participar da “mesa de demônios”. (1 Coríntios 10:21) Rejeite a apostasia. Sirva-se com apreço do alimento espiritual disponível apenas na mesa de Jeová. Assim você não será desencaminhado por instrutores falsos ou por forças espirituais perversas. (Efésios 6:12; Judas 3, 4) Focalize coisas espirituais, como o estudo da Bíblia, a assistência às reuniões e o ministério de campo. Você sem dúvida será feliz se seguir integralmente a Jeová e tiver bastante para fazer na obra do Senhor. — 1 Coríntios 15:58.

18. Como o temor a Jeová influirá na sua conduta?

18 Esteja decidido a “prestar a Deus serviço sagrado aceitável, com temor piedoso e com espanto reverente”. (Hebreus 12:28) O temor reverente a Jeová o moverá a rejeitar qualquer desvio de conduta. Além disso, o ajudará a acatar o conselho de Pedro a seus companheiros ungidos: “Se invocais o Pai que julga imparcialmente segundo a obra de cada um, comportai-vos com temor durante o tempo da vossa residência como forasteiros.” — 1 Pedro 1:17.

19. Por que é preciso ser constante em aplicar o que se aprende da Palavra de Deus?

19 Seja constante em aplicar o que você aprende da Palavra de Deus. Isso o ajudará a não cometer um pecado grave, pois estará entre “aqueles que, pelo uso, têm as suas faculdades perceptivas treinadas para distinguir tanto o certo como o errado”. (Hebreus 5:14) Em vez de negligenciar o modo como você fala e age, ‘ande como sábio, comprando todo o tempo oportuno’ nestes dias perversos. ‘Prossiga percebendo qual é a vontade de Jeová’ e persista em fazê-la. — Efésios 5:15-17; 2 Pedro 3:17.

20. Por que devemos evitar a cobiça?

20 Não dê margem à cobiça — desejar ardentemente o que pertence a outros. Um dos Dez Mandamentos diz: “Não deves desejar [‘cobiçar’, Almeida] a casa do teu próximo. Não deves desejar a esposa do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo.” (Êxodo 20:17) Essa lei protegia a casa, a esposa, os servos, os animais e os outros pertences da pessoa. O mais importante, porém, é a declaração de Jesus de que a cobiça avilta o homem. — Marcos 7:20-23.

21, 22. Que precauções o cristão pode tomar para evitar o pecado?

21 Tome precauções para que o desejo não leve ao pecado. O discípulo Tiago escreveu: “Cada um é provado por ser provocado e engodado pelo seu próprio desejo. Então o desejo, tendo-se tornado fértil, dá à luz o pecado; o pecado, por sua vez, tendo sido consumado, produz a morte.” (Tiago 1:14, 15) Por exemplo, se a pessoa já teve problema com a bebida, talvez decida não ter bebidas alcoólicas em casa. Para evitar a tentação de se envolver com alguém do sexo oposto, pode ser que o cristão tenha de mudar o lugar em que trabalha no emprego ou o próprio emprego.— Provérbios 6:23-28.

22 Evite até mesmo o primeiro passo em direção ao pecado. Flertar e entreter pensamentos imorais pode resultar em fornicação ou adultério. Contar pequenas mentiras pode levar a pessoa a contar mentiras grandes, o que talvez leve à prática pecaminosa da mentira. Pequenos furtos podem cauterizar a consciência de alguém a ponto de levá-lo a furtar em larga escala. Mesmo a mais leve tolerância ao pensamento apóstata pode levar a pessoa a enveredar na apostasia plena. — Provérbios 11:9; Revelação (Apocalipse) 21:8.

E se você tiver cometido pecado?

23, 24. Que consolo podemos obter de 2 Crônicas 6:29, 30 e Provérbios 28:13?

23 Todos os humanos são imperfeitos. (Eclesiastes 7:20) Mas se você cometeu um pecado grave, poderá obter consolo da oração feita pelo Rei Salomão na inauguração do templo de Jeová. Ele orou a Deus: “Qualquer oração, qualquer pedido de favor que venha a haver da parte de qualquer homem ou de todo o teu povo Israel, por conhecerem, cada um, a sua própria praga e a sua própria dor; quando ele realmente estender as palmas das suas mãos para esta casa, então que tu mesmo ouças desde os céus, lugar da tua morada, e terás de perdoar e dar a cada um segundo todos os seus caminhos, porque conheces o seu coração (pois somente tu mesmo conheces bem o coração dos filhos da humanidade).” — 2 Crônicas 6:29, 30.

24 Deus realmente conhece o coração dos humanos e é perdoador. Provérbios 28:13 diz: “Quem encobre as suas transgressões não será bem sucedido, mas, ter-se-á misericórdia com aquele que as confessa e abandona.” Por se arrepender, confessar e abandonar o pecado, a pessoa pode receber a misericórdia de Deus. Mas, se você estiver fraco em sentido espiritual, o que mais poderá ajudá-lo a permanecer no amor de Deus?

Que resposta daria?

• Como podemos nos manter no amor de Deus?

• Como o amor a Deus e a Cristo nos ajuda a rejeitar um proceder pecaminoso?

• Por que o verdadeiro amor ao próximo nos refreia da má conduta sexual?

• Cite algumas maneiras de evitar a conduta errada.

[Perguntas de Estudo]

[Foto na página 21]

Judas mostra como nos manter no amor de Deus

[Foto na página 23]

O rompimento de um casamento pode causar muita dor ao cônjuge inocente e aos filhos

[Foto na página 24]

Assim como Calebe, você está decidido a ‘seguir integralmente a Jeová’?

[Foto na página 25]

Ore com freqüência pedindo ajuda para resistir às tentações